19/12/11 – 2ª. Feira IV Semana do Advento
- 1a. leitura Juizes 13,2-7.24-25 – “uma mulher estéril”
De geração a geração o poder de Deus se manifesta em favor da vida. Mais uma história de uma mulher estéril na qual o Senhor fez maravilhas. Mais uma vez o anjo do Senhor se apresenta e anuncia os planos de Deus para as pessoas escolhidas. A mulher estéril acreditou e aconteceu! “Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão! Hoje, também, nós precisamos da intervenção do Senhor em socorro às nossas esterilidades. Somos estéreis, porque não produzimos atos de amor, de fé e de esperança. Porque agimos inconsequentemente atropelando os desígnios de Deus para nós e colocando em nós mesmos (as) e na nossa capacidade humana, a confiança para realizarmos os nossos anseios. Porém, assim como fez com a mãe de Sansão o Senhor poderá fazer também conosco a fim de que possamos dar frutos de vida nova. Somos homens e mulheres consagrados (as) ao Senhor, por isso, o Seu Espírito age em nosso favor. Precisamos nos postar vigilantes porque o anjo do Senhor vem também até nós e nos dá a boa notícia de que Jesus Cristo é um conosco e podemos levar ao mundo a luz de uma vida nova que foi concebida no nosso coração. - E você acredita que o Senhor tem poder de tirar-lhe a esterilidade da fé? - Você confia no poder de Deus para as coisas que ainda não lhe aconteceram e que tanto você deseja? – Você também tem esperado o anjo que lhe trará a boa notícia?
Salmo 70 – “Minha boca se encha de louvor”, para que eu cante vossa glória!
No salmo nós proclamamos o poder protetor do Senhor que nos ampara em todos os tempos da nossa vida. Desde cedo devemos cantar nossa fé e a nossa esperança no auxílio divino, porque somente assim estaremos fazendo justiça ao Deus, nosso criador. Reze hoje com este salmo e compense o tempo da sua vida em que você não orava ao Senhor.
Evangelho – Lucas 1, 5-25 – “Zacarias e Isabel”
Cada um de nós é parte do plano de Deus para a salvação da humanidade e a partir da nossa vivência e da nossa experiência pessoal nós somos convocados a ser protagonista da Sua história. Neste Evangelho nós percebemos como Deus se manifesta na nossa vida e nos chama a colaborarmos com a Sua obra salvifica para o mundo. Deste modo, Ele intervém na vida daqueles (as) que oram com confiança e nunca deixam de suplicar pela Sua providência e pelo Seu auxílio. A intervenção de Deus nas nossas impossibilidades mostra ao mundo o Seu poder soberano. Zacarias e Isabel eram já de idade avançada, mas não desistiam de esperar que a força de Deus se manifestasse neles. O Senhor tinha para eles um plano muito importante e, mesmo sendo eles aparentemente incapazes de conceber um filho, o projeto de Deus se cumpriu com a concepção de João Batista. Para aqueles que confiam no Senhor nada é limitado, nada é estreito, tudo é largo e abundante. Nunca poderemos subestimar o poder e a ação do Espírito Santo em nós. Às vezes, nós precisamos como Zacarias, silenciar para fazer germinarem no nosso coração os segredos de Deus os quais, no devido tempo, serão revelados por nós para o engrandecimento do Seu reino aqui na terra. Zacarias e Isabel apresentaram a Deus a sua necessidade, abriram-se e se deixaram tocar pela graça da fecundidade e o Senhor os abençoou e os fez protagonistas da História da Salvação. - Qual é hoje a sua necessidade mais urgente? Peça mais uma vez hoje ao Espírito Santo que lhe conceda uma coisa que você muito espera! – Você crê que Deus tem poder para isto? - Faça um ato de fé na providencia e no amor de Deus e proclame a vitória da sua vida.
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário