quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA O 39º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO PRESBITERIAL DE DOM ALBERTO TAVEIRA

Alan de Jesus

Belém do Pará (ZENIT.org) - O que antes era um sonho de criança, hoje é uma escolha de vida. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, recorda hoje, dia 15, seu aniversário de 39 anos de ordenação presbiteral (dia em que foi ordenado padre). A data será celebrada com missa, às 18h30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, à travessa Antônio Barreto, nº 2.167, no bairro Fátima, em Belém. Esta é a quarta comemoração do religioso este ano: no mês passado, dia 6, ele lembrou o dia de sua ordenação episcopal; em maio, dia 26, seu aniversário natalício; e em março, dia 25, sua posse.

Desde sua infância, o pequeno Alberto, filho de Alberto e Maria da Conceição Taveira Corrêa, desejava a vida consagrada, porém não imaginava quantas graças Deus lhe haveria reservado (o prebiterato e o Episcopado, com a missão de pastorear a Arquidiocese de Belém, tão longe da sua cidade natal – Nova Lima, no estado de Minas Gerais). Dom Alberto nasceu no dia 26 de maio de 1950 e iniciou os estudos primários em Nova Lima, concluindo-os em 1960.

O Arcebispo conta que a graça do presbiterato veio cedo, com apenas 23 anos de idade. “Entrei no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus no dia 27 de fevereiro de 1961, onde completei o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte, fiz os Cursos de Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais”, lembra o atual Arcebispo de Belém.

No dia 15 de agosto de 1973, o seminarista Alberto Taveira Corrêa foi ordenado padre por Dom João Resende Costa, então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Anos depois o mesmo Dom João, preside também sua ordenação episcopal, no dia 6 de julho de 1991, ocorrida na mesma cidade de Nova Lima – MG.

DOM ALBERTO

Ele é o 10º Arcebispo a assumir a Arquidiocese de Belém, terceira mais antiga do Brasil, que hoje conta com cerca de 2 milhões de fiéis. O religioso foi nomeado pelo Papa Bento XVI para essa missão no dia 20 de dezembro de 2009, após 14 anos como Arcebispo de Palmas. Chegou a Belém no dia 24 de março de 2010 e tomou posse na Arquidiocese no dia seguinte.

Nenhum comentário: