quarta-feira, 28 de março de 2012

PAPA ENCONTRA FIDEL CASTRO EM ÚLTIMO DIA DE VISITA A CUBA



O papa Bento 16 é recebido pelo presidente cubano Raul Castro, nesta quarta-feira.
REUTERS/Jorge Silva






O papa Bento 16 encerra hoje sua visita a Cuba com uma missa que deve atrair mais de um milhão de fiéis em Havana. O líder da Igreja Católica também deve se encontrar com o ex-dirigente cubano Fidel Castro.
Quatorze anos após a visita histórica do papa João Paulo II, o papa Bento 16 celebra hoje uma missa na Praça da Revolução no centro de Havana às 9h locais (11h em Brasília). Pelo menos 1 milhão de pessoas são esperadas na celebração que marca o fim da viagem do papa a Cuba. Esse último dia da visita de Bento 16 também será marcado por um encontro com o ex-presidente Fidel Castro.
No site oficial “Cubadebate”, Castro revelou que foi sua a iniciativa de pedir uma audiência com o papa, mas não deu mais detalhes sobre o horário ou o local da reunião. Sobre o encontro de ontem entre Bento 16 e o atual presidente cubano, Raúl Castro, foi divulgado que o papa pediu mais espaço para a Igreja Católica em Cuba e pediu também que o país decretasse a sexta-feira santa como feriado. Ao final do encontro, o Papa e Raúl Castro trocaram presentes: o líder cubano deu a Bento 16 uma escultura da Virgem e recebeu um livro.
Paralelamente a esse encontro, o cardeal Tarcisio Bertone, número 2 do Vaticano, encontrou o vice-presidente cubano, José Ramon Machado Ventura, e tratou de questões humanitárias ligadas a dissidentes políticos. “Inúmeras mensagens de caráter humanitário foram recebidas pelo Vaticano por pessoas que estão em dificuldade”, diz texto oficial da Santa Sé.
A partida do pontífice rumo a Roma está prevista para o final da tarde sdepois de um percurso em papamóvel pelas ruas da capital até o aeroporto de Havana.

Nenhum comentário: