sábado, 30 de junho de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

30/06/12 - sábado – XII semana do tempo comum

- Lamentações 2,2.10-14.18-19 –“O Senhor ouvirá a nossa súplica”

Jeremias contempla a miséria do povo que ficou em Jerusalém, durante o exílio na Babilônia e retrata a sua situação de penúria, aflição e desalento. Reconhecendo suas faltas o povo abaixava a cabeça e implorava a misericórdia do Senhor. Nós também, muitas vezes, estamos como a cidade de Judá: os nossos “campos” estão minguando, a nossa capacidade de produzir e servir a Deus e aos irmãos está se esgotando e não conseguimos nos deter em nada nem tampouco realizar nenhum trabalho útil. Temos o coração desalentado, porque antes, não tivemos uma visão correta da realidade e fomos levados a formar imagens falsas e insensatas. Em outras ocasiões, para não contrariar a nossa vontade ou mesmo para não entrar em confronto com alguém, nós nos submetemos a coisas que não são agradáveis a Deus e assim invertemos os papéis e trocamos o Criador pela criatura. Como consequência disso, vimos desfilar diante de nós as misérias e, por isso, nos afligimos, sofremos e nos lamentamos. Precisamos deixar correr uma torrente de lágrimas de dia e de noite, assim, o Senhor irá nos curar e restaurar. Assim, o profeta diz a cada um de nós, pessoalmente: “Levanta-te, chora na calada da noite, no início das vigílias, derrama o teu coração como água, diante do Senhor;” Este é o conselho do profeta para nós na hora em que estamos em situações humilhantes: levantar-se, significa ter coragem e esperança; chorar significa reconhecer a impotência , o pecado, enfim, derramar o coração é entregar-se e esperar por Aquele único que pode nos perdoar e dar alento. Ergamos, pois, as nossas mãos para Ele e deixemos que Ele nos restaure e nos liberte das utopias, dos nossos desvios, acomodações. Diante do clamor da nossa súplica de arrependimento o Senhor irá nos restabelecer na terra que Ele nos deu e cuidar da Sua plantação em nós. Assim poderemos, novamente, alimentar as “crianças” pelas ruas da cidade. – Como está a plantação do seu coração? – Você tem alimentado falsas esperanças? – Você tem medo de entrar em confronto com você mesmo (a) e com outros? – Você ainda tem entusiasmo diante dos desafios da sua vida? - Você já experimentou humilhar-se diante do Senhor, reconhecendo de coração o seu pecado?

Salmo 73 – “Não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres”

O Senhor espera o nosso lamento, a nossa necessidade, Ele precisa ouvir dos nossos lábios o clamor do nosso coração para que o Seu Nome seja glorificado pelo grande e pelo pequeno. É salutar e eficaz para a nossa alma o exercício de humildade e reconhecimento da nossa miséria. Tudo isso é parte da metodologia de Deus para nos colocar nos trilhos

Evangelho - Mateus 8, 5-17 – “ Uma só palavra basta ”

Neste Evangelho Jesus nos ensina que a fé é a mola mestra da nossa vida espiritual, por isso ela é também a alavanca da nossa conversão. A fé e a humildade eram elementos decisivos para os prodígios que Jesus concretizava. Em nenhum momento Ele deixava de curar aqueles que dele se aproximavam cheios de fé e confiança no Seu poder. Ele libertava e curava principalmente no meio dos pagãos, aqueles que eram mais necessitados e sentiam-se impotentes diante de Deus. Pelo contrário, aqueles que já se consideravam participantes do reino duvidavam de que Jesus fosse o próprio Rei, por isso, não conseguiam reconhecer os milagres que Ele operava. O oficial romano não frequentava o mesmo grupo de Jesus, não pertencia ao povo judeu, no entanto, se achava indigno, por isso, também necessitado ao passo que os judeus que andavam sempre em torno de Jesus ouvindo os Seus ensinamentos não tinham o comportamento condizente com o que Jesus lhes ensinava. Por conseguinte, não levavam a sério o que lhes era proposto e não tinham fé nas palavras de Jesus apesar de testemunharem muitos prodígios que Ele realizava. A observação que Jesus fez sobre a fé daquele homem pagão faz com que cada um de nós que nos dizemos cristãos (ãs) e, mais ainda, comprometidos (as) com a Igreja, que pertencemos a uma comunidade cristã e temos acesso à Palavra de Deus, façamos um exame de consciência sobre os critérios da vida que estamos levando. “Muitos virão do Oriente e do Ocidente e se sentarão à mesa no reino dos céus...enquanto os herdeiros do reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Podemos estar vivendo uma utopia afirmando que somos seguidores de Cristo, mas somente de fachada, sem na realidade, ter consciência de que seguir Jesus é viver conforme o que Ele ensina dando testemunho ao mundo que apesar das nossas faltas temos fé na Sua misericórdia, e que, mesmo sendo indignos, nós acreditamos que Ele vem em nosso auxilio para curar a nossa paralisia. A nossa fé é o parâmetro para que Jesus venha em nosso auxílio. O oficial romano não pediu a Jesus para ir à sua casa, mas apenas, a Sua Palavra! Uma só Palavra de Jesus basta para aquele que pede com fé e reconhece a sua própria limitação e o poder de Deus. Hoje Jesus diz também para nós: “E seja feito como tu creste”. Ele tomou sobre si as nossas dores e carregou as nossas enfermidades, portanto aquele que está deitado, desalentado, levante-se porque Jesus Cristo venceu o mundo.
Mesmo acamado (a) como a sogra de Pedro ou desenganado (a) e sem esperança, um simples toque de Jesus bastará para que tenhamos uma nova vida. Quantos não se acham muito importantes e nem têm necessidade de procurar Jesus, mas a nós, que estamos seguido o Seu caminho Ele quer atender ao pedido. Portanto, não percamos tempo, Ele tem autoridade para realizar em nós tudo de que estejamos precisando: FAÇA AGORA O SEU PEDIDO, HUMILDEMENTE!. - Você crê na Palavra de Deus? – Você vive conforme essa Palavra? - Você tem fé que Jesus pode curá-lo (a)? - Você reconhece a sua limitação diante de Deus? – Você se considera herdeiro do reino? - Você está precisando de cura? – Peça a Jesus com fé!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: