sábado, 3 de dezembro de 2011

É INACREDITÁVEL



Ele nasceu numa pequena obscura vila. Trabalhou numa oficina de carpintaria até aos trinta anos. Foi um pregador itinerante, extremamente pobre, sem projeção política, sem poderes terrenos. Nunca escreu um livro. Nunca ocupou qualquer cargo ou função. Nunca foi dono de uma casa. Não casou ou formou uma família biológica. Numca frequentou uma escola, muito menos uma faculdade, contudo sabia ler muito bem. Não foi sacerdote. Embora seu nascimento fosse registrado nunca teve uma carteira de identidade; Nunca se afastou mais de 250 quilômetros do lugar onde nasceu. Nunca fez qualquer coisa visando ser grande ou uma celebridade. Suas únicas credenciais foi ele mesmo. Nunca vestiu roupas finas ou foi modelo de modas. Nunca foi grande atleta, esportista ou músico de renome. Não tinha meios de transporte e, uma só vez, usou um jumento emprestado para visitar uma cidade vizinha. Não tinha acesso às facilidades contemporâneas como rádio, telefone, celular, televisão, internet, e-mail,blogs. Portanto, numa gravou um DVD. Não tinha conta bancária. Nunca fez um empréstimo. Quando ainda jovem a opinião pública se virou contra ele. Seus amigos fugiram. Alguns deles negaram que o conheciam. Outros o entregaram aos seus inimigos. Foi sujeito de um processo jurídico que zombou do sistema de justiça. Foi condenado a morte contra a prova dos autos. Foi crucificado entre dois ladrões. Enquanto estava morrendo aqueles que o executaram jogaram pela posse da única propridade que ele tinha neste mundo - seu manto. Quando morreu foi sepultado numa cova emprestada.
Mas de dois mil anos se passaram desde sua morte e ainda hoje é a figura central da raça humana. Calculamos o tempo antes e depois dele. O ano de seu nascimento é considerado o ano zero. Milhões de pessoas entre elas grandes intelectuais, que acatacam sua filosofia de vida e ridicularizaram sua mensagem, morreram e sumiram na poeira da história. Contudo, todos os exércitos que foram formados, todos os grandes navios de guerra que foram construídos, todos os poderosos aviões de guerra que foram fabricados, todas as bombas atômicas e nucleares que inventaram e construiram, todas a guerras que ocorreram, todos os parlamentos, câmaras e assembleias que se reuniram durante os séculos, todos os reis, ditadores e presidentes de países que reinaram ou governaram, todas as descobertas científicas encontradas nos últimos anos como: rádio, televisão, Internet, celular, Face book, Orkut, Myspace, blogs, Net, twitter, iPhone4, todos juntos, nunca influenciaram tanto a vida do homem neste planeta tão poderosamente quando este homem solitário. Seu apelido é "O Nazareno", e o mundo celebra seu aniversário no dia 25 de dezembro cada ano.
Depois de mais de dois mil anos, a história de Jesus ainda fascina o mundo. Para todos nós cristãos, o "Nazareno" é muito mais que um sábio, muito mais que um homem virtuoso: Ele é o Fillho de Deus que veio a terra para salvar os seres humanos. A história passou a ter outro significado depois de sua vinda.




Brendan Coleman Mc Donald, assessor da CNBB Regional Nordeste I
ESte artigo foi publicado na edição de O POVO do dia 27 de dezembro de 2010

Nenhum comentário: