quarta-feira, 28 de março de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/03/12 - 4ª. Feira- V semana da quaresma

– Daniel –3,14-20.24.49.91-92.95 – “o louvor que liberta ”

O Senhor é poderoso! A nossa vida e sobrevivência estão entregues em Suas mãos. Se Ele quiser que passemos pelo fogo, nós provaremos da sua assistência e proteção e Ele também nos enviará um anjo para nos libertar do calor do fogo e nos refrescar. O exemplo dos jovens na fornalha ardente é uma motivação para que também nós possamos resistir diante dos reis deste mundo quando insistem em nos fazer propostas “alvissareiras” nos momentos em que enfrentamos os desafios do nosso dia a dia. Nesses momentos a melhor oração será o louvor. Louvar o Senhor na hora da tentação e da dificuldade nos dá a certeza de que o anjo do Senhor também desceu para perto de nós e nos livrará da morte. Somos salvos e protegidos apesar das chamas nos rodearem e nos cercarem. Quem confia no Senhor nunca será confundido. Os três jovens submeteram-se até a morte, mas não se deixaram seduzir pelo rei confiando no Senhor que não os deixou morrer. Assim como eles se rejeitaram a adorar aos deuses do rei e foram presos por Amor à causa do Senhor dando um verdadeiro testemunho de fidelidade à Lei de Deus, nós também podemos fazê-lo, pois o Senhor tem poder para nos libertar. Há momentos na nossa vida em que nos sentimos encurralados (as) e não vemos saída, senão, a de cedermos às investidas do inimigo que nos acena com a “vida” e nos dá de bandeja, “a morte”. Precisamos estar muito firmes e confiantes na Palavra de Deus que nos prometeu mandar um anjo para guardar o nosso caminhar. Assim como está escrito, acontecerá também a nós: “Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.” O rei Nabucodonosor se rendeu diante das evidências reconhecendo o poder de Deus e exaltando o Seu Nome. Assim também, nós despertamos as pessoas que não acreditam na intervenção de Deus quando desafiamos as práticas do mundo e nos mantemos fiéis ao Evangelho. – Você já passou por alguma situação dessas? – Como você agiu: você caiu no “conto do vigário” ou enfrentou o rei confiando em Deus? – Essa história pode servir de lição para você? -Em que momento da sua vida ou em que circunstância isso pode acontecer?

Salmo – Daniel 3 – “ A vós louvor, honra e glória eternamente!”

Louvar e honrar a glória do Senhor é para nós um remédio muito eficaz. Eternamente, significa para sempre, por isso mesmo, em todas as ocasiões e por qualquer motivo nós devemos dar graças ao Senhor como fez Daniel na fornalha ardente. Faça hoje a sua oração de louvor imitando a Daniel e diante das obras que têm acontecido na sua vida repita também como ele: “a vós louvor, honra e glória, eternamente!”

Evangelho – João 8, 31-42 – “a verdade nos liberta”

Todos nós buscamos a verdade e ansiamos também por liberdade, por isso Jesus nos afirma que quem conhece a verdade é livre. A experiência com a Palavra de Deus é a única maneira para que sejamos verdadeiramente livres, porque Ela é a verdade que nos liberta. Com efeito, o legítimo discípulo de Jesus precisa permanecer na Sua Palavra, a fim de saber dar testemunho ao mundo de que Ele é o Filho de Deus enviado para nos libertar de toda escravidão. A Palavra de Deus nos tira da ignorância esclarecendo as nossas dúvidas e nos fazendo enxergar os sinais de esperança para a vida nova que o Senhor nos oferece. Jesus Cristo é a verdade do Pai para nós. Ele veio ao mundo para nos revelar a face de Deus e nos comunicar o jeito de ser do Pai, a fim de que possamos imitá-Lo já que fomos feito à Sua imagem e semelhança. Conhecer a verdade é ter experiência com o amor de Deus e ter conhecimento profundo dos Seus mistérios para a nossa vida. Há muitas coisas que esperamos e almejamos alcançar, mas não temos a devida consciência de que é isto também que o Pai planejou para nós. Somente Jesus, porque conhece o Pai, pode nos revelar os segredos Ele nos deseja transmitir. Assim, pois, todos nós poderemos ser livres de nós mesmos (as), das nossas tendências pecaminosas e da nossa humanidade decaída pelo pecado, se permanecermos ligados a Jesus. Em Jesus, fomos livres do pecado que antes nos escravizava. Quando temos um encontro pessoal com a Salvação de Jesus, ao mesmo tempo, fazemos a experiência do amor e da misericórdia do Pai. Deus tem um plano de amor para cada um de nós, pessoalmente, e quando começamos a percebe-lo e acolhe-lo, então vamos nos tornando mais livres da nossa vontade própria e dos nossos projetos pessoais. Também podemos afirmar com convicção: “somos filhos (as) de Abraão”, “somos filhos (as) da promessa de Deus!” Deus é o nosso Pai e nos deu a liberdade, por isso, somos filhos livres e emancipamos de nós mesmos (as) para confiar somente em Jesus Cristo, que é CAMINHO, VERDADE E VIDA! – Qual é a imagem que você tem de Deus, Pai? – O que Jesus veio ensiná-lo (a) em relação ao Pai? – Você conhece a verdade sobre si mesmo (a)? – Você se considera uma pessoa livre ou ainda é muito preso (a) aos seus planos e projetos pessoais? - Você já começa a ter entendimento da verdade de Deus para sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: