quarta-feira, 30 de maio de 2012

CNBB PROMOVE SEMINÁRIO DE JUVENTUDE E BIOÉTICA

De 13 a 15 de julho, em Brasília (DF), as Comissões para Vida e Família e para a Juventude, da CNBB, vão promover o Seminário de Juventude e Bioética. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre temáticas como aborto, anencefalia, células tronco embrionárias e eutanásia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de julho. O valor é R$ 150,00 e dá direito a alimentação e hospedagem em casas de família. No momento da inscrição é necessário informar se você deseja se hospedar em casas de família ou não.

Já estão confirmadas as presenças de dom Fernando Chomali, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; frei Antônio Moser e doutora Lenise Garcia, membros da Comissão de Bioética da CNBB; e de dom Eduardo Pinheiro da Silva e dom João Carlos Petrini, presidentes, respectivamente, das comissões para a Juventude e para a Vida e Família.


As questões relacionadas à bioética tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. Recentemente houve a liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, do aborto em casos de anencefalia e do uso de células-tronco embrionárias, além da geração por reprodução assistida de uma criança para ser doadora para a irmã. Além disso, uma comissão de juristas nomeada pelo Senado Federal decidiu propor o aumento de casos em que o aborto não será punido, incluindo a incapacidade psicológica da mãe.

Diante de tantos desafios, fazem-se cada vez mais atuais as palavras do papa Bento XVI: “Convido-vos a seguir com particular atenção os problemas difíceis e complexos da bioética. As novas tecnologias biomédicas interessam não somente a alguns médicos e pesquisadores especializados, mas são divulgadas através dos modernos meios de comunicação social, provocando esperanças e interrogações em setores sempre mais vastos da sociedade”.

Seguindo esse chamamento, as duas comissões da CNBB começam a preparação do Seminário de Juventude e Bioética. O evento é mais um passo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Mais informações sobre a programação serão dadas no site dos Jovens Conectados.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: