domingo, 19 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

19/02/12 – VII Domingo do tempo comum

Reflexão Pessoal - 1ª. leitura Isaias 43, 18-19.21-22.24b-25 – “uma obra nova”

Deus está sempre nos acenando com uma obra nova a operar em nós e na nossa vida. Com o intuito de nos restaurar Ele apela para que nós esqueçamos as nossas culpas do passado assim como Ele mesmo o faz. Portanto, as nossas experiências passadas nos servem apenas de lição para que possamos mudar o rumo das nossas iniciativas. Conforme o conselho do profeta o Senhor nos convoca a olhar para frente e enxergar o caminho que Ele abre para nós. Ele esquece o nosso pecado, nos dá o Seu perdão e nos promete vida nova. Portanto, não percamos as oportunidades, pois Ele também não desperdiça tempo. Coisas novas já estão sendo realizadas em nós e, por isso é que precisamos estar atentos (as) para reconhecê-las. Não fiquemos paralisados (as) na nossa culpa. Nós não merecemos, mas, somos povo de Deus, criados por Ele e para Ele! E mesmo, que sejamos ingratos (as) e infiéis o Senhor abre para nós uma estrada no deserto da nossa vida. Apesar da sequidão Ele faz correr rios de água viva que nos refrigeram e lavam a nossa iniquidade. - Como você tem lidado com o seu passado? Ele continua a persegui-lo (a)? - Experimente olhar para frente e enxergar o caminho novo que o Senhor abriu para você!

Salmo 40 – “Curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!”

O perdão de Deus transforma a nossa enfermidade em vigor. A cura do nosso coração está condicionada ao perdão que recebemos do Senhor quando confessamos os nossos pecados e reconhecemos que precisamos de salvação. Quando nós nos admitimos pecadores (as) e diante de Deus suplicamos a sua misericórdia nós nos sentimos seguros e a alegria volta a fazer parte da nossa vida. E mesmo que sejamos fracos (as) sabemos que o Senhor nos guardará sãos (ãs) e salvos (as) diante da Sua presença. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, desde sempre, agora e sempre, Amém!

2ª. Leitura – 2 Cor 1, 18-22 – “ Jesus Cristo é o sim do Pai”

Em Jesus todas as promessas do Pai se cumprem. A nossa adesão a Cristo é confirmada pelo Pai e é Nele que vemos garantida a nossa salvação. Jesus Cristo é o sim do Pai para nós e a manifestação do Seu grande amor por nós. Deus nos ungiu com o Espírito Santo e nos selou com o Seu amor. Por isso, podemos dizer: somos filhos do Rei, irmãos de Jesus Cristo. As nossas atitudes, também, devem estar de acordo com a nossa categoria de filhos e filhas amados. Não podemos pregar uma coisa e vivenciar diferentemente. Que o nosso sim seja real em todos os momentos, pois, deste modo nós poderemos assumir com verdadeira humildade a nossa filiação divina. Fomos marcados com a promessa do Pai que é o Espírito Santo que Jesus nos enviou e que recebemos no nosso Batismo, portanto, toda a nossa vida deve ser uma manifestação do Amor de Deus. - Você se sente realmente filho de Deus? - Você acredita nas suas promessas para você? - O sim que você dá a Deus é em todas as horas ou somente nas boas horas?

Evangelho – Marcos 2, 1-12 – “pecado perdoado é sinal de vida nova” .

Jesus anunciava a palavra para um povo carente, faminto e sedento, que O procurava. Todos, por alguma razão, se punham diante de Jesus e esperavam Dele auxílio e conforto. No entanto, eles não se apercebiam de que o grande mal que os afligia era o pecado entranhado dentro dos seus corações. Aquele paralítico que chegou carregado por quatro amigos veio confirmar para nós que o pecado nos paralisa e que grande parte das nossas enfermidades é uma consequência do nosso ser pecador. Jesus agia com a autoridade que o Pai lhe outorgara, no entanto, os “sábios” daquele tempo não O reconheciam, pois achavam que ele era apenas um homem comum. Muitas vezes nós somos como os mestres da lei e não conseguimos entender como um homem pode perdoar pecados, por isso, não admitimos confessar os nossos pecados ao sacerdote. No entanto, nós sabemos que precisamos de perdão e necessitamos nos aproximar de Jesus que é a fonte da Misericórdia do Pai. O padre é para nós o representante de Cristo aqui na terra e da mesma forma que Jesus perdoava pecados, em Nome do Pai, o sacerdote também o faz em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando nós nos pomos humildemente diante de um sacerdote e recebemos dele o perdão dos nossos pecados nós estamos nos apossando da misericórdia do Pai, com a autoridade do Filho e pelo poder do Espírito Santo. Quando nós nos aproximamos do Sacramento da confissão e recebemos a absolvição das nossas faltas, Jesus também nos diz: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para tua casa!” Desta forma, nós podemos também, como o paralítico, nos levantar para uma vida nova dentro da nossa realidade, convivendo com as mesmas pessoas e os mesmos problemas que antes nos paralisavam. No entanto, para enfrentar os mesmo desafios nós contamos com a força que nos vem do Amor e da Misericórdia do Senhor. Com um coração cheio de amor nós podemos vivenciar relacionamentos tranquilos e duradoiros e despertar a atenção das pessoas que poderão dizer: “Nunca vimos uma coisa assim”! – Você admite que é pecador e que necessita de perdão? – Você se sente preso (a) por alguma situação de pecado? – Você tem medo de enfrentar uma confissão? – Existe alguém que pode ajudá-lo (a) a se aproximar de um padre? – Peça a ajuda desta pessoa!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: