terça-feira, 16 de outubro de 2012

IMAGEM PEREGRINA ATRAI OS VISITANTES

Em Belém



Centenas de devotos fazem fila, na Praça Santuário, para ver de perto o ícone da fé

Centenas de devotos aproveitaram a oportunidade de estar mais perto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na manhã de ontem, na Praça Santuário, no bairro de Nazaré. Protegida por uma redoma de vidro blindado, a imagem, mais uma vez, despertou emoções em seus devotos, que aguardaram em uma longa fila sob sol forte por um momento mais íntimo e singelo com a "Padroeira dos Paraenses". A maioria deles era procedente de outros municípios paraenses.
Ter uma gravidez tranquila e um filho saudável. O desejo de qualquer mãe virou a promessa à Virgem de Nazaré da dona de casa Jaqueline Sena, de 25 anos de idade. "Ela é mãe e entende melhor do que ninguém esse amor incondicional que sentimos por nossos filhos. Queria que tudo corresse bem para mim. Então, fiz a promessa", relembrou. Jaqueline percorreu de joelhos toda a extensão do tapete vermelho que conduzia ao altar montado na Praça Santuário, subiu as escadarias e ofereceu sua gratidão e prece para Nossa Senhora. "Meu filho está com dois anos, muito esperto e saudável. Sei que Ela me ajudou e, por isso, sempre serei grata", completou Jaqueline, que estava com o filho Lucas e o marido Raimundo Souza, de 42 anos de idade, que a auxiliou no cumprimento da promessa.
Muitos dos devotos que estiveram na Praça Santuário durante a manhã de ontem estavam de passagem por Belém. "Somos de Santarém e estamos na capital só para passar o Círio. É uma tradição que já dura dez anos e esperamos que continue por outro dez, no mínimo", disse a educadora Rosário Almeida, de 52 anos, enquanto aguardava com mais três amigos na fila para visitação da imagem. "Nós estivemos ontem (domingo, 14) acompanhando a procissão. Estou com as unhas dos pés todas machucadas. Naquele momento foi muito difícil a aproximação. Por isso, viemos até aqui para ter este ‘particular’ com a Nazica", brincou a secretária Delza Branches, de 58 anos de idade, usando o apelido carinhoso dado à Virgem de Nazaré pelos devotos paraenses.
Vinda de Marabá, a família da professora aposentada Fabiana Rodrigues, de 65 anos, fez questão de estar presente em toda a programação matutina da Basílica. "Já assistimos missa hoje (ontem) e, em seguida, vim para cá fazer uma oração de agradecimento ‘cara a cara’ com a santinha. Tentei acompanhar a procissão ontem (domingo, 14), mas estava muito sufoco e sofro de pressão alta. Preferi aguardar e prestar minhas homenagens hoje (ontem), que está mais tranquilo", explicou a devota, que já planeja sua próxima romaria. "Vamos voltar correndo, pois domingo é o Círio de Marabá e queremos estar lá para mais um momento especial com Nossa Senhora", disse.
Nos portões de ferro do altar reservado à Virgem de Nazaré, milhares de fitas coloridas foram disponibilizadas por fiéis para representar os pedidos dos romeiros à "Padroeira dos Paraenses". "Disseram-me que é só fazer um pedido e dar um nó na fitinha. Fiz isso e, se tiver minha graça alcançada, voltarei como promesseira no ano que vem", disse a estudante Márcia Gomes, de 23 anos, vinda de São Luís (MA) para visitar parentes e passar o Círio em Belém. Ela decidiu acompanhar a romaria com as tias pela primeira vez, e se sentiu tocada com a fé demonstrada pelas pessoas. "É muito bonito de assistir. Mesmo quem não é religioso se emociona. Esse foi o meu caso", comentou. A imagem peregrina da Senhora de Nazaré permanecerá no altar da Praça Santuário até o encerramento da quadra nazarena.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário: