quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ORDENADOS 49 NOVOS LEGIONÁRIOS DE CRISTO

O cardeal de Paolis presidiu a cerimônia na Basílica de São João de Latrão

Roma (ZENIT.org) - Quarenta e nove jovens diáconos Legionários de Cristo foram ordenados sacerdotes na manhã de ontem na Basílica de São João de Latrão. Presidindo a cerimônia esteve o cardeal Velasio de Paolis, delegado pontifício para a Legião de Cristo.
Os novos sacerdotes têm idades entre 29 e 35 anos e são provenientes de sete países diferentes: EUA, México, Brasil, Colômbia, Hungria, Espanha e Itália.
Os 49 novos sacerdotes se acrescentam aos já 880 sacerdotes legionários que atualmente exercem o seu ministério em 21 países, em diversas áreas, desde a catequese, a ajuda humanitária, no mundo da cultura, da formação sacerdotal, da mídia e, em particular, da educação nas escolas, faculdades, universidades da congregação, com um total de 130 mil alunos e estudantes.
Durante a homilia, o Cardeal de Paolis agradeceu os famíliares e, especialmente, os pais dos novos sacerdotes ", porque entregaram os seus filhos à Igreja, para este serviço maravilhoso para o povo de Deus e para Deus mesmo."
Ao número de 49 Legionários de Cristo se adicionou, a ordenação de um membro do Instituto dos Padres de Somasca. O número de 50 novos sacerdotes é "precioso", "relevante" e também "fonte de conforto do Senhor", continuou o cardeal.
O cardeal de Paolis observou as "dificuldades" que a Legião de Cristo está passando, após a revelação de escândalos relacionados com a vida de seu fundador, Marcial Maciel, e à subsequente visita apostólica.
No entanto, os membros da congregação, disse o cardeal, "estão comprometidos num caminho de obediência à Igreja, um caminho de renovação e redescoberta sempre mais profunda da sua missão, do seu lugar dentro da Igreja."
Este caminho é "às vezes difícil", mas os Legionários de Cristo o estão "cumprindo generosamente segundo as diretrizes da Igreja", confiando na "graça do Senhor."
O cardeal de Paolis destacou a não coincidência da celebração com a memória litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas, especialmente do México, país de origem de muitos Legionários de Cristo, incluindo 20 ordenados ontem.
"É uma oportunidade maravilhosa - disse o cardeal, com referência à Virgem de Guadalupe – para que possamos entregar estes sacerdotes à Maria, que foi a mãe de Jesus e Jesus a entregou a nós e como guardou e protegeu o Filho unigênito, o Sumo e eterno sacerdote, assim, temos a certeza, ela vai guardar o sacerdócio desses candidatos que serão ordenados em breve."
O evento das ordenações, acontecido em "tempos particulares para a congregação e para o Movimento Regnum Christi", disse um comunicado divulgado pela Legião, é o sinal de que 49 jovens religiosos" quiseram confiar em Deus que faz maravilhas, mesmo quando atravessam dificuldades."
Muitos dos novos sacerdotes "sentiram a sua chamada vocacional desde a sua primeira juventude; alguns deles receberam a vocação desde os seus estudos durante o seminário menor”, continua a declaração.
Sobre a formação recebida pelos padres recém-ordenados, o comunicado acrescenta que "o processo de discernimento e formação dos sacerdotes Legionários de Cristo se realiza em quatro grandes etapas que iniciam antes dos dezoito anos: o noviciado (dois anos), os estudos preliminares em letras clássicas e filosofia (três anos); o ‘estágio’ pastoral (três anos), os estudos adicionais de filosofia e teologia (cinco anos). "
Como já é hábito na Legião de Cristo, o testemunho dos novos sacerdotes foram incluídos no livro, intitulado neste ano: Deus dá tudo! A frase foi inspirada por uma exortação do Papa Bento XVI aos jovens: "Não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo. "


(Tradução aos cuidados de Thácio Lincon Soares de Siqueira)

Nenhum comentário: