terça-feira, 27 de dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27/12/11 – 3ª. Feira - Dia de S. João Evangelista

- 1 João 1, 1-4 – “ para que a nossa alegria se complete”

São João anuncia a vida eterna que Jesus veio nos trazer dando testemunho das maravilhas que os seus olhos contemplaram, os seus ouvidos ouviram e as suas mãos tocaram, da palavra da vida. O grande mistério da Encarnação e da Redenção de Jesus desvenda para nós a vida eterna que o Pai nos preparou. Estas revelações de São João precisam ser assimiladas por cada um de nós a fim de que estejamos em comunhão com todos os que já aderiram ao projeto de salvação do nosso Deus. Quando nós fazemos a experiência de nos inserirmos como membro do Corpo de Cristo e temos a consciência de que somos parte ativa do sonho de Deus para a humanidade, nós também conseguimos nos unir aos apóstolos e às testemunhas da Bíblia para manifestar ao mundo a alegria que é inerente àqueles (as) que vivem a verdadeira liberdade de filhos de Deus. Jesus Cristo é o que era desde o princípio e o que será eternamente. Ele faz parte da nossa vida, por isso, precisamos declará-Lo também Senhor da nossa história a fim de que possamos também, como São João, dar testemunho das maravilhas que os nossos olhos contemplam, os nossos ouvidos ouvem e que as nossas mãos tocam da palavra da vida agindo em nós. – Você já se considera inserido (a) no mistério de Cristo? – Você tem comunhão com todas as testemunhas da Bíblia? – Como você tem dado testemunho das maravilhas que você vê, olha e toca em relação a Deus? -

Salmo 96 – “Ó justos, alegrai-vos no Senhor!”

A luz que se levanta para os justos é a perspectiva de uma vida nova em Jesus Cristo. Todo prenúncio de esperança é para nós um sinal de luz e quando estamos mergulhados nas trevas nós entendemos o significado da luz. Diante do Senhor que vem, todas as nossas dúvidas são esclarecidas, as nossas inquietações desaparecem e nós conseguimos manifestar a verdadeira alegria. Este é um tempo propício para que nos deixemos iluminar pela Luz da esperança de uma vida renovada, porque Jesus quer nascer novamente no nosso coração.

Evangelho – João 20, 2- “João, o discípulo amado”

A liturgia de hoje traz o testemunho de São João, o discípulo amado que conta todas as coisas que aconteceram com Jesus para que nós também acreditemos. Por isso, hoje nós meditamos no Evangelho em que é narrada a ressurreição de Jesus e que tem em São João um dos protagonistas deste acontecimento. Quando Maria Madalena deu aos discípulos a notícia de que “tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”, nós verificamos que os primeiros a correrem ao túmulo, foram Simão Pedro, que se afigurava como líder de todos e o discípulo que se considerava o mais amado por Jesus, no caso, João. Jesus já os havia advertido e anunciado a eles o que iria lhe acontecer, porém eles estavam ainda como que cegos. Mesmo diante de tantas evidências, de tantos sinais eles ainda não tinham tido o entendimento completo. Por isso, nós imaginamos o que não terá se passado dentro dos seus corações e qual não deve ter sido a sua surpresa quando chegaram ao túmulo de Jesus. Estavam agora em busca do corpo de Jesus. Procuravam um morto, mas Jesus estava vivo. Porém o fato de eles terem ido rapidamente à busca do que “ouviam falar” comprova para nós a fé que os movia. A surpresa transformou-se em alegria depois que eles viram Jesus e puderam perceber a comprovação de tudo que Jesus lhes havia anunciado. E nós? O que estamos esperando para assumir de vez a nossa condição de homens e mulheres salvos em Jesus Cristo? Aonde O temos procurado? Será que nós conseguimos vê-Lo na hora da escuridão? Será que, a fé e a esperança ainda nos movem ou ainda estamos parados (as), inertes esperando alguma coisa que já aconteceu? – Reflita - Será que você tem procurado Jesus no túmulo quando lá só existem os vestígios? - Onde verdadeiramente Jesus está na sua vida? - Você também acredita como se estivesse estado presente? - Você se considera um (a) discípulo (a) amado (a)? Por que?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: