segunda-feira, 19 de março de 2012

FESTEJOS EM HONRA A SÃO JOSÉ ENCERRADOS




Nas fotos de José Maria Melo, o titular do blog, primeiramente, as dependências da Catedral tomadas pelos fiéis católicos, 2) Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza, concede entrevista; 3) Devoto de São José tenta tocar na imagem. 4) Devotos carregam a imagem de São José para dar início a procissão, 5) Dom José à frente do andor do santo e, finalmente, a multidão acompanhando a procissão, que terminou depois das 18 horas, com saída e chegada à Catedral.












































Com uma procissão, que começou às 17h10 e a celebração de cinco missas, uma delas presidida por dom JOsé Antonio A. Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, que está sendo realizada neste momento, ficaram encerrados os festejos em honra a São José, padroeiro do Ceará, "graças a Aquiraz, nossa primeira capital e que tem como padroeiro São JOsé". O dia de encerramento da festa do nosso padroeiro começou com uma celebração eucarística às 8h30, denominada de "Missa dos Enfermos". Às 10 horas, foi celebrada à missa dos "Josés"; às 12 horas, a das "Crianças" e às 16 horas, com a celebração sendo presidida pelo padre Luís Fernandes de Oliveira, presidente do Tribunal Eclesiástico. Em seguida, a procissão que saiu da Catedral, às 17h10, tendo áfrente dom José Antonio, com animação do padre Antônio Furtado, pedindo a todos os fiéis e devotos de São José para que cantassem o hino do santo "São José a nós vosso amor, seja o nosso bom protetor. Aumentai o nosso fervor..."Durante todo o dia de hoje, as dependências da Catedral foram tomadas por fiéis católicos, especialmente os devotos de São José, que chegaram muito à Sé para reverenciar o santo a quem todos pedem, principalmente os agricultores do nosso Estado, "chuva".



QUEM É SÃO JOSÉ


O arcebispo de Fortaleza deu início a sua entrevista dizendo que a solenidade de hoje tem um nome: "São José, padroeiro da Igreja Universal, o que significa que São José é o padroeiro da Igreja Católica". E passa a descrever que "Deus escolheu São José para semente da Igreja. A convivência da família de Nazaré, José, Maria e Jesus foi a primeira célula da Igreja. José foi aquele que respondeu com fé ao chamado de Deus, que mandou que ele assumisse Maria como sua esposa. Ele queria deixá-la. E José se casa com Maria, cuida dela e cuida do filho a quem transmite todo o seu carinho, toda a sua dedicação. Essa primeira celula cresceu muito e é hoje toda Igreja, comunidade do povo de Deus". Dom José Antonio disse mais que duas vezes por ano se comemora São José. Primeiramente, como patrono da Igreja universal e hoje é o seu dia, e também no dia 1º de maio, São José Operário, para lembrar o trabalhador que viveu do seu trabalho, a missão que Deus lhe deu.

Nenhum comentário: