sábado, 13 de outubro de 2012

CANINDÉ: MISSA DO VAQUEIRO CELEBRA SÃO FRANCISCO



Vaqueiros se unem em Canindé para festejar uma das figuras mais importantes da cultura sertaneja

Canindé Uma celebração eucarística presidida pelo pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé, frei João Hamilton, hoje, às 10 horas, marca os 42 anos de reverência ao padroeiro da cidade. No ano que se comemora os 100 anos de Luiz Gonzaga, o maior defensor da cultura nordestina, vaqueiros, cavalos, gibão, perneiras, chapéu, guarda peito, botas, luvas, esporas, chicote, coragem, fé, união e devoção a São Francisco das Chagas de Canindé, retratam a missa mais antiga do Brasil em homenagem a uma das figuras mais popular e devota do País, o vaqueiro.

Missa do Vaqueiro em Canindé é a mais antiga do Brasil, um evento religioso e popular. O roteiro inclui caminhada para a Capela de São Pedro FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Eles aproveitam o período da maior romaria franciscana das Américas para reverenciarem o santo dos pobres, dos humildes em uma procissão que percorre as ruas da cidade e depois uma missa campal celebrada no Alto do Moinho na Capela de São Pedro, bem ao lado da Estátua de São Francisco, a maior do mundo medindo 30 metros e 25 centímetros. Durante todo o dia, vaqueiros, familiares, amigos e simpatizantes da categoria se reúnem no Parque de Exposição Francisco de Diassis Bessa Xavier, de onde seguem em direção ao local da celebração.

Leia mais...

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: