O encerramento das atividades religiosas reuniu cerca de 5 mil católicos que participaram de missa solene e show. O evento integrou a Programação de aniversário de 50 anos (Jubileu de Ouro) de fundação da Diocese local
Iguatu. Depois de três dias de conferências, palestras, orações e celebrações, terminou, ontem à noite, nesta cidade, o Congresso Eucarístico Diocesano. O encerramento reuniu cerca de cinco mil católicos uma concelebração que contou com oito bispos, na missa solene. Em seguida, houve show com os Cantores de Deus, na Praça da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana. O evento integra a programação do Jubileu de Ouro de criação da Diocese de Iguatu.
O Congresso Eucarístico Diocesano apresentou como tema central "Eucaristia, família e missão". Ontem, a conferência principal debateu a temática "Pão eucarístico, vida missionária dos discípulos", apresentada por frei Rogério Lima. No sábado, o enfoque tratado por dom Mário Parente Teófilo Neto foi "A Família no projeto de Deus".
Além das conferências, o congresso apresentou diversas palestras no período da tarde sobre a Eucaristia, dimensão litúrgica celebrativa, compromisso social, casais em segunda união, família no projeto de Deus, espiritualidade e pastoral familiar´.
O assessor da diocese de Iguatu, professor Ivo Ferreira, disse que o Jubileu de Ouro assinala a memória da caminhada da Igreja de Iguatu nos últimos 50 anos. "É uma forma de recordar e de entusiasmar a diocese em sua história de doação, de serviço social para assumir nos dias de hoje com mais consciência o desafio de ser igreja".
Para o padre Roberto Alencar, pároco de Senador Pompeu, o Congresso Diocesano traz a oportunidade de uma reflexão sobre os desafios a ser enfrentados na atualidade. "Estamos diante de mudanças, de novas realidades, que o mundo nos apresenta", observou. "Esse momento é impar para discutirmos sobre essas questões".
"Queremos uma igreja cada vez mais missionária e solidária com o povo sofredor deste mundo, testemunha do amor de Cristo à humanidade", observou o padre João Batista, pároco de Acopiara. O vigário geral da diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga, observou que o Congresso Eucarístico Diocesano representa a síntese de toda a atividade da Igreja de Iguatu em sua caminhada por meio século. "Agora temos de olhar para o presente e para o futuro diante de novas realidades, de um mundo em rápida transformação", disse. "Precisamos saber que respostar dar a essas mudanças".
"É um momento ímpar na caminhada da Igreja Católica nesta região", frisou o atual bispo de Iguatu dom João Costa. "Estamos vivenciando dias preciosos e extraordinários, de muita transformação e participação dos católicos da diocese ".
Mais informações:
Cúria Diocesana
Rua Evaldo Gouveia, S/N
Bairro São Sebastião
Fone: (88) 3581. 0731
Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Honório Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário