A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de dom José Song Sui Wan, bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira (AM). O falecimento ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 15 de novembro.
Este nosso irmão nasceu em Xangai, na China Continental, em 1941. Em 1955, em Hong Kong, ingressou no seminário, mas temendo a perseguição religiosa, veio com a família para o Brasil, em 1959. Instalaram-se em São Paulo, e José Song ingressou no seminário dos salesianos, onde aprendeu o português. Sua profissão religiosa foi celebrada em 1962. Cursou a filosofia em Lorena (SP), e a Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Especializou-se em Letras e História e possuía fluência em diversos idiomas e dialetos.
Foi ordenado presbítero em 1971. Atuou como professor, diretor de escolas e colaborou em diferentes etapas da formação salesiana. Em 2002, foi nomeado bispo para uma das dioceses mais longínquas no Brasil: São Gabriel da Cachoeira (AM). Serviu ao povo da Amazônia com carinho e zelo até 2009, quando renunciou por motivo de saúde. Desde então, vivia em Araras (SP).
“Nós vimos a sua estrela no Oriente” (Mt 2,2), foi seu lema episcopal e expressa toda a esperança que marcou a sua vida.
Estamos unidos à família Salesiana, aos familiares de dom José Song, a dom Edson Damian e ao povo de Deus da diocese de São Gabriel da Cachoeira.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário