segunda-feira, 30 de abril de 2012

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão

Semana de Oração pela Unidade dos cristãos
20 a 27 de maio de 2012

“Todos seremos transformados pela vitória
de Nosso Senhor Jesus Cristo”
(Cf 1 Cor 15,51-58)

Irmãos e irmãs da caminhada ecumênica!

Entre os dias 20 a 27 de maio de 2012, cristãos e cristãs de todo Hemisfério Sul, estarão unidos, celebrando a SOUC. Será uma semana muito especial, pois pessoas das mais variadas etnias e culturas estarão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade. Mas o que é estar unido na diversidade?
Unidade na Diversidade
A junção dessas duas palavras, Unidade e Diversidade, ou Unidade na Diversidade, nos dá a impressão de que é impossível construir um ambiente assim, em tese, diversidade geraria separação. Mas no mundo cristão esse raciocínio dribla a lógica, pois o diálogo aberto e fraterno permite, mesmo na diversidade, a abertura ao outro, àquilo que eu não tenho, mas admiro e respeito no meu irmão de fé. Afinal existe uma máxima que gere a todos os cristãos: “maior é aquilo que nos une do que o que nos separa”. Todos estão sob um só Cristo, um só Pastor, fazendo parte de um só rebanho e, embora os caminhos para se encontrar com Deus sejam variados, a meta é sempre a mesma:“amar o próximo como a si mesmo” (Gl. 5.14).
Construir a Unidade
A unidade, nem sempre é fácil de ser conseguida. Mas o esforço de muitas Igrejas no Brasil, sejam elas igrejas-membro do CONIC ou não, têm sido cada dia maiores. Nesse sentido, a SOUC, que este ano tem como tema “Todo seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” baseado na carta do apóstolo Paulo em 1ª Cor. 15. 51-58, pretende contribuir para que irmãos e irmãs de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração. Participe conosco da SOUC 2912 e sejamos sempre Um (Jo. 17.21).
Irmãos e irmãs da caminhada ecumênica!
Este ano em que comemoramos 30 anos de CONIC e 40 anos de CIER, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o lema bíblico da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Cor. 15. 51-58), vem elaborada pelos irmãos e irmãs da Polônia, país marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem no testemunho de fé, vencendo inúmeros desafios.
O CIER convida a cada um e cada uma de vocês a se unir a este grande mutirão, que a Semana Oração pela Unidade dos Cristãos produz. Cada um/a é chamado/a a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor. Temos diante de nós muitos desafios, oremos e mostremos sinais concretos na busca de superação!
Que a reflexão desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé alimentada na certeza que vem da vitória do Ressuscitado.
Com Graça e Bênção!
Pastor Inácio Lemke – IECLB
Presidente do CIER
Dom Oneres Marchiori – ICAR
Vice-Presidente do CIER
Outras informações acessar: http://semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com.br/p/tema-souc-2012.html

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: