quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INSTITUÍÇÃO TERESIANA REALIZA CONGRESSO SOBRE EDUCAÇÃO

Encontro internacional no Chile no centenário da instituição

SANTIAGO DO CHILE, quarta-feira, 19 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Mais de 500 pessoas participaram do congresso internacional “Educar em tempos difíceis: vida digna – interculturalidade – democracia”, realizado em Santiago do Chile de 5 a 8 de outubro.
Convocado pela Instituição Teresiana em seu centenário, este encontro reuniu destacados educadores do continente americano e de outros países, subinhou a diretora da associação católica,Loreto Ballester.
Em uma mensagem de saudação aos participantes, enviado da África, Ballester destacou o caminho de humanização com que a Instituição Teresiana quer responder à emergência educativa desta época.
“A Instituição Teresiana na América permanece viva e continua propondo e sonhando com o compromisso de inúmeras pessoas – destacou a diretora geral – um compromisso fundamentado sempre na formação e que se desenvolve de diferentes maneiras e em âmbitos diversos.”
O congresso, desejado por várias organizações e universidades, contou com mais de 60 comunicações.
Participaram educadores de centros educativos da região, educadores sociais de diversos projetos e ONGs, pesquisadores, professores e estudantes universitários, organizações de direitos humanos e movimentos socioeducativos.
Vera María Candau, na conferência final do congresso, disse que “as bússolas por um mundo mais humano, mais justo, mais democrático, estão presentes na realidade em que vivemos, em meio às tensões, conflitos e perplexidades das nossas sociedades”.
“Nesta perspectiva do mundo que 'pode ser', situa-se a proposta socioeducativa 'Educar em tempos difíceis'”, acrescentou.
Candau, reconhecida pedagoga brasileira, afirmou que “vivemos tempos difíceis, repletos de desafios que é preciso assumir a partir de uma perspectiva humanizadora, e neste contexto somos desafiados a reinventar a educação, a reinventar a escola”.
Referindo-se ao pensamento pedagógico atual, a professora Candau disse que “existe um pensamento pedagógico fraco, muito mais centrado no instrumental, na gestão, na avaliação no sentido curricular e disciplinar, atentos a um ranking do sistema”.
Em sua opinião, “falta uma reflexão que apresente questionamentos de fundo à educação, seu sentido e articulação com a sociedade”.
Candau sublinhou a necessidade de promover, nos diversos educativos, a noção de interculturalidade para viver uma democracia inclusiva, participativa e diferenciada.
Para saber mais sobre o congresso: www.cie2011.cl.

Nenhum comentário: