16/06/12 – Sábado – Imaculado Coração de Maria
Reflexão pessoal – Isaías 61, 9-11 – “as vestes da salvação”
O profeta Isaías prenuncia as características dos descendentes de Deus apregoando que eles serão reconhecidos pela veste da salvação e exultarão de alegria formando um povo abençoado que chamará a atenção de todos. Foi por meio de Maria, a escolhida, que esta profecia se concretizou e a descendência de Deus foi conhecida entre as nações. Jesus é Filho de Deus e de Maria. Foi Ele quem trouxe para todos nós as vestes da salvação, o manto da justiça e a coroa de glória. A glória e a justiça do Senhor são germinadas diante de todas as nações por todos aqueles que o buscam de coração. Por isso, aqueles que aceitam vestir-se com esse manto são também reconhecidos como descendentes abençoados por Deus. Assim sendo, nós também, exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações. – Você também é reconhecido (a) como descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao mundo a alegria de ser salvo (a)?
Salmo – 1 Samuel 2 – “Meu coração se regozija no Senhor”
A oração do salmo anuncia o júbilo do homem e da mulher que são dependentes do poder de Deus. Sentirmo-nos fracos (a) e impotentes é o caminho para que possamos nos regozijar com os prodígios de Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco….para fazê-lo assentar-se com os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.
Evangelho – Lucas 2, 41-51 – “a nossa verdadeira missão”
Jesus, com doze anos já pôde nos dar uma lição de vida e abrir os nossos olhos para que não tenhamos uma alma acomodada. Assim foi que Ele fez ao mundo a primeira revelação da Sua verdadeira missão: “ocupar-se com as coisas do Pai”. Ele quis mostrar a cada um de nós, que antes de sermos cidadãos (ãs) da terra, nós o somos do céu e, por isso mesmo, temos uma missão que começou desde o momento em que nascemos. Maria também dá para nós um exemplo de submissão à vontade de Deus quando se quedou diante dos argumentos do seu Filho. Humanamente falando, no seu coração deve ter havido muita inquietação e preocupação, no entanto, por ser ela uma “mulher de Deus”, obediente e atenta aos sinais do céu, conseguiu guardar “todas estas coisas” confiando em que a vontade do Senhor estivesse acontecendo. O plano de Deus para a nossa vida está esboçado no mais profundo do nosso ser e, se soubermos “guardar no coração” os sinais que o Espírito Santo nos dá, também poderemos, como Jesus, dizer com autoridade para aquelas pessoas que se admiram com o nosso proceder e nos questionam: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? Jesus buscou na casa do Pai o conhecimento para alimentar o Seu espírito, por isso, assim como Jesus também precisamos buscar a sabedoria na casa do Pai. A casa do Pai para nós deve ser a Palavra de Deus com os Seus ensinamentos, a vivência dos Seus mandamentos, a submissão e a obediência à Igreja que se manifesta por meio dos pastores que nos orientam. – Você já consegue perceber os sinais da sua missão aqui na terra? – Dentro do seu coração existe algum anseio, algum desejo que você ainda não conseguiu distinguir? – Você tem cuidado das coisas do Pai? – Você é obediente?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário