sábado, 3 de março de 2012

BOTE FÉ LEVOU UMA MULTIDÃO DE JOVENS AO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA






Nas fotos de José Maria Melo, os símbolos da Jornada Mundial de Juventude (Cruz e o Ícone de Nossa Senhora) se encontram no altar do Santuário de Fátima, onde foram recebidos por uma multidão, que lotou todas as dependências daquele templo e muitos fiéis católicos ficaram do lado de fora da Igreja. Dali, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram levados para o aterro da Praia de Iracema, onde se encontrava outra grande multidão de jovens, que segundo os organizadores eram cerca de 100 mil, que emocionada recebeu os símbolos.






Os jovens tomaram conta, na tarde-noite de ontem, do aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, durante o evento denominado de "Bote Fé", para recepcionar os simbolos da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho.











A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram separados no santuário de Fátima, no inicio da tarde de hoje, mas sairam dali na mesma hora, no horário previsto: 15 horas, com os jovens emocionados. A grande maioria fazendo questão de levar a Cruz ou quem não conseguiu, pelo menos tocou nela. Os símbolos sairam do santuário numa camioneta furgão da empresa de transportes Confiança.







Tanto a Cruz quanto o Ícone de Nossa Senhora foram anunciados pelo animador do Bote Fé, Moysés Azevendo, depois das 17 horas, quando ele pediu que a grande multidão de jovens, calculada em cerca de 100 mil pelos organizadores do evento, olhasse para trás, "porque nesse momento está passando pelo nosso meio a Cruz peregrina, que foi entregue aos jovens pelo beato, na época Papa João Paulo II. Ele pediu que os jovens levassem a Cruz ao mundo e hoje ela está aqui no meio de nós. Ela que já passou pela Argentina, Espanha, Polonia, Estados Unidos, França, Filipinas, Canadá, Alemanha e, novamente, pela Espanha, onde o papa Bento XVI anunciou que ela viria para o Brasil e hoje está no meio de nós, juntamente com o Ícone de Nossa Senhora". E pediu uma salva de palmas. Um delirio.







Antes, houve uma preparação do animador (Moysés) para receber o símbolos da JMJ RIo 2013. Moisés começou dizendo "Vamos nos preparar para esse momento tão importante. Esse momento da chegada da Cruz peregrina aqui". E mandou que todos cantassem e rezassem e diga "Vem...Espírito Santo". E o Ministério de Música foi entoando a música do Espírito Santo 'HOje, eu quero ser um novo homem. Hoje passo a ser um novo homem. De braços erguidos, cantem. "Vem, Espirito Santo com teu poder".







Neste momento, dom José Antonio A. Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, preside uma celebração eucarística. O evento continuará até às 23 horas, com apresentação de cantores como Zé Vicente, Irmão Kelly Patricia, Comunidade Recado, Sueli Façanha entre outros.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará tinham 328 pessoas envolidas na operação de segurança do evento. Foram 180 homens da Polícia Militar e a AMC com 60 agentes controlando o trânsito, que fluiu muito bem naquela áerea; Etufor colocou mais ônibus saindo para os terminais, o Corpo de Bombeiro trabalha com 15 homens e 60 socorristas e duas ambulâncias para atender possíveis ocorrências. De Fortaleza, os símbolos seguem para a Diocese de Crateús.







Na manhã de ontem, Canindé, onde está localizado o maior santuário franciscano das Américas, a Cruz Peregrina passou por ali. Durante o trajeto do ícone religioso pela Avenida São Francisco, uma multidão de jovens louvou a cruz que chegou à cidade por volta das 11 horas.
A primeira parada aconteceu em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde foi feita uma reflexão sobre o problema das drogas e o que a juventude pode fazer para se prevenir.
No Colégio Estadual Paulo Sarasate, em frente ao trecho onde já aconteceram muitos acidentes envolvendo jovens, a reflexão foi sobre os perigos no trânsito. Antes de chegar à Basílica de São Francisco, a Cruz Peregrina parou na Prefeitura de Canindé, para refletir sobre a falta de políticas públicas para os jovens.







No local, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro receberam as bênçãos do Frei João Sanning. A peregrinação da cruz é um compromisso assumido em 1984, durante o encerramento do Jubileu da Redenção. Na época, o papa era João Paulo II.



MAIS FOTOS




Cruz e Ícone de Nossa Senhora




Fonte: Arquidiocese de Fortaleza



Nenhum comentário: