domingo, 4 de novembro de 2012

RELIGIOSIDADE: ONDE ESTÁ MORANDO A SUA FÉ?


: Diário do


Evangélicos de origem pentecostal e neopentecostal, somados, chegam a 9% da população da Capital
Seja nas missas ou cultos, grupos de oração ou em reuniões semanais, o povo de Fortaleza declara a sua fé e persiste com suas crenças, símbolos e normas que ultrapassam as barreiras do tempo fotos: Alcides Freire
Acreditar que existe um ser superior, que olha pela humanidade, protege, auxilia e é capaz de atender aos pedidos mais difíceis de serem realizados faz parte de uma tradição religiosa que perpassa as barreiras das explicações científicas. Há milhares de anos, os homens constroem suas crenças em cima da palavra de um Deus próprio. Mas, a fé que habita os corações dessas pessoas se divide entre dezenas de religiões e doutrinas, já que no Brasil, muitas vezes, o sincretismo prevalece e essas crenças acabam se fundindo.

Nesta reportagem, mostraremos um perfil da religião do fortalezense, de acordo com os dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa aponta que em Fortaleza a religião predominante é a Católica Apostólica Romana. São 1.682.225 de fiéis, o que representa 67% de uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.

Contudo, o mesmo instituto registra uma redução dos católicos nos últimos dez anos. No Censo de 2000, por exemplo, quando a cidade de Fortaleza era composta por 2,1 milhões de habitantes, 1.664.521 eram católicos apostólicos romanos, o que representava 78% do total de habitantes da cidade.

Em contrapartida, as religiões protestantes conquistaram bem mais fiéis. Segundo o IBGE, em 2000, os evangélicos somavam 269.469 adeptos na Capital, o que representava apenas 12% da população. Já no Censo de 2010, os seguidores da religião somam 523.456, ou seja, cerca de 21% dos residentes em Fortaleza.

Fonte Nordeste
Leia mais...

Nenhum comentário: