terça-feira, 29 de novembro de 2011

PERITOS DA MONEYVAL VISITAM O VATICANO

Cidade do Vaticano (ZENIT.org) - Foram realizadas de 21 a 26 de novembro de 2011 as reuniões de peritos da Moneyval (grupo do Conselho da Europa que avalia os sistemas de combate à lavagem de dinheiro nos países membros ) com representantes das autoridades do Vaticano, para tratar de medidas preventivas contra o financiamento ao terrorismo. A notícia é da Assessoria de Imprensa do Vaticano.
A visita dos examinadores é um passo no processo de avaliação da Moneyval, promovida a pedido da Santa Sé após a promulgação da Lei CXXVII, de 30 de dezembro de 2010. O acontecimento começou em 14 setembro com a apresentação de um documento preliminar ilustrativo do quadro jurídico da Santa Sé e do Estado Vaticano, bem como de medidas de ajuste às normas internacionais (40+9 Recomendações do GAFI /FATF e metodologia de avaliação definidas com o FMI e com o Banco Mundial).
O grupo incluiu peritos jurídicos, financeiros e analistas de aplicação da legislação, procedentes da Rússia, do Reino Unido, da Bélgica, da Holanda e de Liechtenstein, coordenados pelo Secretário da Moneyval. Eles se reuniram com representantes dos diversos níveis governamentais e judiciários e de entidades ligadas às finanças, incluindo o IOR (Istituto per le Opere Religiose, popularmente conhecido como o “Banco Vaticano”) a recém-instituída Autoridade de Informação Financeira.
Os resultados da iniciativa serão registrado no relatório a ser apresentado para discussão na assembleia plenária da Moneyval, prevista para a metade de 2012.

Nenhum comentário: