quarta-feira, 21 de março de 2012

SER PASTOR DE UM REBANHO COM 2.040.843 PESSOAS

Aniversário de dois anos de posse do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa

Por Alan de Jesus

BELÉM (ZENIT.org) - Ser pastor de um rebanho com 2.040.843 pessoas (Dados do senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE); presidir uma das maiores manifestações religiosas católicas do mundo, o Círio de Nazaré, que ano passado reuniu, na capital paraense, 2,2 milhões de fiéis (Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos – Dieese-Pa); além de conduzir os trabalhos desenvolvidos em 73 paróquias e organizar um projeto de evangelização missionária em preparação para o XVII Congresso Eucarístico Nacional, previsto para 2016. Estes foram alguns dos desafios assumidos pelo atual Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que na próxima sexta-feira, 23, comemora dois anos de posse, sendo o décimo Arcebispo de Belém, capital do estado do Pará, e o vigésimo Bispo desde a criação dessa circunscrição eclesiástica. Em entrevista ao site ZENIT em Português, o religioso avalia os trabalhos desenvolvidos até hoje e revela os planos para os próximos anos na Arquidiocese.

“Quando um bispo é nomeado para algum lugar, como eu para a Arquidiocese de Belém, ele vem com uma missão muito clara. Ele vem em nome da Igreja, por nomeação do Papa. A frase ‘Até aqui o Senhor nos ajudou’, retirada do livro de I Samuel, pode ser aplicada nesta Arquidiocese, inclusive com uma certeza: de que Deus sempre vai ajudar. Porque eu vim em nome do Senhor, não vim em nome próprio; nenhum bispo vem em nome próprio. Não é um plano de carreira. Não posso dizer: eu quero ser bispo de tal lugar. É chamado. Através da palavra do Papa alguém é chamado para viver uma tarefa”, explica o arcebispo.

Para ele, os trabalhos desenvolvidos ao longo desses dois anos produziram muitos frutos. “Minha avaliação é muito positiva. Hoje, temos mais pessoas envolvidas no serviço da evangelização, trabalhamos nosso projeto ‘Igreja de Belém em Missão’, nossa preparação para o Congresso Eucarístico Nacional e para nossa próxima Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, além da graça da instalação de novas paróquias, novas vocações e mais trabalhos com a juventude, com as famílias e por aí a diante”, afirma. “E tenho certeza que o Senhor está mostrando muitas coisas para a nossa vida de Igreja”, completa.

PROJETOS PARA 2012

Com relação aos próximos passos dados pela Arquidiocese de Belém, o Arcebispo revela que irá “trabalhar todo o calendário pastoral da Arquidiocese e dar uma atenção especial a três pontos: ao Projeto Igreja de Belém em Missão, à Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e à preparação do Congresso Eucarístico Nacional”. Fora isso, outras ações são esperadas para este ano na Arquidiocese, como a construção da Igreja São Pio X e a inauguração da Casa Sacerdotal Bom Pastor.

No ano passado, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto, aproximou-se mais dos fiéis com a iniciativa de abençoar a corda em frente ao Colégio Santa Catarina, ao final da procissão do Círio. “Esta foi uma iniciativa muito boa que surgiu ano passado. Espero que novas surjam neste ano”, deseja o Arcebispo. Ele lembra ainda que: "o Círio deste ano será nossa primeira atividade do Ano da Fé. O tema deste ano da festa, por exemplo, foi baseado no Ano da Fé: 'Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria', porque Maria é o modelo da vida de um cristão".

BISPO AUXILIAR

Com relação a presença de um bispo auxiliar na Arquidiocese, Dom Alberto avalia: “Excelente. Acho que Dom Teodoro é um presente de Deus. A convivência é ótima. Ele tem uma capacidade de trabalho, dedicação e um amor ao povo de Deus fora do comum. Avalio a presença dele de uma forma extremamente positiva, pois tem preparação e competência para o cargo, além de já ter estabelecido um relacionamento muito forte com os católicos de Belém”, relata.

PRESENTE

O religioso antecipa seu desejo e revela o presente que gostaria de ganhar na data. “O presente de aniversário de posse que desejo dos católicos é que vivam o Evangelho, que sejam verdadeiros discípulos de Jesus”.

Nenhum comentário: