domingo, 23 de dezembro de 2012
REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE
23/12/12 - IV Domingo do Advento –
1a. leitura - Miquéias 5, 1-4 – “Belém, a cidade escolhida por Deus”
Vejamos como é a metodologia do Senhor e qual o critério usado por Ele quando faz a Suas escolhas! Uma cidade, pequeninha entre muitos povoados foi escolhida por Ele para acolher o Salvador da humanidade! Embora fosse diminuta, foi a Belém que Jesus elegeu para ser o Seu berço. Neste trecho, Miquéias profetiza a paz dos tempos vindouros com a vinda do Príncipe da Paz que vem para governar a terra com a força do Senhor e com a majestade de Deus. Por isso, neste tempo de Advento, aprendamos também a nos tornar-nos uma Belém, na simplicidade e insignificância para deixar que o Rei venha nos dirigir, nos administrar com Sua força e fazer com que a paz aconteça dentro dos nossos muros. Somos pequenos e insignificantes, mas quando deixamos que Jesus viva em nós, nos tornamos fortes na paz e cheios do poder do Espírito Santo. Portanto, às vésperas de mais um Natal do Senhor deixemos que esta profecia se torne realidade na nossa vida! – Você aceita tornar-se pequenino (a) como Belém para acolher o Rei? – Você entende o que é ser pequenino e ou pequenina? – Qual é o seu relacionamento com o Menino Jesus? – Ele é pequenino e cabe dentro do seu coração, por isso reze com Ele, hoje.
Salmo 79 – “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!”
O salmo é uma verdadeira súplica para que venha logo o pastor de Israel. É este também o apelo que o nosso coração faz ao Pai que nos prometeu a Salvação. “Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação” diz o salmista. Quanto mais pedimos e desejamos a salvação mais nós teremos a certeza de que Jesus já nos salvou e renova a nossa vida a cada momento, a cada dia.
2a. Leitura – Hebreus 10, 5-10 – “santificados pela oferenda do Corpo de Cristo”
O autor da Carta aos hebreus nos fala de oferenda e sacrifício.
Ao mesmo tempo em que cita o Antigo Testamento, quando escreve sobre coisas oferecidas segundo a lei, ele se reporta ao Novo Testamento quando se refere a Jesus Cristo que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e se entregou por nós. O Pai desejava salvar o homem do pecado e da morte eterna a que estava condenado, e o Seu próprio Filho se ofereceu para vir cumprir esta missão. Portanto, Jesus Cristo é o sacrifício perfeito que substitui definitivamente toda e qualquer oferenda que se fazia pelos pecados da humanidade. Jesus ofereceu o Seu próprio Corpo, formado por Deus pelo poder do Espírito Santo, no seio de Maria. Jesus é a oferenda que nos santifica. Jesus é a vontade do Pai que se realiza em nós. Não podemos desperdiçar a graça do tempo atual para nos voltar somente para o colorido das ruas, a beleza das praças e das vitrines. Precisamos, sim, ser uma nova Belém, enfeitada de amor para receber Jesus que é a vontade do Pai vivendo no meio dos homens. – Como está o seu coração hoje para acolher Jesus? – O que está enfeitando a sua cidade interior: a alegria, a esperança, a paz, a solidariedade, a misericórdia, ou o desamor, o egoísmo, o rancor, a indiferença? – Ainda há tempo para você se arrumar: JESUS ESTÁ CHEGANDO!
Evangelho - Lucas 1, 39-45 – “Por que Maria é a bem aventurada.”
O gesto de solidariedade e de amor, de Nossa Senhora quando visitou sua prima Santa Izabel nos leva a refletir e nos faz desejar ardentemente também, que tenhamos a força, a ousadia e a coragem de nos desinstalarmos, saindo da nossa “vidinha boa” do tudo querer receber, ganhar, usufruir para também partilhar, repartir e prestar solidariedade a quem está precisando. Nossa Senhora não é a bem aventurada somente porque foi escolhida para ser Mãe do Salvador. Ela é proclamada assim, porque foi fiel ao chamado de Deus e não se acomodou no privilégio da sua eleição, pelo contrário, apressadamente, como diz o Evangelho se dirigiu a uma região montanhosa e, por isso, de difícil acesso, para visitar a prima que necessitava de ajuda. A solidariedade de Maria fez com que a alegria fosse levada à casa de Izabel quando João Batista estremeceu em seu ventre. A nossa solidariedade também fará com que a alegria entre na casa e no coração das pessoas a quem visitarmos e ajudarmos. O mesmo Espírito Santo que impulsionou Maria e se manifestou no seio de Isabel nos unge e nos motiva para que sejamos diligentes na prática do amor ao próximo. – Existe alguém precisando da sua visita neste tempo do Natal? – Quem sabe não terá alguém incapacitado (a) esperando a sua visita! – Peça o auxílio de Nossa Senhora e coloque o pé na estrada. A alegria do Senhor irá com você e se irradiará pelo mundo afora.
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário