terça-feira, 31 de julho de 2012

FORÇA MISSIONÁRIA DOS JOVENS NA CAMINHADA DO BOTE FÉ SURPREENDE



Quem saiu de casa para participar da Caminhada Bote Fé na Vida e até quem foi ao terminal da Lagoa com outros objetivos, mudou sua rota para o Bairro João XXIII graças à força da juventude. Ainda na parada de ônibus do terminal, oito jovens orientavam como chegar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ponto de partida do evento, mas faziam questão de cantar músicas de louvor com perucas coloridas e placas indicando “Eu Sou um Jovem que Caminha na Fé”.
Na rota do ônibus Lagoa/João XXIII, havia jovens na rua com faixas e bandeiras, até o ponto de ônibus onde uma equipe formada pelos Grupos Bom Samaritano, Iesus e pelo EJC da paróquia recebiam cada pessoa que chegava. Logo mostravam a criatividade e o amor com que prepararam tudo apontando para o chão onde havia um caminho de setas indicando o caminho que se deveria seguir. “Os jovens vem para um evento como esse pela alegria e pela animação, mas, principalmente, porque estão buscando a fé. Aqui eles vão encontrar!”, partilhou Samuel componente da equipe.
Ao entrar na Igreja, logo se percebia o clima de JMJ, bem ao estilo Brasil de ser com muita música, festa e acolhimento a cada um eu chegada e via a cruz quadricolor da Jornada afixada no centro do santuário. Aliás, todo ele respirava o evento que terá início há exatos 358 dias, contando a partir da Caminhada, com fotos do Papa Bento XVI, bandeiras do Brasil sob os pés de Nossa Senhora e o principal, jovens cheios do espírito missionário.
Dom Vasconcelos, bispo auxiliar de Fortaleza, foi recebido ao som da música “Sou Bom Pastor”. O Exmo. Revmo. disse que esperava mais jovens no local, mas tinha a alegria de saber que aqueles poucos que chegaram eram missionários que recebiam o mandato de conquistar toda nossa Arquidiocese para Deus. “Não vos peço muita coisa, peço transbordem a alegria de serem jovens de Deus, para isso vos envio”, ressaltou lembrando que tudo isso começou com o espírito jovem do Beato João Paulo II.
Quando questionado por nossa equipe de qual teria sido seu primeiro impacto ao encontrar a juventude de Fortaleza, Dom Vasconcelos se mostrou feliz por encontrar jovens que não estão presentes apenas em grandes eventos e shows, mas na vida da Igreja. “Nossa Igreja sofre ao ver jovens mergulhados no vício, outros na desilusão e no desespero. Para trazê-los de volta à fé, é preciso outros jovens indo ao encontro deles”.
Logo na saída do trio elétrico, dois jovens educadores físicos, Priscilla e Pedro, conduziram um alongamento e aquecimento para os quase 200 jovens presentes de diversos movimentos como a Juventude Mariana Vicentina, Juventude Missionária da Regional CNBB Nordeste I, Obra Lúmen, Comunidade Recado e Comunidade Canção Nova, além da presença marcante da Região Bom Jesus dos Aflitos. Às 16h50min a caminhada saiu fazendo paradas apenas para reflexão e oração no Hospital da Mulher e na Capela São Francisco do Jardim Iracema.
Chegando à Igreja de Bom Jesus dos Aflitos às 18h20min, tiveram 40 minutos para descansar um pouco, tomar água e preparar-se para a santa missa no espaço montado pelo Setor Juventude da Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos. No início da celebração, já eram aproximadamente 800 pessoas que foram aderindo ao movimento no percurso e outros que foram direto ao ponto de chegada. Era possível ver a concentração e participação atenta de cada um ao sacrifício eucarístico presidido por Dom Vasconcelos, aclamado ao final da celebração com palmas e homenagens que o chamaram de “mais um grande bispo da Juventude em Fortaleza”.

Marcos Pavel – Representante PASCOM e FM Dom Bosco

FOTOS – Joca, Caravana da Amizade






Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: