domingo, 30 de dezembro de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/12/12 – Domingo – SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

–1ª.Leitura – Eclesiástico 3, 3-7.14-17 - “o que agrada a Deus”


Nesta leitura o autor sagrado nos ensina a cultivar sentimentos de carinho e proteção para com as pessoas mais idosas e nos revela que todo o bem que lhes façamos nunca será esquecido por Deus. A honra e o respeito ao pai e à mãe são os atributos que ele exalta como sendo agradáveis a Deus. A leitura ressalta ainda a recompensa que o Senhor dá a todos os que têm respeito e honram o seu pai e a sua mãe, amparando-os na velhice. Na realidade isto poder ser comprovado no nosso dia a dia nos relacionamentos entre pais, filhos, avós. Os filhos e as filhas que têm zelo e amor pelos seus genitores e os amparam nas suas necessidades têm uma vida repleta de graças e conseguem também manter uma família feliz e equilibrada. O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados. Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da lei de Deus e pais e filhos constituem assim a primeira preocupação de Deus para salvar a terra, e nós somos estes mensageiros da reconciliação. A família é o berço da humanidade, é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. É a partir de cada família da Terra que o projeto de Deus para o futuro da humanidade se realiza. Por isso é que “A família é a esperança da humanidade” (João Paulo II). Porque é uma Escola onde a humanidade é forjada para enfrentar os desafios da vida e do mundo. Através da Família toda existência humana é orientada para o futuro. E se a família for um lugar seguro onde Deus habita aí então ela terá, com certeza, um futuro abençoado.

Salmo 127 – “Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!”

O salmista elogia os que têm amor pelo Senhor e seguem os caminhos por Ele traçados. Serão felizes, viverão do trabalho honesto, formarão uma família fecunda e serão abençoados. Todas estas coisas são necessidades básicas do nosso ser humano e se constituem no alicerce para que tenhamos uma vida cheia de paz. Portanto, se refletirmos bem, nós não precisaríamos lutar tanto por tantas conquistas que nunca obteremos, mas tão somente, “temer o Senhor e seguir os seus caminhos!”

2ª. Leitura – colossenses 3, 12-21 – “amor mútuo ”

O sinal que nós podemos dar ao mundo de que realmente vivemos de acordo com os conselhos evangélicos é, exatamente, fazermos um teste para comprovar se estamos vivenciando a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência nos nossos relacionamentos. Todas essas virtudes têm como fundamento o amor ao próximo que é o mandamento maior da Lei de Deus. O perdoar, o suportar uns aos outros, a paz nos relacionamentos, a compreensão são uma consequência da vivência do amor por meio das virtudes que estão relacionadas acima. Porém, São Paulo nos exorta também a praticar um amor responsável que sabe ensinar e admoestar ao outro com toda a sabedoria sem omitir-se nas horas da necessidade de correção. Demonstramos também que vivemos segundo os preceitos cristãos quando sabemos ser agradecidos e cantamos louvores ao Senhor pelos Seus benefícios. Finalmente ele dá conselhos úteis aos maridos e às mulheres, aos pais e filhos para que dentro da Lei divina do amor recíproco compartilhem a vida dando espaço uns aos outros para a vivência da paz.

Evangelho – Lucas 2, 41-52 – “ocupar-se com as coisas do Pai

Obedientes à Palavra de Deus, José e Maria cumpriam à risca todas as formalidades participando dos eventos normalmente como todo o povo judeu. Jesus também os acompanhava e lhes era submisso. Naquele dia, no entanto, em que se comemorava em Jerusalém a festa da Páscoa, (relembrando a saída do povo de Deus do Egito), percebendo o Seu chamado para ocupar-se das coisas do Pai, Jesus afastou-se deles e ficou em Jerusalém. Foi encontrado no templo, entre os doutores da lei. Aos doze anos, portanto, Jesus já dava testemunho de que conhecia as Escrituras e que a sabedoria do Espírito estava com Ele, quando desvendava para os mestres da Lei, os mistérios de Deus. Ao encontra-los seus pais estavam angustiados, no entanto, as Suas palavras os levaram à admiração, ao mesmo tempo em que, apesar de não compreenderem, aceitarem, pois aquele acontecimento era obra de Deus Pai. “Sua Mãe, porém, conservava no coração todas essas coisas!” A graça e a sabedoria do Espírito nos fazem também “perceber” o tempo de ocuparmo-nos com as “coisas do Pai”. Chega um momento na nossa vida que o Senhor nos atrai e nos chama para enfrentarmos os mestres e os sábios do mundo, mesmo que nos achemos pequenos demais para isto. O poder de Deus é imensurável, e é Ele quem nos capacita, nos orienta e nos faz abrir a boca para “ensinar” aos “doutores da Lei”. Jesus não foi encontrado no meio dos seus parentes, mas na casa do Pai, lá onde flui o amor, a adoração, a oração, a comunidade. Nós também, como cristãos, não precisamos estar somente pertinho dos nossos entes mais queridos, mas o Senhor quer que nós também estejamos em Comunidade, edificando o Seu reino de amor. Assim como Maria conservava no coração tudo o quanto percebia como sinal de Deus nós precisamos também estar atentos (as), pois o Pai traçou o Seu Plano no mapa que está gravado no nosso interior. – Você é uma pessoa submissa à vontade de Deus? – Você tem ajudado a que outras pessoas compreendem as Escrituras? – Você já está também crescendo em sabedoria e graça? – Como é o seu testemunho dentro da sua casa? As pessoas notam que você é de DEUS?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: