sábado, 29 de outubro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/10/11 – sábado XXX semana comum

- Romanos 11, 1-2.11-12.25-29 - "os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis"

São Paulo, apóstolo dos pagãos, nos dá uma noção de como o Plano de Deus para a nossa salvação se realiza. Apesar de Jesus Cristo ter vindo primeiro, para o povo de Israel, são os pagãos, isto é, nós todos que não somos da descendência do povo judeu, que usufruímos das bênçãos da libertação. Assim, ele afirma que Deus não rejeitou o seu povo, porém, na Sua sabedoria infinita aproveitou "o passo em falso" do povo de Israel e acolheu a todos os que aceitaram a Boa Nova da Salvação. Deus não desistiu do Seu povo, contudo existe um mistério, a saber: “o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação”. A nossa adesão ao projeto salvífico do Pai, então, será como um caminho aberto para que o povo de Israel, finalmente, compreenda que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Assim sendo, podemos perceber que o Senhor tudo faz para que a humanidade toda seja salva das garras do pecado, e tenha a vida em abundância que Ele reservou para nós, como Seus filhos e filhas. A mensagem central dessa Palavra para nós, hoje, é a de que não tenhamos preocupação com os "nossos queridos" que ainda não abriram os olhos para Jesus, porque, para esses também o Senhor tem uma metodologia especial. Não importa se uns vêm antes, outros, depois. Basta apenas, que continuemos dando testemunho de fé e de conversão nas nossas atitudes do dia a dia. Um dia, nós iremos entender tudo. Por enquanto façamos a nossa parte, sendo, "santos e santas" no amor e continuemos caminhando na esperança de que no tempo certo Deus agirá. Que essa palavra inflame o nosso coração de zelo e ardor e, assim, prossigamos na nossa caminhada rumo a "nova terra" prometida por Deus a Abraão. - Você também se preocupa com a salvação e a conversão da sua família?- Você tem dado testemunho de fé no projeto de Deus para ela?- Você confia em que Jesus Cristo veio para salvar a toda a humanidade, portanto os "seus entes queridos", serão salvos?- Você sabia que o Senhor tem pressa em voltar e isto depende também de você?

Salmo 93 - " O Senhor não rejeita o seu povo!"

É muito bom saber que nunca seremos rejeitados (as) por Deus, mas muito pelo contrário, Ele fará tudo para que nós possamos acolher o Seu amor misericordioso. O Senhor nos forma e educa nos caminhos da Sua lei e nos dá alívio na hora da angústia. O Seu grande amor nos sustenta e não nos deixa cair. Que sejamos retos para andar na justiça é a vontade do Senhor. Que possamos muitas vezes também afirmar como o salmista: "É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da lei"!

Evangelho - Lucas 14, 1.7-11 - "lugar de honra"

Jesus Cristo trouxe para nós a salvação de uma maneira muito abrangente. Ele não se restringiu a nos direcionar apenas para as "coisas do espírito", mas também veio nos formar como homens e mulheres que estão aqui na terra, e, portanto, precisam ser aperfeiçoados, humanamente falando, com o fim de vivenciamos relacionamentos harmoniosos e fraternos. Ocupar o primeiro lugar nos dá uma ideia de presunção e de soberba. A mensagem evangélica nos leva a refletir que para Deus somos todos iguais, no entanto, nós próprios não podemos nos autopromover entendendo que somos "mais dignos" que os outros. Seremos reconhecidos (as) por Deus e pelo próximo na medida do nosso serviço e do amor que vivenciarmos. O reconhecimento da nossa verdade, isto é, da nossa capacidade e limitação é o que pode se chamar de humildade. Portanto, enquanto não formos distinguidos no meio dos outros, seremos apenas convidados à espera do lugar que nos foi destinado. No plano espiritual também, somos chamados por Deus, por isso mesmo, precisamos estar atentos (as) porque para cada um Ele reservou um "lugar muito especial". A humildade também requer paciência, esperança, compreensão e aceitação da vontade de Deus. A festa de casamento pode significar o Banquete da Salvação, quando o Noivo receberá Seus convidados e os assentará nos lugares designados pelo Seu Pai. O noivo é Jesus, nós somos apenas Seus convidados, assim sendo, precisamos somente preparar as nossas vestes e aguardar pelo que foi preparado para nós. - Você gosta dos primeiros lugares?- Qual o critério que você usa para escolher o seu lugar em uma festa, como convidado (a)?- Quando você escolhe o lugar você lembra que poderá ter alguém "mais especial" do que você?- O que você entende por humildade e presunção?- Você já está se preparando para a festa do céu?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: