quinta-feira, 31 de maio de 2012

A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Com a presença do presidente Valdomiro Távora e missa celebrada pelo padre Fernando, da Paróquia da Bela Vista, em Fortaleza, os servidores do Tribunal de Contas do Estado realizaram, esta manhã, a coroação de Nossa Senhora, o que vem acontecendo todos os anos, com significativa presença dos funcionários e seus familiares.

SEMANA DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA FORMADORES DE SEMINÁRIO

FM 93 PROMOVE SHOW DE EVANGELIZAÇÃO E CURA COM O PADRE REGINAL MANZOTTI



Neste sábado, dia 2, a FM 93 promove o show de Evangelização e Cura com Reginaldo Manzotti, conhecido como o padre que arrasta multidões. O evento acontece no Parque do Vaqueiro, a partir das 13hPara quem gosta de músicas que falam ao coração e ao espírito, vale marcar na agenda o show de Evangelização e Cura com o Padre Reginaldo Manzotti, que acontece no Parque do Vaqueiro, a partir das 13h deste sábado.A programação comandada pelo religioso paranaense contará com diversas atrações musicais, além de momentos de louvor e pregação de palavras de fé. Para se ter uma noção do que vai acontecer nesta tarde de bênçãos, às 15h, Fátima Leite reza o Terço da Misericórdia e, logo após, a banda Arcanjos sobe ao palco.Reginaldo Manzotti comanda show de Evangelização no Parque do vaqueiro FOTO: DIVULGAÇÃOA dupla Ítalo e Renno também confirma presença. Em seguida, o Padre Reginaldo Manzotti canta seus maiores sucessos como "Evangelizar é Preciso", "Mãos ensanguentadas de Jesus" e, especialmente, "A Tempestade Vai Passar", faixa que é atualmente a quinta música mais pedida das paradas da FM 93.Em sintonia com o CearáA emissora também está promovendo sorteios diários de ingressos para o show, que marca mais um encontro do padre com o público cearense. Fique por dentro no site www.fm93.com.br . A relação entre os fãs locais e Manzotti é de longa data tanto que, ano passado, o sacerdote gravou o CD e DVD "Padre Reginaldo Manzotti - Milhões de Vozes - Ao Vivo", em Fortaleza. O trabalho foi gravado durante espetáculo de evangelização, no Aterro da Praia de Iracema. Como avisa o título do álbum, o padre reuniu uma multidão de 1,2 milhão de fieis cearenses. O DVD contou com participações especiais de Fafá de Belém na música "A Tempestade Vai Passar" (Padre Reginaldo Manzotti) e Gusttavo Lima, que canta o clássico católico "Utopia" (Pe. Zezinho).No repertório estão ainda as canções "Ninguém Te Ama Como Eu" (Martin Valverde), além de composições de Manzotti como "Benção Do Lar", "Creio No Deus do Impossível" e "No Poder Da Oração" (música do religioso em parceria com Alexandre Malaquias). A canção "O Homem", de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, originalmente lançada em 1973, também está nesse trabalho.Além de cantor, Reginaldo Manzotti é autor de diversos livros e apresenta programas de TV e rádio, todos com sucesso de público e audiência, o que mostra a força do sacerdote como um dos maiores expoentes do crescimento do mercado cristão.A FM 93 está fazendo promoções diárias com convites do eventoMais informaçõesShow com Pe. Reginaldo Manzotti, sábado, 13h, no Parque do Vaqueiro (BR-020, km 10, Caucaia). Ingressos mediante a compra do DVD "Creio no Deus do Impossível", nas Lojas Americanas. Os interessados devem trocar a nota fiscal da compra do produto pelo convite, na própria loja (85) 9662.4610.



Fonte: Diário do Nordeste

CRISTO REI REALIZA III ENCONTRO DE CASAIS EM 2ª UNIÃO

A Paróquia de Cristo Rei realizará no dia 3 de junho, das 8h às 18h, III encontro de Casais em 2ª união. É um grupo muito atuante na paróquia, desenvolvendo vários trabalhos. Os casais que estão em segunda união são convidados a participar desse encontro em nossa paróquia. A taxa é de R$ 50,00 por casal, e inclui café da manhã, dois lanches, almoço e material didático. O Encontro de Casais em 2ª união tem na coordenação o casal Maryanne e João Carlos, que são os organizadores do Encontro.

Não tenha dúvidas sobre sua 2ª união e sua participação na igreja, Fça parte de um dos nossos grupos e tenha a orientação espiritual de Padre Eugênio Pacelli, sj, e o acompanhamento dos coordenadores. Estar em comunidade é ser feliz e fazer Jesus feliz. Informações: (85) 3253 4808, 3231 6600 e 9190 5959.

FESTEJOS EM HONRA A SANTO ANTÔNIO, NA PARÓQUIA DA PAZ, COMEÇAM AMANHÃ

A Paróquia Nossa Senhora da Paz, Aldeota, celebrará de 01 a 13 de junho, a festa de seu patrono, o glorioso Santo
Antônio de Pádua com o tema “Santo Antônio, médico dos enfermos”. Todas as noites, às 18 horas, trezena e celebração eucarística. Logo após a coordenação paroquial promove um momento de alegria e convivência com comidas típicas e um gostoso forró pé de serra. Será um tempo de fé e confraternização. A Paróquia da Paz fica situada na Rua Visconde Mauá, 905, Aldeota. Informações: Secretaria Paroquial, tel. (85) 3224 2398.

PARÓQUIA DE FÁTIMA REALIZA CAMINHADA EM DEFESA DA VIDA

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizará no dia 2 de junho sua II Caminhada em Defesa da Vida, com início previsto para às 8 horas, saindo do Parque Parreão I em direção à Praça da Igreja Jesus Maria e José, no bairro Vila União, em Fortaleza, para vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade - 2012 “Fraternidade e Saúde Pública”, dentre outras atividades.

No percurso da Caminhada, em frente ao Hospital Albert Sabin, será dada uma bênção pelo Padre Marcos e, em seguida, um abraço simbólico aos doentes ali internados. No evento, o gesto concreto de doação de material reciclável para os catadores. Serão, também, prestados serviços na área de saúde, durante toda a manhã na praça. Essa caminhada encerrar-se-á com um ato show, que contará com a participação do Padre Ivan, Marcos Dias e Banda. O evento será coordenado pelo Movimento Pró-Coleta Seletiva com geração de renda e a pastoral da saúde. Informações: Secretaria Paroquial, tel. (85) 3227 5215.

Informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

EQUIPE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE REALIZA PASSEIO ECOLÓGICO EM OTÁVIO BONFIM

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente a ser celebrado no dia 5 de junho, a Equipe da Campanha da Fraternidade em parceria com a Pastoral da Saúde e a Associação “Viva a Vida” da comunidade Paroquial de Nossa Senhora das Dores realizará um passeio ecológico pelas ruas do bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza. O evento incluirá visita aos hortos do Centro Comunitário e do Convento, distribuição de material informativo sobre o Meio Ambiente e de mudas de plantas. A atividade terá início às 8 horas no Centro Comunitário na Rua Clarindo de Queiroz, 2018, encerrando às 10 horas, no sítio do Convento com a partilha do lanche.

Os participantes do passeio ecológico devem vestir roupas e bonés de cor verde e levarem alimento natural como frutas e suco, além de água e o próprio copo – nada de descartáveis. Tal iniciativa visa sensibilizar a comunidade no que diz respeito à preservação do Verde e o cuidado com a Saúde e o Meio Ambiente. Contatos: Secretaria Paroquial (32436280), Ir. Maria do Carmo (30214284) e Gorete Almeida (88051458).

Informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

31/05 – 5ª. Feira - Visitação de N. Senhora

- Sofonias 3, 14-18 – “como nos dias de festa!”

Esta mensagem é para nós, hoje, um alento no meio das dificuldades que enfrentamos na vida quando cremos que nunca sairemos delas e não temos saída para as nossas aflições. È como uma injeção de ânimo para nos reabilitar e nos fazer ter esperança nas realidades que ainda não vemos, mas que esperamos. Há momentos na nossa vida em que ficamos presos no pecado, na culpa e não percebemos que para nós, também, a sentença foi revogada pelo Senhor que nos deu um Rei Poderoso que veio nos libertar. Portanto, ele também diz para nós: “Não temas, não te deixes levar pelo desânimo”; “o Senhor está contigo! É este o motivo pelo qual nós precisamos ter um coração sempre alegre e agradecido como num dia de festa. O Senhor é o nosso valente guerreiro e conquistou para nós a vitória. Ele está no meio de nós! Somos hoje a Cidade de Sião, Jerusalém, povo de Israel a quem Deus revogou a sentença que pesava contra ele. Apesar dos transtornos que o pecado nos acarreta, temos consciência de que somos mais que vencedores em Jesus Cristo. Ele veio para nos libertar por isso, não precisamos mais temer o mal. O Senhor nos livrará afastando de nós a desgraça para que ela nunca mais nos cause humilhação. Por isso, somos chamados a cantar de alegria e exultar de todo o coração. Jesus já veio, e já nos libertou dos nossos inimigos e, por isso, não precisamos temer nem desanimar. Este é, portanto, o motivo da nossa alegria. – Você se considera hoje essa pessoa, alegre e liberta do mal? – O que essa Palavra fala no seu coração? – Você se considera como a cidade de Sião, eleita pelo Senhor para ser feliz? – Em que consiste a sua felicidade?


Salmo Isaias 12 – “O Santo de Israel é grande entre vós”

Se nós somos como a cidade de Sião, todo o nosso ser deve se rejubilar pelas maravilhas que acontecem dentro de nós. No nosso interior há um universo de sentimentos, de pensamentos, de desejos, de motivações, de interesses que às vezes se confundem. Porém, quando o nosso ser como um todo elege a Deus Criador como o seu Senhor, aí então nós podemos ter harmonia interior e manifestar entre os povos a Sua glória. Então podemos exercitar a prática do louvor e do reconhecimento à grandeza de Deus, e assim, automaticamente nos apoderamos do Seu poder e da Sua grandeza. Desse modo nós nos tornamos homens e mulheres cheios de coragem e destemor, pois o Senhor é força, é poder e salvação.


Evangelho – Lucas 1, 39-56 – “ O Espírito Santo é a alegria de Jesus”

O Espírito Santo é quem realiza a obra do Senhor no nosso coração e é Ele quem nos faz sair de nós mesmos (as) para ir em busca daqueles que estão necessitados. Por isso Maria serve de exemplo para nós quando, apressadamente, se dirigiu à casa da sua prima Isabel levando no ventre o Filho de Deus sendo portadora da graça e da alegria do Espírito Santo. Plena do Espírito Santo Maria saudou Isabel e esta soltou um grande grito de alegria reconhecendo nela a Mãe do seu Senhor, portanto, bendita entre todas as mulheres. Assim sendo, o relato da visita de Maria a Santa Isabel nos faz reconhecer que ela é a portadora da alegria do Espírito Santo para nós e para a nossa casa. Cheios do Espírito Santo nós também podemos ser instrumentos de Deus na vida dos nossos irmãos e fazer com que se cumpram na vida deles os desígnios e os planos de Deus. Basta que nos ponhamos atentos e disponíveis, o Senhor nos usa para levarmos consolo, abrigo, alegria e solidariedade. Maria soube distinguir isto e não perdeu tempo, pôs-se a caminho das montanhas e esquecendo a glória de ser mãe de Deus se fez serva, auxiliadora, anunciadora e canal da alegria e da graça do Espírito Santo. Por este motivo nós reconhecemos Maria como a primeira discípula e missionária de Cristo e a primeira serva a levar a alegria de Jesus ao mundo! Por isso, Ela mesma se auto afirmou bem-aventurada, feliz, cheia de graças! Somos também bem aventurados (as) se acreditamos nas promessas do Senhor. O Espírito Santo é quem nos ensina a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos na nossa vida, por esta razão também somos felizes. Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista, o poder do Espírito, Maria hoje, também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus, cheio da alegria do Espírito Santo que nos ensina a cantar, a louvar, a bendizer a Deus com os nossos lábios. – Reze com Maria, hoje: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!”- Você também se considera bem aventurado (a)? Você se sente comprometido (a) com Deus? - Você tem usado o Espírito Santo que mora em você para ir em busca daqueles que precisam ser amados e ajudados?- Imagine-se como Maria visitando hoje alguém que você sabe que está precisando de amor!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Lucas 1, 39-56

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta - Santa Isabel - já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem - no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, - quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.

Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.

“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)

A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.

Quem será que precisa de nós?

Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.

Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!




quarta-feira, 30 de maio de 2012

FESTA DA ÁREA PASTORAL SANTA PAULA FRASSINETTI



A Área Pastoral Santa Paula Frassinetti no Bom Jardim celebra de 3 a 12 de junho a festa de sua padroeira Santa Paula Frassinetti com o tema: “Santa Paula, a exemplo de fé, intercede pela saúde do povo”.




Todas as noites, às 19h, haverá a novena de Santa Paula e celebração Eucarística com a presença de vários sacerdotes, como padre Carlos Antonio, padre Marcos Passerini, padre Neto, padre José Castelo, padre Almeida e padre Jonas. Logo após as celebrações, a Área Pastoral promoverá um momento de alegria e confraternização entre os fieis com barracas de comidas típicas e atrações locais: peças teatrais e música ao vivo para animar as noites de festa. No dia 09 de junho após a missa acontecerá o tradicional leilão. No dia 10 de junho será realizado um Bingão com vários prêmios.
No dia 7 de junho(Corpus Christi) a Área Pastoral realizará um momento especial juntamente com todas as comunidades com a procissão de Corpus Christi saindo da Capela do Cemitério Bom Jardim e percorrendo as ruas do bairro com paradas para momentos de oração e louvor e adoração ao Santíssimo. O encerramento será na Igreja Santa Paula onde acontecerá a Santa Missa.
Informações com Celestino (85) 4008-0515 ou na secretaria da Área Pastoral, de segunda a sexta de 18h às 21h, no telefone (85) 3497-0713.
Maiores informações: Celestino (85) 4008-0515 ou na secretaria da Área Pastoral, de segunda a sexta de 18h às 21h, no telefone (85) 3497-0713.


Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

"O CAMINHO PARA SER FELIZ É A FAMÍLIA"



Dentro da programação do Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, na Itália, os participantes ouviram uma afirmação contundente. "O caminho para ser feliz é a família". A frase foi proferida por Pierpaolo Donati (foto), sociologo bolonhes que há anos realiza estud...



VÁRIAS PARÓQUIAS REALIZAM FESTAS DE SANTO ANTÔNIO

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, realiza de 1 a 13 de junho, a festa do Padroeiro com celebração todos os dias, às 19 horas. Informações com Ana Maria pelo telefone (85) 3284 4696.

A Paróquia Santo Antônio, na Granja Portugal, em Fortaleza, promove de 3 a 13 de junho, a festa do Padroeiro com Celebração todos os dias, às 19 horas. Informações com Leonardo pelo telefone (85) 3489 6565.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças do Pirambu, em Fortaleza, duas comunidades realizarão festa de seu padroeiro no mês de junho:

A Comunidade Santo Antônio, no Jacarecanga de 01 a 13 de junho, às 19 horas com o tema: “Santo Antônio ardoroso missionário do Senhor” e como lema: “Ide e anunciai o evangelho a todas as criaturas (Mc 16, 15)”. A comunidade fica localizada na Rua Monsenhor Rosa 394, próximo à entrada do Depósito da Pague Menos, no bairro Jacarecanga.

E na Comunidade São Pedro e São Paulo, no Pirambu de 20 a 29 de junho, Festa de São Pedro com novenário às 18h30. O encerramento dia 29, às 8h30 será com celebração eucarística e procissão marítima. A comunidade fica localizada na Rua Dom Quintino, atrás da Escola Moema Távora, no bairro Pirambu. Informações: Secretaria Paroquial pelo telefone (85) 3062 5737.


- Na Paróquia Cristo Redentor, no bairro Cristo Redentor duas comunidades realizarão a festa de seu padroeiros no mês de junho: na Comunidade Santo Antônio localizada na Rua Gomes Passos, de 01 a 13 de junho, com Celebração todos os dias, às 19h. E na Comunidade São Pedro no dia 29 de junho, a partir das 8h, procissão marítima. Informações com Perla pelo telefone (85) 3286 3055.

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA PROMOVE A XII SEMANA TEOLÓGICA

No ano em que a Igreja celebra os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962), e atendendo ao pedido do Santo Padre, Bento XVI, “para que possamos retornar aos seus escritos na esperança de responder aos desafios de hoje com um renovado compromisso com a evangelização”, a Faculdade Católica de Fortaleza realiza a XII Semana Teológica com a temática “Concílio Vaticano II, 50 anos depois: retrospectivas e perspectivas”, hoje e amanhã e 1 de junho, no Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider, na Faculdade Católica de Fortaleza - FCF.

A presença do teólogo Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ., Professor da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC RIO), será o Conferencista principal e enriquecerá o evento que contará ainda com todo o corpo de professores da FCF, possibilitando assim a reflexão da temática em diversos aspectos da vida eclesial. O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, presidiu a solenidade de abertura do evento.

A Programação

Hoje, às 7h30, houve a abertura da semana presidida por dom José Antonio Tosi Marques. 1ª Conferência com o tema: “O homem e a sociedade 50 anos depois” tendo como assessor Prof. Dr. Pe. Manfredo Araújo de Oliveira; 2ª Conferência com o tema: “O contexto histórico da convocação do Concílio Vaticano II” tendo como assessor Prof. Dr. Pe. Edilberto Cavalcante Reis; na parte da tarde das 14h30 às 17 horas, minicursos; a noite às 18h30, Conferência com o tema: “A dinâmica da Revelação: da Dei Verbum à Verbum Domini” tendo como assessora Profª. Dra. Ir. Aila Luzia Pinheiro de Andrade.

Amanhã, dia 31, às 7h30, Conferência com o tema: “Concílio Vaticano II: O conflito das interpretações e a Igreja Local” tendo como assessor Prof. Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ. Os Interlocutores deste dia serão: Prof. Ms. Pe. Almir Magalhães e Prof. Dr. Pe. Francisco Aquino Júnior; na parte da tarde das 14h30 às 17 horas, minicursos; à noite às 18h30, Conferência: “A teologia do laicato segundo a Lumen Gentium” tendo como assessora Profª. Ms. Tânia Maria Couto Maia.

Dia 1 de junho, às 7h30, Conferência com o tema: “Concílio Vaticano II: Espírito Santo, Igreja e experiência cristã”, tendo como assessor o Prof. Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ. terminando com debate e considerações finais.
h
Os minicrusos que acontecem hoje, dia 30 e amanhã, 31, quinta-feira, das 14h30 às 17 horas têm os seguinte temas:

1 - “A Igreja e a questão social e política” com a Profª. Dra. Ir. Marly Carvalho Soares.

2 - “Reflexões atuais da teologia moral acerca da “dignidade do matrimônio e da família” (GS 47-52)” com Prof. Dr. Mons. Francisco Manfredo Thomaz Ramos.

3 - “A dignidade do matrimônio e da família na Gaudim et Spes” com Prof. Dr. Pe. Marcos Mendes de Oliveira.

4 - “O Espírito Santo e o Vaticano II” com Prof. Ms. Pe. Marcus Aurélio Alves Mareano.

5 - “O Decreto Perfectae Charitatae e a vida religiosa: perspectivas e desafios” com Profª. Ms. Ir. Maria Bernadete Gonçalves de Paula.

Informações e inscrição pelo telefone (85) 3453 2150.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO NA MARAPONGA REALIZA FESTA DE SEU PADROEIRO

De 1º a 13 de junho a Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Maraponga festejará seu padroeiro, com o tema “Santo Antônio, arauto do santo Evangelho” e o lema “Com Santo Antônio que a saúde se difunda sobre a terra”.

Durante a trezena de Santo Antônio a comunidade contará com a presença de vários sacerdotes, como Pe. Raphael Silva Maciel, Pe. Daniel Morais, Pe. Raimundo Resende, Pe. Marcos Passerini, Pe. Antônio Ruy, além dos frades, o Frei Clevis Mafra, pároco), Frei Paulo e Frei Júnior.

No dia 13 de junho, quarta-feira, com o subtema: “Pratiquemos o amor a Deus, sendo fiéis aos mandamentos como Santo Antônio” a comunidade receberá o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Após a Santa Missa haverá barracas e noite cultural. Informações: Secretaria Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, tel. 3298-2272 e 8738-2102, ou com Dona Geiza 3298-1436.


Informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO PROMOVE FESTA DE SUA PADROEIRA

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Carlito Pamplona realizará a festa de sua Padroeira de 18 a 27 de junho com Celebração todos os dias, às 19h. O encerramento será dia 27 de junho, às 19 horas. Informações pelo com Fátima pelo telefone (85) 3236 6429.

PAROQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO REALIZA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará realizará de 01 a 15 de junho a Festa do Sagrado Coração de Jesus com Celebração todos os dias, às 19h. Dia 02, às 20h, Jantar Social. O encerramento será no dia 15 de junho, às 19 horas. Informações com Régis ou Livramento pelo telefone (85) 3294 6410.

COMUNIDADE SANTÍSSIMA TRINDADE PROMOVE FESTA DE SEUS PADROEIROS

A Comunidade Santíssima Trindade, que faz parte da Paróquia de Nossa Senhora das Graças do Parque Santa Maria, em Fortaleza, está realizando desde dia 26 de maio e prossegue até 3 de junho a festa de seus padroeiros tendo como tema: “Com a Santíssima Trindade queremos viver a revelação de Deus em família". Cada noite na Parte Religiosa conta com a presença de padres convidados e a comunidade paroquial. Na Parte Social comidas típicas e convívio familiar. A festa este ano está empenhada na luta para construção da capela. O encerramento será realizado com procissão, terminando com celebração eucarística, às 17 horas, presidida pelo pároco Pe. Denis Acácio.

CNBB PROMOVE SEMINÁRIO DE JUVENTUDE E BIOÉTICA

De 13 a 15 de julho, em Brasília (DF), as Comissões para Vida e Família e para a Juventude, da CNBB, vão promover o Seminário de Juventude e Bioética. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre temáticas como aborto, anencefalia, células tronco embrionárias e eutanásia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de julho. O valor é R$ 150,00 e dá direito a alimentação e hospedagem em casas de família. No momento da inscrição é necessário informar se você deseja se hospedar em casas de família ou não.

Já estão confirmadas as presenças de dom Fernando Chomali, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; frei Antônio Moser e doutora Lenise Garcia, membros da Comissão de Bioética da CNBB; e de dom Eduardo Pinheiro da Silva e dom João Carlos Petrini, presidentes, respectivamente, das comissões para a Juventude e para a Vida e Família.


As questões relacionadas à bioética tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. Recentemente houve a liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, do aborto em casos de anencefalia e do uso de células-tronco embrionárias, além da geração por reprodução assistida de uma criança para ser doadora para a irmã. Além disso, uma comissão de juristas nomeada pelo Senado Federal decidiu propor o aumento de casos em que o aborto não será punido, incluindo a incapacidade psicológica da mãe.

Diante de tantos desafios, fazem-se cada vez mais atuais as palavras do papa Bento XVI: “Convido-vos a seguir com particular atenção os problemas difíceis e complexos da bioética. As novas tecnologias biomédicas interessam não somente a alguns médicos e pesquisadores especializados, mas são divulgadas através dos modernos meios de comunicação social, provocando esperanças e interrogações em setores sempre mais vastos da sociedade”.

Seguindo esse chamamento, as duas comissões da CNBB começam a preparação do Seminário de Juventude e Bioética. O evento é mais um passo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Mais informações sobre a programação serão dadas no site dos Jovens Conectados.

Fonte: CNBB

COMEÇA O 7º ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

geralencontromundialdasfamilias2012Na manhã de hoje, 30, foi feita a abertura oficial do 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontece em Milão, Itália. Aproximadamente 10 mil pessoas participam dos Congressos Teológico-pastorais. Na cerimônia de abertura contou com a presença do arcebispo de Milão, cardeal Ângelo Scola e do presidente do Pontifício Conselho para a Família, cardeal Ennio Antonelli. Presidiu à sessão o cardeal Riviero Carrera, arcebispo da Cidade do México.

Leia mais...

NOMEADO BISPO PARA A DIOCESE DE GUANHÃES

PAULO DO TERÇO PRODUZINDO PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE



O artesão José Paulo Duarte, mais conhecido por "Paulo Terço", está trabalhando dia e noite para atender os pedidos que estão lhe sendo feitos do Rio de Janeiro, de São Paulo, Recife para a confecção de terços e cordões com o simbolo da Jornada Mundial da Juventude. Ele não tem ideia de quantos terços já fabricou para o evento e tampouco programou quantos pretende produzir até a JMJ 2013, que se realizará no Rio de Janeiro. "De acordo com os pedidos que são feitos, nós vamos fabricando terços e cruzes".A ideia surgiu depois do Bote Fé, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, quando da passagem dos simbolos da JMJ. "Quando vi o Bote Fé, imediatamente começei a confeccionar terços e cruzes".A grande novidade do terço é que ele tem as cores dos continentes e com a matéria prima que ele usa ficou muito bonito. Paulo Terço usa madeira, verniz e resina "e está havendo uma aceitação muito grande, especialmente por parte dos jovens, que estão andando com a cruz no pescoço e o terço enrolado no pulso".José Paulo Duarte, o Paulo Terço, tem 43 anos e está com mais de 20 anos produzindo terços e cruzes. Ele vai criando os modelos de acordo com o evento. "Por exemplo, nos dias 13, como agora em maio, estudo para trazer para o Santuário de Fátima uma novidade".Paulo Terço é católico de participar de missas, aos sábados. Não faz parte de uma família de artesãos, "aprendi vendo os outros fazerem". Ele só trabalha com madeira, que é coberta com verniz e resina e deixa a impressão muito bonita.O carro chefe dos produtos que está vendo no momento "É o terço da Jornada Mundial da Juventude".

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

30/05/12 - 4ª. Feira VIII semana comum

–1 Pedro 1, 18-25 – “a Palavra do Senhor conserva-se eternamente”

Pela Palavra foram criados o mundo e tudo o que nele há. Também pela Palavra, nós adquirimos a vida nova em Jesus Cristo. O sangue que Jesus derramou na Cruz nos redimiu, por isso, Ele tem poder para nos fazer renascer para uma vida santa. A Palavra é a semente incorruptível que foi plantada no nosso coração e que permanece para sempre. Fomos resgatados (as) não somente para que tenhamos um lugar no céu na vida eterna, mas para que possamos de almas purificadas viver um amor fraterno e sem fingimento uns com os outros. Para isso São Pedro nos instrui: “Amai-vos, pois, uns aos outros de coração e com ardor”. Fomos resgatados da vida fútil herdada dos nossos primeiros pais. Isto significa que o germe do pecado que foi inoculado em nós por causa da desobediência de Adão e Eva não tem mais domínio sobre nós, porque o sangue de Cristo nos imunizou. Portanto, a nossa fé e esperança estão postas em Jesus, o Filho de Deus feito homem. Não obstante, só podemos dar provas de que realmente estamos sãos, se vivenciarmos a Palavra de Deus que é o próprio Cristo. Não poderemos afirmar que estamos salvos (as) se não damos ao mundo o testemunho dessa salvação. Tudo o que é da carne é corruptível, passa, não dura, mas a Palavra do Senhor conserva-se eternamente. – Qual a influência que a Palavra de Deus na sua vida? – Você tem consciência de que o pecado não tem mais domínio na sua vida? – Você acredita que o sangue de Jesus tem poder para salvá-lo (a) do inimigo?

Salmo 147 – “Glorifica o Senhor, Jerusalém!”

Jerusalém somos todos nós, obra prima da criação de Deus, cidade edificada para ser morada do Senhor. A Palavra de Deus criou o céu e a terra e ainda hoje corre veloz anunciando ao mundo os preceitos do Senhor para nós. O carinho de Deus se manifesta por meio dos Seus decretos e Sua Lei, pois reforça com segurança as nossas portas impedindo que caiamos na teia do inimigo e abençoa os nossos descendentes. Por esta razão é que o salmista nos conclama a glorificar o Senhor que nos oferece a paz e nos alimenta com a flor do trigo que é a Sua palavra.

Evangelho – Marcos 10, 32-45 – “o lugar que o Pai reservou a cada um”

Os discípulos de Jesus não eram muito diferentes de nós que nos propomos também a segui-Lo por onde Ele for. Também nós, hoje, almejamos os lugares de honra, queremos ser reconhecidos, desejamos as benesses, no entanto, também não queremos beber o cálice que Ele bebeu. Enquanto tudo está bem somos os mais fiéis seguidores, mas falou em dificuldade, perseguição, sofrimentos, nós logo refugamos e queremos deixar o nosso corpo de fora. Os discípulos de Jesus também não entendiam o que Ele lhes falava, porque viam em Nele alguém que poderia facilitar as suas vidas e nem atentavam no fato de que pudesse passar por dificuldades. Nós também agimos assim, não nos importamos com os meios, queremos apenas receber de Deus a solução para os problemas os quais precisamos encarar. Jesus, então, nos dá consciência de como devemos assumir o papel de cristãos autênticos. Primeiramente, nos mostra que Ele, o Enviado de Deus, o Messias, o Mestre, também teve que enfrentar os desafios para cumprir a Sua missão. Depois, ele nos adverte e diz a cada um de nós que pretendemos galgar posição perto de Deus: “vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.” Mas o lugar que o Pai reservou a cada um cabe somente a Ele nos indicar. E o que mais vai chamar a atenção do Pai em nós é que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus o qual veio ao mundo não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida por nós Jesus então nos diz: “ Mas, entre vós não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos”. O seguimento de Cristo implica em assumir a regra do amor ao próximo. Tudo por amor. O amar nos traz consequências que muitas vezes não desejamos, mas só assim, nós poderemos dizer que somos cristãos autênticos. - Você quer ser grande? – O que você entende por ser grande, segundo as palavras de Jesus?– Você também ousa pedir a Jesus um lugar privilegiado? – Você aceita pagar o ônus de ser o primeiro? – Você acha que seguir a Jesus é fácil ou difícil? – Você tem sido servido pelos outros ou tem servido aos outros?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Marcos 10, 32-45

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. Naquele tempo, 32discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO FERNANDO

Nasceu na Espanha, no ano de 1198, na família real. Fugiu daquilo que poderia perverter sua vida moral e tinha grande amor a Virgem Santíssima, pelo fato de ter ficado muito enfermo quando criança, e, através da intercessão de Nossa Senhora ele recuperou a saúde. Foi um jovem mariano e eucarístico.

Fernando descobriu sua vocação ao matrimônio e casou-se com Beatriz. Teve 13 filhos. Assumiu o reinado e não descuidou de seu povo, tratando-os como filhos, em especial os pobres.

Viveu um reinado justo marcado pela fé, caridade e esperança.

Com a saúde fragilizada aos 54 anos, pegou uma grave enfermidade, recebeu os Sacramentos e quis comungar Jesus Eucarístico de joelhos, num ato de adoração. Abraçou a cruz, aconselhou os filhos e partiu para a Glória.

São Fernando, rogai por nós!

terça-feira, 29 de maio de 2012

CONTINUAM AS INVESTIGAÇÕES

O ajudante de quarto do Pontífice está disposto a colaborar

Por Antonio Gaspari

Roma (ZENIT.org) - Sobre os acontecimentos relacionados à prisão de Paolo Gabriele, o ajudante de quarto do Papa que teria roubado e copiado documentos reservados, Padre Federico Lombardi explicou que até o momento não existem outros suspeitos. O acusado disse que vai colaborar e a Santa Sé "não tem intenção de se deixar condicionar pela pressão da mídia". Durante uma entrevista que foi realizada na sala de imprensa do Vaticano nesta tarde, padre Lombardi explicou que o ajudante de quarto do Pontífice, Paolo Gabriele, foi preso “porque foi encontrado em posse de documentos confidenciais." Sobre novas possíveis prisões, o Padre Lombardi: "desmentiu, na forma mais radical," que exista um cardeal "italiano ou não italiano" que seja "particularmente suspeito" pelos responsáveis do inquérito que investigam o vazamento de documentos confidenciais. No que diz respeito às hipóteses que circularam na manhã de ontem, em Roma, o Diretor da Sala de Imprensa Vaticana acrescentou “desminto de que haja alguma mulher investigada”. Isso, porém, não significa que as investigações não continuarão. De fato, a comissão de cardeais, criada ad hoc pelo Papa, presidida pelo Cardeal Julian Herranz e composta pelos cardeais Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi, está ouvindo “várias pessoas, incluindo cardeais responsáveis ​​por vários Departamentos da Cúria". Com relação aos artigos da mídia que indicavam o vazamento de documentos confidenciais como parte de uma luta de poder que estaria acontecendo dentro da Curia Vaticana, padre Lombardi afirmou: “Não tenho nenhuma razão para explicar as coisas dessa forma, na verdade, é exagerado e sem fundamento o modo de interpretar esses fatos”. A este respeito, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano concluiu que "não há conexão alguma" entre a prisão do mordomo do Papa e a demissão do Presidente do Instituto Obras Religiosas (IOR), Ettore Gotti Tedeschi. São "eventos claramente distintos", frisou. No que diz respeito às intenções de Paolo Gabriele, Padre Lombard leu a declaração escrita pelo advogado de confiança do acusado, Carlo Fusco, segundo o qual o ajudante de quarto do Pontífice “declarou ao juiz que oferecerá a mais ampla colaboração”. O advogado Carlo Fusco também afirmou que "a senhora Manuela Gabriele, ao contrário de como relatado por alguns meios de comunicação, nunca se afastou do lar conjugal, nunca deu qualquer entrevista, nem tenciona fazê-lo neste momento, confiada, como também eu, no trabalho do Judiciário." Existem ainda muitas perguntas sem respostas. No Vaticano, todas as pessoas que conheciam Paolo Gabriele estão revoltadas. Uma pessoa simples, que começou a trabalhar no Vaticando na parte da limpeza na Secretaria de Estado do Vaticano. Gabriele se juntou à "família" do Papa em 2006, depois de ter estado à serviço do prefeito da Casa Pontifícia, Mons. James Harvey. É inconcebível a ideia que "Paoletto" (Paulinho), como seus amigos o chamam, depois de muitos anos de lealdade absoluta tivesse podido realizar tal ação. As perguntas mais persistentes são sobre o porquê e para quem ele agiu? Enquanto isso, o Papa Bento XVI, que no início declarou-se impressionado, triste e surpreso, expressou sua firme determinação de ir em frente com coragem. Na frente de 50.000 da Renovação Carismática que enchiam a Praça de São Pedro no Sábado, 26 de maio, o pontífice lembrou “"desceu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha "(Mt 7, 24-25). E anteontem, domingo 27 de maio, disse: "Onde há divisão e divisão, Pentecostes traz unidade e entendimento." [Tradução Thácio Siqueira]

CONTINUAM AS INVESTIGAÇÕES

O ajudante de quarto do Pontífice está disposto a colaborar

Por Antonio Gaspari

Roma (ZENIT.org) - Sobre os acontecimentos relacionados à prisão de Paolo Gabriele, o ajudante de quarto do Papa que teria roubado e copiado documentos reservados, Padre Federico Lombardi explicou que até o momento não existem outros suspeitos. O acusado disse que vai colaborar e a Santa Sé "não tem intenção de se deixar condicionar pela pressão da mídia".
Durante uma entrevista que foi realizada na sala de imprensa do Vaticano nesta tarde, padre Lombardi explicou que o ajudante de quarto do Pontífice, Paolo Gabriele, foi preso “porque foi encontrado em posse de documentos confidenciais."
Sobre novas possíveis prisões, o Padre Lombardi: "desmentiu, na forma mais radical," que exista um cardeal "italiano ou não italiano" que seja "particularmente suspeito" pelos responsáveis do inquérito que investigam o vazamento de documentos confidenciais.
No que diz respeito às hipóteses que circularam na manhã de ontem, em Roma, o Diretor da Sala de Imprensa Vaticana acrescentou “desminto de que haja alguma mulher investigada”.
Isso, porém, não significa que as investigações não continuarão. De fato, a comissão de cardeais, criada ad hoc pelo Papa, presidida pelo Cardeal Julian Herranz e composta pelos cardeais Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi, está ouvindo “várias pessoas, incluindo cardeais responsáveis ​​por vários Departamentos da Cúria".
Com relação aos artigos da mídia que indicavam o vazamento de documentos confidenciais como parte de uma luta de poder que estaria acontecendo dentro da Curia Vaticana, padre Lombardi afirmou: “Não tenho nenhuma razão para explicar as coisas dessa forma, na verdade, é exagerado e sem fundamento o modo de interpretar esses fatos”.
A este respeito, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano concluiu que "não há conexão alguma" entre a prisão do mordomo do Papa e a demissão do Presidente do Instituto Obras Religiosas (IOR), Ettore Gotti Tedeschi.
São "eventos claramente distintos", frisou.
No que diz respeito às intenções de Paolo Gabriele, Padre Lombard leu a declaração escrita pelo advogado de confiança do acusado, Carlo Fusco, segundo o qual o ajudante de quarto do Pontífice “declarou ao juiz que oferecerá a mais ampla colaboração”.
O advogado Carlo Fusco também afirmou que "a senhora Manuela Gabriele, ao contrário de como relatado por alguns meios de comunicação, nunca se afastou do lar conjugal, nunca deu qualquer entrevista, nem tenciona fazê-lo neste momento, confiada, como também eu, no trabalho do Judiciário."
Existem ainda muitas perguntas sem respostas. No Vaticano, todas as pessoas que conheciam Paolo Gabriele estão revoltadas.
Uma pessoa simples, que começou a trabalhar no Vaticando na parte da limpeza na Secretaria de Estado do Vaticano. Gabriele se juntou à "família" do Papa em 2006, depois de ter estado à serviço do prefeito da Casa Pontifícia, Mons. James Harvey.
É inconcebível a ideia que "Paoletto" (Paulinho), como seus amigos o chamam, depois de muitos anos de lealdade absoluta tivesse podido realizar tal ação.
As perguntas mais persistentes são sobre o porquê e para quem ele agiu?
Enquanto isso, o Papa Bento XVI, que no início declarou-se impressionado, triste e surpreso, expressou sua firme determinação de ir em frente com coragem.
Na frente de 50.000 da Renovação Carismática que enchiam a Praça de São Pedro no Sábado, 26 de maio, o pontífice lembrou “"desceu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha "(Mt 7, 24-25).
E anteontem, domingo 27 de maio, disse: "Onde há divisão e divisão, Pentecostes traz unidade e entendimento."

[Tradução Thácio Siqueira]

NOTA DE FALECIMENTO DO PADRE PIMENTEL

Nota de Falecimento

Padre Antônio Augusto Guerra Sobreira Barata Pimentel

A Arquidiocese de Fortaleza com pesar comunica o falecimento do querido Padre Antônio Augusto Guerra Sobreira Barata Pimentel, 80 anos, vítima de problemas cardíacos. Padre Pimentel faleceu nessa madrugada, dia 29 de maio de 2012, no hospital do Coração, em Messejana.

Seu corpo está sendo velado na Paróquia São José de Ribamar, onde foi alguns anos pároco e atualmente era vigário paroquial.

Neste momento, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo Auxiliar de Fortaleza, preside a missa de corpo presente na Igreja Matriz de Aquiraz. O sepultamento será às 17 horas no Cemitério Parque da Paz.

Conhecendo Padre Pimentel

Nasceu em Quixeramobim no dia 25/3/1932 e sua ordenação sacerdotal se deu em 8/12/1959. Foi sacerdote Salvatoriano e depois tornou-se diocesano na arquidiocese de Fortaleza. Exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias de Quixeramobim, Redenção, Messejana, Guanacés e em Campo Mourão no estado do Paraná.

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

XII SEMANA TEOLÓGICA TEM COMO TEMÁTICA "CONCÍLIO VATICANO II, 50 ANOS DEPOIS: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS"

No ano em que a Igreja celebra os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962), e atendendo ao pedido do Santo Padre, Bento XVI, para que possamos retornar aos seus escritos na esperança de responder aos desafios de hoje com um renovado compromisso com a evangelização, a Faculdade Católica de Fortaleza realizará sua XII Semana Teológica com a temática “Concílio Vaticano II, 50 anos depois: retrospectivas e perspectivas”, nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, no Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider, FCF. A presença do teólogo Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ., Professor da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC RIO), como Conferencista principal, enriquecerá o evento que contará ainda com todo o corpo de professores da FCF, possibilitando assim a reflexão da temática em diversos aspectos da vida eclesial. O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, fará a abertura da XII Semana Teológica. O que afirmou o papa João XXIII que o Concílio devia “apresentar às pessoas do nosso tempo, íntegra e pura, a verdade de Deus”, de tal forma que elas pudessem “compreender e abraçar espontaneamente”, queremos, como Instituição Católica comprometida em colaborar com a verdade, dá um grande passo em favorecer a todas as pessoas esta oportunidade de retornar aos escritos do Concílio Vaticano II, e assim nos prepararmos para uma nova primavera na vida da Igreja.

Veja aqui a programação completa.

Leia também a Carta Convite.

Por Antonio Marcos: assessor de comunicação e divulgação da Faculdade Católica de Fortaleza (85) 88 60 71 22 ou (85) 34 53 21 50

"QUERIGMA: EXPERIÊNCIA DE FÉ E ANÚNCIO" É O TEMA DA PALESTRA NAS PAULINAS LIVRARIA



A Paulinas Livraria e Arquidiocese de Fortaleza realizam um encontro de estudo no dia 2 de junho, das 8h30min às13h30min, no Auditório da Paulinas Livraria com o tema: “Querigma: experiência de fé e anúncio”. O objetivo é aprofundar a experiência de Deus hoje e na própria vida para anunciar o Reino. O assessor será Pe. Francisco Lelo, doutor em Liturgia, licenciado em Filosofia e Teologia e editor-assistente nas áreas de liturgia e catequese da Paulinas Editora. Estão convidados a participar catequistas, sacerdotes, agentes de pastoral e interessados na área de catequese e liturgia. Informações na Paulinas Livraria, tel.: (85) 3226-7544. E-mail: promovfortaleza@paulinas.com.br ou Facebook: paulinasfortaleza@hotmail.com


Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza


PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE FREI DAMIÃO SEGUE PARA ROMA EM JUNHO

O candidato a beato, Frei Damião, que viveu 66 anos de missão na região Nordeste do Brasil
Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião.

A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs.

“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.

Leia mais...

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

29/05/12 – 3ª. Feira – VIII semana do Tempo Comum

Reflexão Pessoal – 1 Pedro 1, 10-16 - “foi para nós que as coisas previstas aconteceram ”

São Pedro fala para nós hoje e abre os nossos olhos a fim de percebamos a grande graça que outrora foi anunciada pelos profetas, a nossa salvação por meio de Jesus Cristo. Os profetas preanunciaram tanto o sofrimento como a glória de Jesus Cristo que aconteceriam não no tempo em que viveram, mas para os que viriam depois deles. Portanto, foi para nós que todas essas coisas aconteceram por isso São Pedro nos exorta a mantermos a nossa mente sóbria e a esperança firme na vida nova que nos foi oferecida por Jesus. Essa vida nova compreende uma nova mentalidade modelada de acordo com os ensinamentos evangélicos que visam o nosso crescimento rumo à santidade. Assim, ele nos propõe: “Pois está na Escritura: ‘Sede santos, porque Eu sou santo’”. Se, portanto, somos filhos de Deus, se Ele é o nosso Criador, se Ele é Santo, logo nós também fomos criados para a santidade. Para sermos santos, no entanto, precisamos seguir os passos de Jesus e rejeitar o que o mundo nos propõe assumindo a nossa cruz. Mesmo que outrora tenhamos sido os mais pervertidos e depravados, todos nós somos chamados a assumir a salvação de Jesus anunciada pelos profetas e acolhida pelos apóstolos. Sabedores, pois, de que a nossa recompensa é a vida plena na eternidade, não podemos desanimar nem duvidar, mas seguir adiante no mundo, na convicção, porém, de que aqui estamos apenas de passagem. Enquanto aqui vivemos a nossa vida está entregue ao Senhor que nos guia com o Seu Espírito Santo. – Você quer ser santo (a)? – O que você acha que precisa fazer para que isto aconteça? – Você segue as regras do mundo ou os ensinamentos de Cristo? – De quem você espera recompensa?


Salmo – 97 – “O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações”

O maior desejo de Deus Pai é que acolhamos a salvação que Seu Filho Jesus veio nos dar. Por isso, Ele faz conhecer o Seu poder salvador por meio dos grandes prodígios que acontecem aos nossos olhos. O amor de Deus se revela a cada dia na nossa vida nos livramentos e na Sua providência. Assim sendo, nós cantamos ao Senhor Deus um canto novo, isto é, um canto de vitória e de esperança na vida nova que Ele nos oferece.



Evangelho – Marcos 10, 28-31 –“os primeiros e os últimos”

Continua valendo para nós, agora, a promessa que o Senhor fez aos Seus discípulos de recompensá-los por terem deixado, casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos por causa Dele do Seu Evangelho. Ele continua a nos afirmar que a recompensa não virá do modo nem na proporção do que esperamos, mas cem vezes mais do que imaginamos. Deixar pai, mãe, filhos, bens por causa de Jesus e do Evangelho, significa colocar como prioridade as exigências do ser cristão (ã), tornando-se livre de apegos humanos e de idolatrias. Deixar tudo é desvencilhar-se de ideias, planos, preconceitos e pensamentos humanos, racionais a fim de se deixar conduzir pela mensagem do Evangelho, a boa nova de Jesus para os homens. Diante do mundo esta concepção denota fraqueza e fracasso e somos considerados como últimos, mas diante de Deus seremos os primeiros. No entanto, como Jesus mesmo falou, nós só poderemos comprovar a legitimidade desta promessa se realmente nos dispusermos a sofrer as perseguições inerentes a nossa opção. Quem tiver deixado “tudo” pela causa de Cristo, receberá desde já, também toda a alegria, paz, esperança, com perseguições e no mundo futuro, a vida eterna. Deixar tudo não significa lançar fora, rejeitar, mas simplesmente vivenciar de uma maneira diferente segundo a proposta do Evangelho. Quando colocamos Jesus Cristo como centro da nossa vida tudo o que possuirmos, adquirirá um novo sentido e, mesmo com tribulações, conseguiremos usufruir de tudo, com uma nova mentalidade, sem apego, sem egoísmo, com serenidade. Quando nos dedicamos à causa de Cristo, quando temos o nosso pensamento e o nosso ideal de vida, voltados para Ele nem as coisas materiais nem a nossa família nos afastam de Deus porque as coisas da terra nos levam a uma vivencia espiritual que faz toda a diferença na condição da nossa vida. – Você tem deixado tudo pela causa de Cristo? – O que você desejava antes de conhecê-Lo é o mesmo que você anseia hoje? – Você é uma pessoa muito apegada aos seus planos, sua família, seus bens? – Qual é o lugar que Cristo ocupa na sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Maracos 10,28-31

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO MAXIMINO

Nasceu na França no século IV e muito cedo sentiu o chamado a vida sacerdotal.

Sucedeu Agrício e teve que combater o Arianismo, que confundia muitos cristãos.

São Maximino apoiou Santo Atanásio nessa luta, sofreu com ele, e se deparou até com o Imperador.
Bispo da Igreja, viveu seu magistério e serviço à Palavra sob ataques, mas não conseguiram matá-lo. Viveu até o ano de 349 deixando este testemunho e convocação: sermos cooperadores da verdade.

O santo de hoje é um ícone do amor a Cristo, à Igreja e à Verdade.

São Maximino, rogai por nós!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

INFORMAÇÃO E LIBERDADE: O FUTURO DAS REDES SOCIAIS

PARÓQUIA EM CARIDADE COMEMORA CENTENÁRIO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Neste ano, a Paróquia de Santo Antônio, em Caridade,a 100 quilômetros distante de Fortaleza, estará comemorando o centenário da Coroação de Nossa Senhora, numa festa programada para o dia 2 de junho, às 19 horas.Por esse motivo, convida todos a participarem dos festejosa.Informações pelo telefone (85) 33241170 na Secretaria Paroquial.

RELIQUIA DO CORAÇÃO DE SÃO CAMILO EM FORTALEZA



Os primeiros Padres Camilianos chegaram ao Brasil no dia 15 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Para comemorar os 90 anos de presença no Brasil a Província Camiliana Brasileira, pensando numa programação especial para a data, decidiu trazer ao Brasil uma relíquia de São Camilo de Léllis. Trata-se de um pedaço do coração do fundador, extraído do seu corpo logo após sua morte e preservado na Casa Geral dos Camilianos, em Roma.Somente por motivos e data especiais o Conselho Geral da Ordem Camiliana autoriza sua saída. Assim sendo, as relíquias de São Camilo estarão chegando no dia primeiro de julho de 2012 para uma peregrinação por seis cidades brasileiras: Brasília, Macapá, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, e Pinhais no Paraná.Em Fortaleza, a Relíquia do padroeiro dos Enfermos estará no Hospital Cura d’Ars, no período de 9 a 11 de julho. Os Camilianos no Brasil atuam na área da saúde, em escolas, hospitais, capelanias, pastoral da saúde, paróquias e seminários. O Hospital Cura d’Ars fica na Rua Costa Barros, 833, Centro, Fortaleza. Tel. (85) 3464.7000.Fonte; Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

28/05/12 - 2ª. Feira – VIII SEMANA DA PÁSCOA

– 1 Pedro 1, 3-9 – “no tempo previsto ”

São Pedro nos leva a compreender a grande misericórdia do Pai que ressuscitou Jesus Cristo a fim de nos dar uma vida nova e receber uma herança incorruptível que não se estraga, não mancha nem murcha, mas que nos está reservada nos céus. Por isso, Ele nos recomenda a caminharmos com firmeza mesmo que passemos por lutas e tribulações. Enquanto aqui estamos a fé e a esperança nos dão a certeza de que a nossa salvação deve manifestar-se nos últimos tempos, isto é, no momento em que nos apossaremos da vida eterna. Ele nos alenta dizendo que isso já é motivo de alegria para nós, apesar de termos que passar por provações. Assim como o ouro é provado no fogo, a nossa fé também é provada no ardor das tribulações quando mais estamos sofrendo. No entanto, se continuarmos firmes e confiantes na misericórdia de Deus que nos oferece a salvação em Jesus Cristo, nós também alcançaremos, honra e glória no tempo previsto. Jesus Cristo se manifesta na nossa vida por meio do Espírito Santo e, mesmo que agora ainda não O vejamos, se mantivermos uma fé verdadeira, o nosso coração será fonte perene de alegria à espera da nossa salvação. – Você tem fé em Jesus Cristo? – Você já pensou que o sofrimento que tem passado hoje, se transformará em alegria no futuro? – Você já sente no coração esta alegria cheia de esperança? – Experimente oferecer ao Senhor toda provação que você passar, com fé!

SALMO – 110 – “O Senhor se lembra sempre da aliança!”

As obras do Senhor se manifestam na nossa vida nos momentos em que mais estamos necessitados. É quando nós sentimos na carne a intervenção do Senhor na nossa vida que percebemos que Suas obras merecem todo o nosso amor e admiração. É o Senhor quem nos dá o alimento, é Ele quem nos sustenta com poder. Ele não se esquece da aliança que fez conosco quando nos enviou libertação através do Seu Filho Jesus Cristo. Seu Nome é santo e digno de respeito, por isso, o seu louvor deve permanecer eternamente em nossos lábios.

EVANGELHO – Marcos 10, 17-27 – “para Deus tudo é possível”

Dentro de nós há um anseio de santidade e estamos sempre esperando a “hora da graça”, isto é o momento em que seremos tocados por Deus. Ao aproximar-se de Jesus, aquele jovem sabia que estava vivendo uma vida correta procurando seguir os mandamentos, mas mesmo assim, ele sentia no coração ser isto muito pouco e que algo mais ele precisaria fazer. Por isso, quando Jesus lhe falou sobre seguir os mandamentos ele disse: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude!” E o que mais ele desejava? A inquietação era dele próprio e Jesus sabendo o que se passava no íntimo daquele jovem, foi em cima da sua ferida: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Para uns é suficiente entrar no céu, para outros o Senhor coloca no coração o desejo de sempre ir adiante e querer fazer sempre o que é melhor. Assim Jesus também fala para cada um de nós que deseja caminhar na santidade: se queres ser livre, despoja-te daquilo que te oprime, que te prende e te impede de seguir-me. É de dentro do nosso coração que brotam as inquietações e o desejo de fazer algo mais. É o desejo de santidade que foi semeado em nós, pois somos imagem e semelhança de Deus que é Santo. Aquele jovem foi embora cheio de tristeza porque era muito rico e Jesus sabia quão difícil seria para ele, tão correto, mas tão apegado, seguir o Seu conselho. Jesus sabia também que ele nunca seria completamente livre e feliz se não o fizesse, por isso, comentou com os discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!" É difícil um rico entrar no reino dos céus, não porque isto seja proibido para os ricos, mas porque as pessoas que têm muitos bens têm muito com que preocupar-se e não percebem que a vida passa e que o reino dos céus começa aqui e já está acontecendo. Porém Jesus acrescentou: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”. Mesmo que tenhamos muito dinheiro o que importa realmente é que nada atrapalhe o nosso relacionamento com Deus, que nada nos tire do objetivo para o qual nós fomos criados. Viemos de Deus e para lá havemos de retornar. – O pouco ou muito que você tem atrapalha o seu relacionamento com Deus e consequentemente com o próximo? – Existe alguma coisa que o seu coração pede para fazer? O que? – Você tem coragem de se despojar da sua vontade própria para seguir os passos de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Marcos 10,17-27

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO GERMANO

Seu nome quer dizer 'irmão'. Nasceu em 378 na França. Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo, era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor.Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo e optar pelo querer de Deus.Germano foi visitado pela Divina Providência. Foi eleito governador da alta Itália mas, de repente, com a morte do Bispo em sua terra natal, o povo e o clero o escolheram Bispo.São Germano renunciou à sua vontade e quis a vontade de Deus para sua vida.Promoveu a vida monástica e a evangelização na França. Foi um apóstolo de Jesus Cristo. cheio do Espírito Santo. Com o exemplo deste santo, aprendemos que precisamos viver como verdadeiros irmãos.

São Germano, rogai por nós!

domingo, 27 de maio de 2012

PENTECOSTES É FESTA DA UNIÃO E DA COMPREENSÃO, DEFINE BENTO XVI






Durante a Missa, o Papa deu sua benção a uma família indiana



O Papa Bento XVI celebrou, na Basílica Vaticana, na manhã deste domingo, 27, a Santa Missa na solenidade de Pentecostes, “festa da união, da compreensão e da comunhão humana”.Em sua homilia, o Santo Padre destacou que atualmente, mesmo com o desenvolvimento dos meios de comunicação e com “encurtamento” das distâncias geográficas, a compreensão e a comunhão entre as pessoas parecem ser sempre superficiais e difíceis. Então ele questiona: “Nesta situação, podemos encontrar realmente e viver aquela unidade que precisamos?”.Acesse.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI na Solenidade de Pentecostes – 27/05/2012O Papa recorda da antiga história da construção da Torre de Babel (cfr Gen 11,1-9), onde os homens acreditavam não precisar mais de Deus e queriam sozinhos construir um caminho que os levasse ao céu para abrir as portas e colocarem-se no lugar de Deus. “Também no nosso mundo, com o progresso das ciências e das técnologias encontramos o poder de dominar as forças da natureza, de manipular os elementos, de fabricar seres vivos, chegando quase ao próprio ser humano, rezar a Deus parece algo ultrapassado, inútil, porque nós mesmos podemos construir e realizar tudo aquilo que queremos. Mas não notamos que estamos revivendo a mesma experiência de Babel”, salienta o Pontífice. O Santo Padre aponta a resposta para este conflito está na Sagrada Escritura, no episódio de Pentecostes. Naquela manhã, 50 dias depois da Páscoa, um vento forte soprou sobre Jerusalém e a chama do Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos, pousou sobre cada um e acendeu neles aquele fogo divino, um fogo de amor capaz de transformar. Em Pentecostes, onde existia divisão e estranhamento, nasceu unidade e compreensão.“E assim, torna mais claro porque Babel é Babel e Pentecostes é Pentecostes. Onde os homens querem fazer-se Deus, somente colocam-se uns contra os outros. Onde, em vez, colocam-se na verdade do Senhor, abrem-se para a ação do Espírito que os sustenta e os une. Queridos amigos, devemos ser segundo o Espírito de unidade e verdade, e para isso devemos rezar para que o Espírito nos ilumine e nos guie para vencer o fascínio de seguir nossa verdade, e para acolher a verdade de Cristo transmitida na Igreja”, enfatizou.Como em Pentecostes, concluiu Bento XVI, a Igreja hoje se recolhe com a Virgem Maria para rezar: “Veni Sancte Spiritus! – Vem, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!”






Nicole Melhado/Canção Nova Notícias/Reuters

SÃO JOÃO D'ÁVILA E SANTA HILDEGARDA SERÃO DOUTORES DA IGREJA



Como de costume, Bento XVI fez a proclamação do Regina Coeli da janela de seu escritório aos fiéis reunidos na Praça São Pedro



Depois da Celebração Eucarística na Basílica Vaticana para a solenidade de Pentecostes, o Papa Bento XVI, da janela de seu escritório, fez a oração do Regina Coeli e anunciou que proclamará doutores da Igreja São João D’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen.“Estou contente de anunciar que no dia 7 de outubro, no início da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, proclamarei São João D’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen doutores da Igreja universal”, disse.Acesse.: NA ÍNTEGRA: Regina Coeli de Bento XVI - 27/05/2011O Papa recordou que João D’Ávida (1499-1569) era um sacerdote diocesano que viveu nos últimos anos do renascimento espanhol, participou do processo de renovação cultural e religiosa da Igreja e da sociedade no alvorecer da modernidade, “mas a santidade de vida e a profundidade da doutrina são perenemente atuais: a graça do Espírito Santo, de fato, lhe projetou nessa experiência de penetrante compreensão da revelação divina e de inteligente diálogo com o mundo que constituem o horizonte permanente da vida e da ação da Igreja”.Já a alemã Hildegarda (1098-1179) foi monja beneditina no período central da Idade Média, autentica mestra de teologia e profunda estudiosa das ciências naturais e da música.“Sobretudo, à luz do projeto de uma nova evangelização, a qual será dedicada a já mencionada Assembleia do Sínodo dos Bispos, e a vigília do Ano da Fé, estas duas figuras de Santos e Doutores são de considerável importância e atualidade. Também nos nossos dias, através dos ensinamentos deles, o Espírito do Senhor ressuscitado continua a fazer ressoar Sua voz e iluminar o caminho que conduz a esta Verdade que unicamente pode nos tornar livres e dar sentido pleno a nossa vida”, afirmou Bento XVI.



Nicole Melhado/Canção Nova Notícias/Arquivo / Reuters

PARÓQUIA SANTO ANTONIO DE PÁDUA REALIZA FESTA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

Finalizando o mês de maio, a Paróquia Santo Antônio de Pádua
realiza nos dias 28, amanhã, 29 e 30, a Festa de São Marcelino Champagnat
onde este ano todos irão rezar e refletir as virtudes de São Marcelino
Champagnat. A Capela de São Marcelino está localizada na Rua
Pero Fernandes, 363, Maraponga, em Fortaleza. Informações pelo telefone (85)
3298 2272, na Secretaria Paroquial.

PAPA ABENÇOOU UMA GRANDE CRUZ DE MADEIRA PARA CELEBRAR OS 2 MIL ANOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

A edição de quarta-feira passada do jornal vaticano L'Osservatore Romano informou que antes de iniciar a audiência geral na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI abençoou uma grande cruz de madeira que percorrerá as capitais do mundo para celebrar no ano 2033 os 2 mil anos da Ressurreição de Cristo. A cruz mede quatro metros de altura e é um “sinal de gratidão a Deus”. O símbolo já percorreu a Ucrânia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Islândia, França, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Hungria, Eslováquia e República Tcheca.
A iniciativa partiu de um grupo de fiéis ucranianos da localidade de L’viv. De 1918 a 1941 foi uma cidade polonesa e de 1941 a 1944 da Alemanha. Sua passagem à Ucrânia se deu em 1945. Em sua passagem por Roma, a cruz já esteve nas quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros. Agora retomará o seu percurso ao redor do mundo inteiro.
L'Osservatore Romano assinala ainda que “esta iniciativa tem um valor ecumênico” como a do Padre Vladimiro Timoshenko, Pároco dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Rússia, que apresentou ao Papa o ícone de São Olaf para sua bênção. A imagem será colocada na igreja em substituição a um antigo ícone que foi destruído.

Fonte: Radio Vaticano

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO DA PARÓQUIA JOÃO EUDES FAZEM RETIRO













Tendo como tema "A Unidade", os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, da Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante e composta pelas capelas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Libertação, da Misericórdia e Santa Luzia, tendo como matriz a Igreja do Menino Deus, nas proximidades da Câmara Municipal de Fortaleza, participaram de um retiro como preparação para a sua reivestitura, que acontecerá no dia 7 de junho, consagrado a "Corpus Christi".A programação começou com uma celebração eucarística, presidida pelo pároco Gabriel Mendonza e deu continuidade com uma pregação feita pela ministra extraordinária da Sagrada Comunhão, Jânia Melo, que falou sobre o "Amor e a Unidade", com base nos capitulos 15 e 17 do Evangelho de São João, dando ênfase no capitulo 15, versiculo 12: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo". o retiro foi encerrado com uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento.

OPUS DEI SE INSTALANDO EM FORTALEZA



O padre Milton Ferreroni (foto), que se encontra desde março em Fortaleza inslatando uma prelazia do Opus Dei, foi a Recife, "onde estamos realizando um trabalho idêntico".Em Fortaleza, informou o padre Milton, "estamos procurando um local para nos instalarmos definitivamente", para dar assistência espiritual a leigos casados e solteiros".
O QUE É
De acordo com as informações que colhemos da Wikipédia, a enciclopedia livre, a Opus Dei é uma Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei (em latim Obra de Deus) é uma instituição hierárquica da Igreja Católica, uma prelazia pessoal (prelatura pessoal em Portugal), composta por leigos, casados, solteiros e sacerdotes. Tem como finalidade participar da missão evangelizadora da Igreja. Concretamente, o Opus Dei procura difundir a vida cristã no mundo, no trabalho e na família, a chamada universal à santidade e o valor santificador do trabalho quotidiano.
O Opus Dei foi fundado no dia 2 de outubro de 1928 por São Josemaría Escrivá de Balaguer, sacerdote espanhol canonizado em 2002. O termo latino "Opus Dei" significa "Obra de Deus". No dia 28 de novembro de 1982 o papa João Paulo II através da Constituição Apostólica Ut Sit [1] constituiu o Opus Dei como prelazia pessoal. [2]

HOJE, NA PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM, REUNIÃO PARA ORGANIZAÇÃO DO ARRAIÁ DA JUVENTUDE RUMO À JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE





Hoje, sábado, 26, às 10 horas, haverá Reunião de organização para o ARRAIÁ DA JUVENTUDE RUMO À JMJ, na Paróquia Senhor do Bonfim (Rua Padre Anchieta, 400, Monte Castelo, em Fortaleza, próximo ao supermercado Frangolândia). São convidados a participar os representantes das paróquias localizadas nas Regiões São José, Bons Jesus dos Aflitos e Nossa Senhora da Assunção para estarem presentes nesse encontro, que discutirá os principais
ajustes para o São João da Juventude.

O ARRAIÁ DA JUVENTUDE RUMO À JMJ é um evento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude.Mais informações (85) 9944.8378 com Pe. Gilson ou (85) 8874.6272 Rodrigo Neto - Comunicação do Arraiá da Juventude Rumo à JMJ.


ANGARIANDO RECURSOS


O pároco Gilson Soares, do Senhor do Bonfim, a cada dia aparece com uma novidade para angariar recursos para o maior número de jovens de sua Paróquia estar presentes à Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro. No último dia 13, por exemplo, no Santuário de Fátima, ele instalou uma barraca para a venda de terços e cordões, com o simbolo da JMJ, que estão tendo uma grande aceitação por parte dos fiéis católicos.
Esses terços, denominados também de "Terço das Nações", com as cores dos cinco continentes, e cordões foram idealizados pelo Paulo do Terço, que montou a sua barraca, bem como o seu atelier na Praça do Santuário, com produtos de sua fabricação, que já estão sendo exportados para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.


MOMENTO MARIANO


A Paróquia Senhor do Bonfim e o Colégio 21 de Abril realizam um grande Momento Mariano, na terça-feira, dia 29, na Praça Mãe Rainha, com início às 18 horas. A primeira parte constará da recitação do Terço, sendo cada mistério rezado em um idioma diferente, utilizando o inglês, o espanhol, o francês, o italiano e o alemão, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude. Em seguida haverá Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Gilson Soares. O evento termina com a coroação de Nossa Senhora. A Praça Mãe Rainha está localizada próxima à avenida Sargento Hermínio, bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Informações pelo telefone (85) 3243 4740 na Paróquia Senhor do Bonfim - Monte Castelo.

PARÓQUIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, NO JOSÉ WALTER, PROMOVE FESTEJOS

Tiveram início dia 25 e prosseguem até 3 de junho, os Festejos da Santíssima Trindade, no bairro José Walter, em Fortaleza, tendo com tema: “Que a fraternidade da trindade renove nossa convivência sadia em comunidade” e como lema: “Vida saudável; conquistá-la e favorecê-la aos irmãos”. Durante os festejos estão acontecendo novena, missa, Coroação de Nossa Senhora e Parte Social. A abertura foi marcada com repicar do Sinos, Alvorada e Ofício de Nossa Senhora.

A programação até o dia 3 de junho
Hoje, dia 27 de maio - domingo
Celebrações: 7 horas - Pe. João Batista; 12h00 - Pe. João Batista.
Novena - 18h30
Celebração Eucarística - Pe. Magalhães - 19 horas
Liturgia - equipe celebrativa domingo 19 horas
Convidados especiais - ECC, EJC, Kadosh, Kairós e grupo jovem Comunidade Emanuel.
Show Católico com: Tautobios (Lançamento do CD) e Ministérios de Música das comunidades: Emanuel, Rainha
da Paz, EJC, Kadosh, Kairós) - 21 horas
Amanhã, dia 28 - segunda-feira
Novena -18h30
Celebração Eucarística - Pe. Litércio - 19 horas
Liturgia: equipe celebrativa das comunidades: Santo Antonio, São Pedro Apóstolo, Sagrada Família e Cristo Ressuscitado.
Convidados especiais: Pastoral da pessoa idosa, Vicentinos, Projeto Saúde (bombeiros) e Projeto DNA. Cinema na Praça (pipocas) - 20h30
Dia 29 de maio - Terça- feira
Novena - 18h30
Celebração Eucarística - presidente: Pe. Moreira - Mondubim - 19 horas
Liturgia: equipe celebrativa - Área Santa Edwiges.
Convidadas especiais: Famílias da paróquia.
Bingo com música ambiente (MPB) - 21 horas
Dia 30 de maio - quarta-feira
Novena - 18h30
Celebração Eucarística - presidente - Pe. Jackson Frota sss. - 19 horas
Liturgia: Equipe celebrativa da Área São José e Comunidade São Francisco do Planalto Itaperi.
Convidados especiais: Colégios públicos e particulares do bairro.
Show de Humor com Kléber Fernandes - 20h30

Dia 31 de maio - quinta-feira
Adoração ao Santíssimo de 8 às 15 horas
Bênção do Santíssimo 15h10
Procissão de Nossa Senhora saindo da capela de Cristo Ressuscitado - 18 horas
Novena - 18h30
Celebração Eucarística, encerrando com coroação de Nossa Senhora - Pe. Ruy - 19 horas
Liturgia: equipe celebrativa domingo 12 horas e semanal. Cantos - coral infanto-juvenil.
Convidados especiais - grupos marianos. (Terço dos Homens, Apostolado da oração, Rosário e grupo Rainha da paz). Música ambiente (Marianas) - 20h30

Dia 01 de junho - Sexta-feira
Novena - 18h30
Celebração Eucarística - Presidente: Pe. Bruno - 19 horas
Liturgia: equipe celebrativa – domingo 17 horas e domingo 7 horas
Convidados especiais - Comerciantes Empresarios e Patrocinadores do bairro.
Forró - Pé de Serra - (os Januários) - 20 horas

Dia 02 de junho - sábado
Novena - 18h30Celebração Eucarística - Pe. Marcelo sss. - 19 horas
Liturgia: equipe celebrativa do sábado e domingo - 19 horas
Convidados especiais – Comip, Empd, Efosm, Rcc, Pastoral da criança, Associações locais sacramentina (Santíssima Trindade e São Benedito). (Apresentações de músicas da MPB) Pe.Ruy e Equipes litúrgicas da matriz) - 21h30

Dia 03 de junho - domingo
Missa - Pe. João Batista. 7 horas
Missa -Pe. João Batista - 12 horas
Procissão (responsáveis pelos cantos, equipes celebrativa da matriz) - 16 horas
Celebração Eucarística - Religiosos Sacramentinos - 17 horas
Liturgia: equipes celebrativa da matriz.
Show Pirotécnico - 19 horas
Leilão e som ambiente - 20 horas
Que a Santíssima Trindade nos fortifique nos laços de amizade fraterna.
Todas as noites, barracas na praça com comes e bebes.
Informações pelo telefone (85) 3291 1835, na Secretaria Paroquial com Francisca Pérsico.

Fonte: Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza
(85) 9921.6701

HOJE, EM HORIZONTE, COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

A Paróquia São João Batista, em Horizonte, a 42 quilômetros distante de Fortaleza, realiza hoje, dia 27, às 19 horas, Missa seguida de Coroação de Nossa Senhora abordando o tema “Maria, Estrela da Evangelização, em favor da Vida Plena”. Participarão todas as comunidades urbanas e rurais da paróquia e juntas coroarão Nossa Senhora.
E no dia 31 de maio, às 18 horas, o grande Encontro de Encerramento do Mês Mariano com a seguinte programação: às 18h30, celebração da última novena em homenagem a Nossa Senhora; às 19 horas, missa acolhendo todas as comunidades que partirão de suas localidades até a Igreja Matriz onde finalizará com um Grande momento de Encontro e Fortalecimento da Fé Católica.Informações: Secretaria Paroquial, telefone (85) 3336 1310.

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA REALIZA FESTIVAL MARIAMA 2012

A Juventude Mariana Vicentina realiza hoje, dia 27, domingo, às 8h30min, nas dependências do Patronato Juvenal de Carvalho, em Cascavel, a 56 quilômetros distante de Fortaleza, que faz parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sediará o Festival Mariama 2012, evento que conta com uma programação imperdível: Santa Missa, manhã de formação com a Irmã Ana Costa, momentos de espiritualidade, missão, coroação de Nossa Senhora, apresentações de dança e teatro. Na entrada estará sendo cobrada uma taxa de cinco reais, referente ao almoço. Venha participar, você é nosso convidado!
Durante o período de um ano uma Comissão foi formada com o intuito de organizar o Festival Mariama 2012 para a Arquidiocese de Fortaleza. O evento é uma realização da Juventude Mariana Vicentina - JMV e já se encontra em sua décima terceira edição. Para maiores informações, contatar a JMV de Cascavel nos telefones (85) 8669 3587 085 9900 1051.

PARÓQUIA DA SAÚDE, NO MUCURIPE, REALIZA HOJE A FESTA DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, em Fortaleza, realiza,dia 27, (Domingo de Pentecostes),às 19 horas, a grande Festa da Coroação de Nossa Senhora. Na ocasião serão investidos os coroinhas da paróquia com Missa presidida pelo Pe. Alderi Leite. A Igreja fica localizada na Avenida Abolição 3929, Mucuripe.

Os horários de Missas na Paróquia e Capelas da Igreja do Mucuripe são:

Na Igreja Matriz da Nossa Senhora da Saúde - Mucuripe de Segunda à Sexta-Feira, às 17h30min; aos sábados, às 16h30min; aos domingos às 7h, 08h30min, 17h e 19h. Adoração ao Santíssimo Sacramento de Terça a Sexta de 8h às 11h e de 15h às 17h. Na Capela de São Pedro na Beira Mar - Mucuripe: Todos os dias, às 18h30min. Na Capela de Santa Terezinha - Conjunto Santa Terezinha: Aos sábados às 19h. Na Capela de São José - Castelo Encantado: Aos sábados às 19h. Acesse www.paroquiadasaude.com.br e veja os horários das missas e adoração.Maiores informações com Joab Fonseca (da Pascom do Mucuripe nos telefones (85) 8828 5777; (85) 9916 0376; (85) 3101 1392 (12h às 21h); (E-mails: boanoticiadasaude@gmail.com / joab0456@gmail.com

HORÁRIO DE MISSAS

Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

*Diariamente: 6h30 e 17h30
* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: 6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30

Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza

* De segunda à sexta-feiras: 7 horas.
* Domingo: às 8 e 18h30

Paróquia Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante

* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.

Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.

* Às 4ªs e 6ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 9 e 18h30.

Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará

* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.

*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.
*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.

Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.

*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.

Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.

De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.
Domingo, 6h30, 9, 11, 17 e 19 horas
Últimas terças-feiras: “Noite da Misericórdia”. Observação: não há missa das 17 horas.
Dia 13 – Missa Mariana: às 12 horas, na Igreja Matriz e às 18 horas, na Praça Ceart.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza

Domingo, às 8, 10, 17 e 18h30
Sábado, às 7h30, 17h30 e 17h30
De 3ª A 6ª feira, às 7h30 e 17 horas.

Paróquia de Santa Luzia, Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antônio Augusto

Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.
Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)
Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza

De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas.

Igreja Matriz de São José - Lagoa Redonda (Avenida Recreio, 1815)- Sábado, 19h30- Domingo, 7 e 20 horasCapela de Santa Edwiges, Conjunto Curió Lagoa Redonda (Rua Isabel Ferreira, 1001)- Domingo às 8 horas

Igreja dos Remédios – bairro Benfica – na Avenida da Universidade
- Às segunda e quarta-feiras, às 6h30
- Às terças, quinta e sextas-feiras, às 17h30
- Sábado, 15h30 e 17 horas.
- Domingo, às 7, 17 e 19 horas.
- No primeiro sábado, missa pela saúde e todo o dia 13, às 12 horas, celebração em honra a Nossa Senhora. Mais informações pelo telefone (85) 3223.5644.

Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para o e-mail vaivém@secrel.com.br para que sejam divulgados no Blog.

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

27/05/12 – Domingo de Pentecostes

- 1a. Leitura - Atos 2, 1-11 – “falando novas línguas”

Atendendo às recomendações de Jesus os apóstolos permaneceram reunidos no mesmo lugar a espera do cumprimento da Promessa do Pai. E o Espírito Santo prometido do Pai e anunciado por Jesus, lhes veio no dia de Pentecostes para fazer uma revolução nas suas vidas. De tímidos e covardes, eles se tornaram corajosos, destemidos, e com sabedoria “falavam em outras línguas”. Assim, todo o povo que se reunia para a festa, devotos de todas as nações do mundo se admirou e ficou confuso, pois os apóstolos falavam em outras línguas e eles compreendiam no seu próprio idioma as maravilhas que Deus operava no meio deles. Nós também hoje vivemos um Pentecostes permanente. Todo dia é dia útil para que o Espírito Santo aja em nós e nos motive a falar em línguas e profetizar anunciando as Suas maravilhas. Falar em línguas sob a ação do Espírito Santo é deixar que Ele, na Sua linguagem, exponha através dos nossos lábios as moções que Deus deseja nos fazer conhecer. A ação do Espírito Santo é justamente a de nos dar o entendimento para as coisas que antes nós não compreendíamos. A experiência com o Espírito Santo nos faz encarar os fatos e os acontecimentos com coragem e ardor. O barulho e o vento do Espírito Santo são sentidos por todo aquele (a) que é batizado e se deixa apossar pelo Seu poder. Todos nós podemos experimentar as maravilhas de Deus na nossa própria língua, isto é, no nosso entendimento, na nossa situação pessoal, nas nossas necessidades reais, na realidade da nossa vida. Por isso é que nas nossas reuniões de oração, quando estamos unidos (as) no mesmo Espírito, nós recebemos os “recados” de Deus por meio de uns e de outros. – Você entendeu por que precisamos permanecer reunidos (as), em oração? – Você já teve uma experiência com o Espírito na “sua própria língua”?

Salmo 103 – “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai”

O Espírito Santo é quem renova a face da terra do nosso coração. Sem o Espírito Santo a nossa alma perece e se torna pó. “Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais”, diz o salmista. Por isso que de coração renovado pelo poder do Espírito Santo nós bendizemos ao Senhor. Ele nos tira do abismo, da ignorância, e nos coloca no lugar que Ele preparou para que tenhamos vida nova: o Seu Amor.

2a. Leitura – 1 Coríntios 12, 3-7.12-13 – “a beleza da unidade da Igreja”

São Paulo nos faz compreender a beleza da unidade da Igreja, que é guiada pelo Espírito Santo quando afirma que “Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”. O Espírito Santo é quem fortalece a nossa caminhada de cristãos, pois nos dá os dons necessários para que caminhemos, cada um dentro da sua realidade e do seu chamado. Cada um de nós é uma parte do todo e formamos um único Corpo, bebendo de um único Espírito. Só o Espírito Santo de Deus pode nos fazer reconhecer o Senhorio de Jesus na nossa vida, por isso São Paulo nos adverte: “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo”. É Ele quem nos motiva a formar comum unidade, vivendo sob a autoridade de um só Senhor. Por isso, em qualquer área ou atividade da nossa vida podemos proclamar que Jesus é o Senhor. Senhor da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso lazer, da nossa Comunidade! Somos UM, porque fomos batizados e possuímos o Espírito Santo como motivador. A nossa oração deve ser constante e em todos os momentos podemos suplicar: “”Vinde, Espírito Santo e renovareis a face da terra”. É Deus quem pelo poder do Espírito Santo realiza todas as coisas em todos, por isso, não podemos nos calar. O Espírito Santo nos impulsiona, nos ensina, nos revela os mistérios de Deus e se não o invocamos, perdemos tempo e oportunidades. – Você sabe acolher os dons do Espírito Santo tanto em você como nos outros? – Você percebe que as diferenças entre as pessoas formam uma unidade no Espírito? – Jesus é o Senhor da sua vida? – Você tem consciência de que o Espírito Santo mora no seu coração?

Evangelho – João 20, 19-23 – “A paz do Espírito Santo”

O Espírito Santo é o portador da paz de Jesus. O mesmo Espírito Santo que Jesus, depois de ressuscitado soprou sobre os Seus apóstolos quando lhes desejou a paz, nós também O recebemos no nosso Batismo. Consequentemente, não podemos separar a paz de Jesus do Seu Espírito Santo. Quem tem o Espírito Santo, tem paz porque sente o amor do Pai e do Filho manifestando-se dentro do seu coração. Todas as pessoas que têm convicção do amor de Deus, sentem no coração a presença amorosa da Sua paz. A paz de Jesus nos dar a certeza de que os nossos pecados são perdoados. Nunca precisaremos trazer a nossa alma atribulada pelos acontecimentos do mundo, pois recebemos o Espírito de Jesus no nosso Batismo e com Ele também a sua paz. A nossa carne é fraca e se ressente, porém o nosso coração está firme porque Jesus é quem nos assegura: “A paz esteja convosco”, “Recebei o Espírito Santo”. Somos enviados a levar ao mundo esta paz e o amor de Cristo o qual experimentamos pelo poder do Seu Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos envia, nos acompanha e nos motiva a irmos em frente, na nossa caminhada e é quem nos sustenta nas batalhas que travamos no nosso dia a dia. É também Ele quem nos tira da acomodação e nos faz enxergar as coisas do céu, que fogem da nossa visão humana. - Você tem tido experiência com o Espírito Santo? – Você sente o seu coração em paz mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando? A que o Espírito tem lhe motivado? – O que você entende por “renovar a face da terra”?

Helena Serpa,
Fundodara da Comunidade Missionária Um Novo Caminho