sábado, 7 de abril de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

07/04/12 – Sábado – Vigília Pascal

– Romanos 6 ,3-11 - “sepultados com Jesus, ressuscitaremos com Ele”

Fomos batizados na morte de Jesus Cristo e com Ele fomos sepultados para ressuscitarmos também com Ele. A nossa vida é uma eterna vigília. Enquanto esperamos a vida eterna estamos firmes e confiantes em Jesus que se entregou por nós. O nosso homem velho foi crucificado com Cristo para que seja destruído em nós o corpo do pecado e não mais servirmos ao pecado. Fazem parte do nosso ser “homem velho” os nossos pensamentos, sentimentos e ações que destoam do que Jesus veio nos ensinar. A falta de perdão, o ressentimento, os desejos de vingança, as nossas atitudes de indiferença e desprezo para com o próximo, assim como também as práticas que nos desvirtuam do que é espiritual e nos fazem viver segundo a carne. Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Portanto, aquele que morreu está livre do pecado. Vivemos para Deus e somos felizes, porque pertencemos a Cristo. Com efeito, não devemos desanimar diante das dificuldades e dos sofrimentos da nossa vida, se somos identificados a Jesus Cristo. Cristo ressuscitou dos mortos; a morte não tem mais poder sobre ele. A morte é a escravidão ao pecado, por isso, precisamos nós também, vigilantes, morrermos para o pecado para ressuscitarmos com Cristo. - Você já deixou se crucificar com Cristo ou o pecado ainda domina a sua carne? - Como você tem encarado as dificuldades da sua vida: com esperança ou com desânimo? - Olhando para a história de Jesus o que você percebe na sua história? Alguma semelhança?

Salmo 117 – “Aleluia, Aleluia, Aleluia”

Eterna é a misericórdia do Senhor. Passado o tempo da aflição, o tempo da penúria, nós conseguimos enxergar de novo a Luz que vem do céu e que ilumina os nossos passos. Quem espera sempre alcança. Cada momento deve ser vivido e curtido dentro da sua realidade, porém nunca devemos esquecer que a mão direita do Senhor faz maravilhas e que por isso damos graças ao Senhor porque Ele é bom.

Evangelho – Marcos 16, 1-7 “Jesus ressuscitou”

A leitura nos conta que algumas mulheres depois de uma noite de tristeza e desolação resolveram fazer alguma coisa em favor de Jesus. Dirigiram-se ao túmulo à Sua procura. Elas queriam de alguma forma agradá-lo, levando perfume para ungir o Seu corpo. Mas... o sepulcro estava vazio. Decepcionadas elas ficaram assustadas por não encontrarem o Seu Corpo o qual pretendiam ungir com perfumes. O anjo do Senhor, porém, fez com que elas despertassem e abriu-lhes os olhos para que não ficassem mais procurando a Jesus como um cadáver, mas seguissem em frente que O encontrariam na Galiléia: “Ele não está aqui. Ressuscitou!” Esta é a maior verdade a qual precisamos ter em mente e também no nosso coração: “Jesus ressuscitou”! Não podemos mais procurar entre os mortos e acabrunhados a pessoa de Jesus, porque Ele está vivo muito perto de nós. Por isso, também nós temos que agir nos desapegando das coisas velhas, passadas, que não têm mais serventia a fim de podermos ter uma experiência com a vida nova de Jesus. Se ficarmos olhando para trás, mirando somente o que passou ou com os olhos postos no chão, que é o sofrimento, a decepção, nunca conseguiremos enxergar o Jesus, vivo, e ressuscitado, o Jesus da esperança, Jesus do amanhecer que está no alto, porém muito perto de nós. - E você tem procurado Jesus entre os mortos ou entre os vivos? – Você tem olhado mais para frente, ou tem se voltado muito para o seu passado? – Você desanima e se entristece quando você não encontra quem ou o que você procura?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: