sexta-feira, 30 de março de 2012

IGREJA DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM DO PARÁ RECEBERÁ UM DOS MAIORES OSTENSÓRIOS DO BRASIL

Uma contribuição de Alan de Jesus, jornalista da Arquidiocese de Belém do Pará

Por Alan de Jesus

Belém (ZENIT.org) - Igreja da Arquidiocese de Belém receberá um dos maiores ostensórios do Brasil. Confeccionado pelo artesão paraense Afonso Falcão, o novo ostensório da Arquidiocese de Belém é feito em Cedro, revestido com folhas de ouro e possui 1,80 de altura. Idealizado pelo Reitor da Igreja das Mercês, padre Sebastião Fialho, a peça litúrgica ficará em um lugar reservado no Altar-mor desse templo religioso. Além disso, a hóstia consagrada que ficará exposta na peça litúrgica tem formato diferenciado, 40 centímetros de largura, e foi encomendada às religiosas do Carmelo de Santa Teresinha, no município de Benevides. Exaltando o desejo de em 2016 o templo religioso receber a anúncio, transformando-o em Santuário de Adoração Perpétua, os fiéis acolherão no próximo domingo, 1 , às 10h30, a entronização do novo ostensório da Reitoria, feita pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, após a tradicional Procissão de Ramos.
Para o Reitor da Igreja das Mercês, padre Sebastião Fialho, o novo ostensório possibilitará que os fiéis adorem a Deus independente do horário. “O Santíssimo Sacramento ficará sempre exposto para atender as demandas espirituais dos que almejam um encontro pessoal com Cristo”, explica. Segundo ele, o objeto será coberto nos horários de missa. “Nós colocaremos uma cortina em frente a ele para que, durante as celebrações eucarísticas, possamos fechá-la, impossibilitando sua visualização”, relata.
A Reitoria, localizada no Bairro do Comércio, já realiza constantes adorações e vigílias semanalmente para louvar a presença real de Cristo, por meio do Sacramento da Eucaristia. Joelhos no chão, mãos unidas, olhos cheios de lágrimas e orações direcionadas a Deus. Esta é uma das cenas comuns dos que, motivados pela fé, procuram a tricentenária Igreja. Um dos fiéis que nunca falta esse momento religioso é o professor de língua portuguesa Fabrício Quaresma. Segundo ele, o momento é de alegria. “Estou com muita expectativa. É emocionante saber que a qualquer momento do dia posso vir aqui para adorar ao Senhor”, revela.
A secretária Viviane do Socorro Moraes, namorada de Fabrício, sempre o acompanha em adorações e revela os frutos do encontro pessoal com Deus. “Estamos participando da preparação para fazer parte do Grupo de Adoradores da Igreja. O objetivo é nos formarmos sobre a presença real de Deus em nosso meio”, explica. “Após esse primeiro momento, faremos uma escala semanal para ajudar as pessoas que desejam adorar a Deus”, completa.

Nenhum comentário: