CIDADE DO VATICANO (ZENIT.org) – Bento XVI nomeou Dom Carlo Maria Viganò como núncio apostólico nos Estados Unidos, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O arcebispo Viganò era, até agora, secretário-geral da Governação do Estado da Cidade do Vaticano.
Arcebispo titular de Ulpiana, havia trabalhado anteriormente na Secretaria de Estado como delegado para as representações pontifícias.
Dom Carlo Maria Viganò nasceu em Varese, em 16 de janeiro de 1941, e foi ordenado sacerdote em 24 de março de 1968. Incardinou-se em Pavia e se licenciou em Direito Utroque Iure (direito canônico e civil).
Após iniciar o serviço diplomático da Santa Sé em 1973, desempenhou seu ministério nas representações pontifícias do Iraque e da Grã-Bretanha e, de 1978 a 1989, na Secretaria de Estado.
Foi nomeado enviado especial com funções de observador permanente da Santa Sé junto ao Conselho da Europa em Estrasburgo, em 4 de abril de 1989.
Também foi nomeado pró-núncio apostólico na Nigéria, em 3 de abril de 1992, e delegado para as representações pontifícias em 4 de abril de 1998. Ele fala italiano, francês, espanhol e inglês.
Nos pouco mais de dois anos que serviu na Governação do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Viganò melhorou a coordenação e introduziu ferramentas de gestão, criando um escritório de gestão, planejamento e controle.
Como núncio nos Estados Unidos, ele substitui o arcebispo Pietro Sambi, nomeado para este cargo em 2005 e falecido no último mês de julho, aos 73 anos, por complicações após uma delicada intervenção cirúrgica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário