Presépio feito com bonecas de madeira do século XVIII, e abaixo, visão geral do presépio
As religiosas carmelitas abriram as portas do convento ao público para que aprecie as figuras em uma sala dedicada completamente ao presépio natalino. A cena que representa Herodes e suas dançarinas compreende bonecas de madeira com as quais brincavam as noviças que, no século XVIII, entravam muito cedo na Ordem, segundo explica a guia da exposição Lorena Albán.
“As meninas de 13 ou 15 anos entravam como um dote que a família dava à igreja. Chegavam com suas bonecas de madeira e elas as vestiam”, relatou. No entanto, devido à austeridade exigida nas celas, as noviças não podiam ter consigo suas bonecas, por isso passaram a fazer parte do presépio. Além dessas bonecas e das peças em madeira da Escola Quiteña, de alto perfeccionismo, também aparecem figuras de porcelana doadas ao convento e que destoam do conjunto.
O presépio encena a anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, a visita de Maria à sua prima Isabel, o nascimento de Jesus, sua apresentação no templo e sua perda nesse mesmo templo anos depois. Todas estas cenas são recriadas em diferentes regiões do Equador e oferecem uma mostra dos diferentes estilos arquitetônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário