terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"DEUS NÃO NOS ABANDONA EM NOSSOS SOFRIMENTOS", DIZ PAPA




"O momento do sofrimento pode transformar-se em um momento propício para entrarmos em nós mesmos", diz Papa

O Vaticano publicou nesta terça-feira, 03, a Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do enfermo, o qual será celebrado no próximo dia 11 de fevereiro deste ano cujo o tema escolhido foi "Levanta-te e vai, tua fé te salvou", trecho extraído do episódio no qual Jesus cura dez leprosos (luc 17,19).

O Santo Padre fez uma vasta reflexão sobre os chamados Sacramentos da Cura, que são os sacramentos da reconciliação e da unção dos enfermos. Além do conteúdo catequético da mensagem, o Pontífice dirigiu palavras de esperança a todos aqueles que "atravessam a escuridão do sofrimento".

"No encontro com Ele pode-se experimentar realmente que quem crê não está nunca sozinho. Deus, de fato, no seu Filho, não nos abandona em nossas angústias e sofrimentos, mas se faz próximo, nos ajuda a levá-los e deseja curar no profundo o nosso coração", disse.

Ainda durante a mensagem, o Santo Padre falou sobre o valor da Eucaristia, a qual deve ser concedida a todos os enfermos que não têm a possibilidade de acesso à comunhão sacramental, reforçando assim, o papel do acompanhamento pastoral.

"Toda a comunidade eclesial e as comunidades paroquiais em particular, prestem atenção em assegurar a proximidade com frequência da comunhão sacramental àqueles que, por motivos de saúde e de idade, não podem chegar aos locais de culto", exortou.

Acesse
Na ÍNTEGRA: Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do enfermo

Bento XVI detendo-se sobre a Paixão de Cristo, também salientou que Jesus, através da sua paixão, uniu-se e assumiu todos aqueles que encontram-se nas mais diversas situações de sofrimento.

"Naquela hora de prova, Ele é o mediador, transportando em si, assumindo em si, o sofrimento e a paixão do mundo, tranformando-a em grito em direção a Deus, levando-a diante dos olhos e nas mãos de Deus, e assim, levando-a realmente ao momento da redenção", destacou.

Ano da fé

Falando sobre o tema escolhido para o Dia Mundial do enfermo, o Papa também fez referências ao Ano da fé, que será celebrado a partir de 11 de outubro deste ano. De acordo com o Pontífice, esse tempo forte que foi proclamdo por ele possui objetivos bem específicos.

"O tema desta mensagem para a 20ª Dia Mundial do enfermo, “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, olha também para o próximo 'Ano da fé” que iniciará em 11 de outubro de 2012, ocasião propícia e preciosa para redescobrir a força e a beleza da fé, para aprofundar os conteúdos e para testemunhá-la na vida de cada dia", explicou.

Mirticeli Medeiros/Canção Nova Noticias/Arquivo



Nenhum comentário: