sábado, 7 de janeiro de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

07/01/12 – Sábado TEMPO DO NATAL

– 1ª. Leitura – 1 João 5,14-21 – “pedir a vontade de Deus”

A certeza de que a vontade de Deus é o melhor que poderá nos acontecer nos dá confiança para que peçamos a Ele tudo o que almejarmos e aceitemos tudo o que recebermos. Se, sabemos que Deus ouve todos os nossos pedidos, sabemos também, que possuímos o que havíamos rogado, nos diz São João. Portanto, podemos fazer os nossos pedidos com a mais absoluta certeza de que Deus nos dará muito mais do que realmente queremos alcançar. São João nos aconselha tanto a fazermos os nossos pedidos ao Pai, como também a interceder e pedir pelos nossos irmãos e irmãs quando estes pecarem. Todos somos pecadores, mas não necessariamente precisamos pecar e, porque fomos gerados em Deus, somos também guardados e o maligno não poderá nos atingir. Por isso, precisamos estar vigilantes em oração pedindo ao Senhor para que não caiamos em tentação. Somos também chamados (as) a interceder pelos pecadores confiando na misericórdia do Senhor. O pecado nos conduz à morte, porém Jesus veio e nos deu o Espírito Santo que ilumina a nossa inteligência a fim de que possamos conhecer a verdade e nos preservar do mundo que está sob o poder do maligno. Por fim São João nos aconselha a guardar-nos dos ídolos, isto é, de tudo o que nos possa tirar da vida nova que Cristo veio nos dar. - Você tem confiança de pedir a Deus tudo o que você almeja? – Você reza também para não cair na tentação do pecado e da morte? - Qual é a morte que o pecado causa? – Você reza pelos pecadores? - A quem ou a que você tem idolatrado?

Salmo 149 – “O Senhor ama seu povo de verdade”

Orando com este salmo nós podemos avaliar como fica o estado da nossa alma quando se encontra liberta da escravidão do pecado por obra do Senhor. A misericórdia de Deus nos banha e cura o nosso interior de todas as nossas angústias; faz-nos levantar do leito afastando para longe o desânimo e a desesperança que antes nos assolava. Desse modo nós podemos provar a glória do Senhor aqui mesmo num estado de espírito que exprime liberdade e alegria. Estes momentos fazem de nós como os santos e os anjos do céu que louvam o Senhor dia e noite com cânticos e danças.

Evangelho – João 2, 1-11 – “o vinho melhor”O primeiro milagre de Jesus foi realizado em Caná

da Galiléia, numa festa de casamento, por intercessão de Sua Mãe. Jesus manifestou o Seu poder transformando a água no vinho que havia faltado naquela festa. Ninguém sabia como, mas percebiam que o vinho melhor estava sendo servido por último. Se fizermos uma reflexão e procurarmos uma mensagem para a nossa vida iremos reconhecer que só conseguimos provar do vinho melhor quando a festa já vai adiantada e passamos pelos constrangimentos naturais da nossa incapacidade. Muitas vezes, nós também, vivemos envolvidos com as nossas preocupações terrenas, bebendo o “vinho” que nós próprios providenciamos e nos esquecemos de que tem alguém que está atenta aos nossos sofrimentos, às nossas carências e dificuldades. Aquele casal das Bodas de Caná nos dá um exemplo muito bom para ser seguido por todos nós. Não podemos deixar de convidar para as nossas “festas”, Jesus e Maria, a intercessora. A certeza de que Jesus é o convidado principal da nossa existência e que com Ele Maria se faz presente na “festa da nossa vida” é a razão da nossa esperança diante das nossas carências. Jesus também pode fazer na nossa vida o que fez em Caná da Galiléia: transformar o pouco que temos em algo muito abundante e melhor que fará toda a diferença. Há dias em que para nós falta também o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira e a festa começa a ficar desanimada parecendo até que está chegando ao fim. Porém, Nossa Senhora, atenta às nossas carências, escuta o nosso coração e vê a nossa angústia. Como Mãe ela está sempre perto do Seu Filho Jesus, por isso a sua intercessão é poderosa. Ela é também nossa mãe, conhece a vontade do Seu filho para nós como também sabe das nossas necessidades. Precisamos, porém, colocar as nossas talhas à disposição do Mestre e como ela determinou, fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada no vinho melhor que irá alegrar a nossa vida, mesmo que já estejamos quase chegando ao fim. – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? - O que está faltando na sua vida? - Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. - Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: