segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27/02/12 – 2ª. Feira – I semana da Quaresma

- Levítico 19, 1-2.11-18 - “A santidade não é uma opção”

A razão pela qual Deus nos ordena, “sede santos” é que ELE é Santo, e nós, criados à Sua imagem e semelhança temos de refletir na terra a Sua santidade. A santidade não é uma opção é um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a felicidade do próprio homem. Ser santo é o nosso destino e requer muitas particularidades. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos. Por isso, é que nós apreendemos do próprio Criador como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade. A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: furtar (?), mentir (?); jurar falso (?); explorar o próximo (?); reter o pagamento de alguém (?); amaldiçoar e pôr tropeço diante dos que são deficientes (pecadores) (?); cometer injustiças, protegendo o pobre ou prestigiando o poderoso (?); maledicência, murmuração, conspiração, calúnia, ódio no coração, ser condizente com a culpa do outro, vingança, guardar rancor. Finalmente, o resumo de tudo: ‘ VOCÊ ESTÁ AMANDO O PRÓXIMO COMO A SI MESMO (A)?

Salmo 18 – “Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!”

O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.

Evangelho – Mateus 25, 31-46 – “O termômetro de Deus é o amor”

Jesus promete voltar e reunir os povos da terra diante dele. E aí então fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Entre aqueles (as) que viverem segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, necessitados. O termômetro de Deus é o amor concretizado em ações. A herança que o Senhor nos promete é a vida eterna e obter a vida eterna é viver a santidade. Por isso Jesus também nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos. Cada orientação que Jesus nos dá é um aprendizado para que caminhemos passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não adiantará para nós a prática do amor somente com aqueles que nós “gostamos e admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos também irmãos (ãs), de todos (as).Leia muitas vezes esse Evangelho e pergunte a você mesmo (a) qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele? - O que Jesus diria para você se Ele voltasse hoje?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: