sexta-feira, 29 de junho de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

29/06/12 - 6a. Feira – XII semana do tempo comum

- 2 Reis 25, 1-12 – “Tempo de cativeiro”

Foi um tempo marcante para o povo de Israel e por mais que eles tentassem fugir do cerco de Nabucodonosor mais ele impunha o seu poderio. Jerusalém chega ao extremo da perseguição! O povo já não tinha forças para lutar e Nabucodonosor completava a sua ação levando ao cativeiro quase todo o resto da povoação, deixando apenas os vinhateiros e os agricultores. Até o templo de Jerusalém foi incendiado e o palácio do rei foi entregue às chamas e, praticamente, eles perderam tudo. Hoje, para acolher a mensagem desta palavra nós podemos nos colocar no lugar de Jerusalém e refletir sobre os momentos da nossa vida em que somos de alguma forma, acossados (as), perseguidos (as), pelas coisas, pessoas e acontecimentos, que aparentemente exercem influência sobre a nossa sorte. Perdemos o que de mais caro possuíamos e ficamos praticamente no nosso corpo. Porém, como em Jerusalém foram deixados apenas os vinhateiros e os agricultores, dentro de nós restam também os nossos dons, os nossos talentos, a capacidade que está inserida na nossa alma e que ninguém pode usurpar. Mas, principalmente, restam-nos a fé, a esperança e o grande dom de Deus, o Espírito Santo.
Hoje nós sabemos que o tempo do cativeiro foi um tempo rico para o povo de Israel. Por isso, estamos seguros de que crescemos no tempo do exílio quando pomos em prática e testamos a nossa fé e a nossa confiança Naquele que pode derrotar o “Nabucodonosor” da nossa vida.- Você também já perdeu algo que você não valorizou e que hoje lembra com saudade? – Como você reage quanto a isto diante do Senhor: com humildade ou com revolta? – Mesmo assim você tem exercitado os dons que você possui?

Salmo – 136 – “Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!”

O salmo retrata a lamentação do povo de Israel que sentia na carne o tempo que perdera e, agora, voltava o seu coração para o Senhor e para a terra que lhe havia sido tirada. Assim, em terra estrangeira o povo lamentava: “ junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando com saudades de Sião.” Será que isto também acontece conosco? Quantas vezes temos tudo nas mãos, e não damos o devido valor ao que possuímos. Só quando perdemos é que temos a consciência de que tudo que antes nós não valorizávamos é o que hoje tem realmente valor para nós. Todavia todas as coisas que nos acontecem, têm um sentido diante do plano do Senhor. Deus espera pela nossa oração, pelo nosso pedido. Ele sabe que precisamos de humildade para caminhar e ser como Ele, perfeitos e santos

Evangelho – Mateus 8, 1-4 – “ a cura da nossa lepra”

Hoje também Jesus continua estendendo a mão para nos tocar e curar as nossas impurezas purificando a nossa alma dos males que nos afetam. Hoje também, como aquele leproso nós podemos nos dirigir a ele e pedir que cure a nossa lepra “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. Ele está sempre atento às nossas necessidades e, com certeza, conhece todas as nossas carências, tem um plano para realizar na nossa vida e na hora devida atenderá às nossas reivindicações. A vontade de Deus para nós é sempre o bem e a felicidade e, com efeito, sempre irá querer para nós tudo o que nos fará felizes. A lepra representa o pecado que nos desarmoniza com Deus, conosco e também com o nosso próximo. Deus nos perdoa de acordo com o nosso coração, mas é preciso que demos o testemunho indo cumprir o que Jesus mandou: “ mas vai mostrar-te ao sacerdote....” Em primeiro lugar o Senhor nos deseja purificar e extirpar de nós a raiz do nosso pecado. Na medida em que nos humilhamos e pedimos confiantes a cura do nosso coração Deus também vai realizando em nós uma obra de purificação. O ir ao sacerdote é uma forma de expressar humildade e obediência à palavra do Senhor confessando as nossas faltas e reconhecendo o nosso estado de pecador. – O que você entende por: vai mostrar-te ao sacerdote? – Para você o que significa a confissão dos pecados? Você acha que precisa humilhar-se diante de Deus e dos homens para conseguir alguma coisa?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: