domingo, 13 de maio de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

13/05/12 - VI Domingo da Páscoa

– 1ª. Leitura – Atos 10,25-26.34-35.44-48 – “Que todos sejam batizados ”

Convencido de que Deus não faz distinção de pessoas, Pedro não negou a água do batismo àqueles que praticavam a justiça e temiam a Deus, aos quais o Espírito Santo se manifestou, realizando também coisas prodigiosas. Portanto, o relato de São Lucas nos Atos dos Apóstolos põe em evidência o Amor de Deus pelo homem qualquer seja ele, independentemente de origem, de raça, de cor, de língua ou em qualquer situação de vida. Assim sendo, vimos como o dom de Deus, o Espírito Santo foi derramado também sobre os pagãos que cheios do Espírito louvavam ao Senhor e falavam em “línguas estranhas”. O Espírito Santo nos leva a dizer e a fazer coisas incompreensíveis aos olhos humanos. Pela ação do Espírito nós também podemos comprovar a assistência e o olhar carinhoso que Deus tem para conosco. O Pai deseja que todos os homens e mulheres do mundo sejam batizados (as) em Nome do Seu Filho Jesus, pois foi para isto que Ele veio ao mundo. A salvação de Jesus não é como um prêmio da loteria que se destina somente a quem for sorteado. Nós também não podemos fazer acepção de pessoas nem tampouco “escolher” aqueles ou aquelas com quem mais nos identificamos para serem premiados (as) com a salvação de Jesus. Pelo contrário, devemos também nos alegrar e louvar a Deus quando percebemos que pessoas que nunca imaginamos, fazem parte do rebanho de Jesus Cristo. Em Nome de Jesus precisamos acolher a todos que creem Nele e aceitam a Sua Salvação. - Você se sente escolhido (a) ou você acha que foi você quem fez a opção por Deus? - Como você encara as pessoas que não têm nenhuma religião? - Será que o Espírito Santo pode manifestar-se através delas também? – Você também ora em línguas estranhas?

Salmo 97 – O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações”

O Senhor faz conhecer a sua salvação a todas as nações. Através de cada um de nós Deus revela o seu amor. Somos chamados (as) a levar a mensagem da salvação a todas as criaturas e testemunhar o seu amor sempre fiel por cada um de nós. Precisamos aclamar o Senhor com toda a força que há em nós, pois somente assim os confins do universo contemplarão a salvação do nosso Deus. É este o nosso desígnio e o sentido maior da nossa existência.

2ª. Leitura - 1 João 4, 7-10 - “Deus nos amou primeiro”

Deus nos amou primeiro! Ele não esperou pelas nossas ações, para nos manifestar o Seu amor. E o amor de Deus foi manifestado ao mundo pelo Seu Filho Jesus que nos veio dar vida e santidade. Às vezes nós temos a preocupação de amar a Deus com o nosso próprio esforço, no entanto, pela palavra de São João nós compreendemos que Deus é quem nos motiva a amá-Lo com o amor que Ele mesmo nos concede. São João nos recomenda seguir o mandamento do amor a fim de que possamos testemunhar que Deus nos ama. O amor vem de Deus. Se nós não nos amamos uns aos outros é sinal de que não conhecemos o amor do Pai, pois somente sente este amor quem o vivencia no seu dia a dia. “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.” Não poderemos mais afirmar que não conseguiremos amar os nossos irmãos e irmãs, mesmo aqueles (as) que, para nós são os mais difíceis e “antipáticos”, pois o amor vem de Deus e nós não precisamos nos esforçar para vivê-lo. – Você também acha que precisa esforçar-se para amar a Deus e ao próximo? – Você sente o amor de Deus? – Como Ele tem se manifestado na sua vida? – Você tem vivenciado este Amor no seu dia a dia?

Evangelho – João 15, 9-17 – “ frutos que permanecem ”

Somos os escolhidos do Pai! O próprio Jesus nos afirma que não fomos nós que O escolhemos, mas foi o Pai quem nos entregou a Jesus e Ele é a nossa razão de viver e de produzir frutos. Permanecendo no amor de Jesus nós produziremos os frutos que o Pai quer colher de nós no mundo. Podemos produzir muitos frutos, todavia, um dos melhores frutos que podemos produzir é o fruto da alegria. Fazer com que a alegria de Jesus esteja em nós e, consequentemente, levá-la ao mundo é um fruto que permanece. Para que isso seja possível Jesus nos orienta: “permanecei no meu amor”. Somente permanecendo no amor de Jesus nós poderemos levar ao mundo a alegria que vem do coração do Pai. Todos nós temos vontade de ser alegres, pois a alegria é um sinal do estado de felicidade e de paz. Uma prova disso é que vivemos no mundo procurando “coisas” e “acontecimentos” que nos alegrem, no entanto, nós sabemos que o Amor de Deus é a única fonte perene de alegria e que só seremos felizes se permanecermos nesse amor. Todos os outros meios materiais que buscamos são ineficazes para nos conceder uma alegria duradoura. Por isso, Jesus nos alerta: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Perdemos um precioso tempo da nossa vida buscando nos ópios do mundo uma alegria falsa e ilusória quando nos voltamos para os “prazeres” que nos são oferecidos, como o beber demais, o comer excessivo, as drogas, a sensualidade, o consumismo, as conversações vãs, os filmes que nos são maléficos, os programas de TV que desvirtuam a nossa alma, os shows de comediantes vulgares, as “baladas” das noites em claro, e também, as músicas cuja mensagem nos tira de Deus. Podemos ter a absoluta certeza de que todas às vezes que nos dedicamos a estas práticas, nós nos afastamos da verdadeira fonte de alegria que é Deus e assumimos a companhia do Seu inimigo, o demônio. Ele aí, então, faz a festa na nossa vida e nós, depois de provarmos a efemeridade da euforia do mundo cedemos à tristeza. Os prazeres do mundo nos tiram a liberdade interior e nos aprisionam nas cadeias do inimigo. O amor de Deus que é fonte de alegria é também o motivador das nossas ações. Assim sendo, para que nos amemos uns aos outros precisamos permanecer unidos ao Espírito Santo que é o Amor entre o Pai e o Filho. – Você cultiva a alegria do Espírito Santo? – Você é uma pessoa alegre ou experimenta apenas “momentos” de alegria? – Aonde você tem buscado ser feliz? – Para você o que é permanecer em Jesus? - Você já pensou quais são os frutos que o Pai o (a) destinou para que você produza?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: