A articulação do Grito dos Excluídos e Excluídas da Arquidiocese de Fortaleza realizará no dia 3, sábado, no Centro de Pastoral “Maria Mãe da Igreja”, a última plenária preparatória ao evento que acontece no dia 7 de setembro. Este ano o Grito dos Excluídos será no bairro Lagamar.
O Grito dos Excluídos em Fortaleza neste ano, além do tema nacional, “Pela Vida grita a TERRA… Por direitos todos nós!” tem como mote a problemática relacionada aos megaprojetos que vêm sendo pensados para a copa 2014. O Grito quer dar um apoio às comunidades ameaçadas por esses projetos.
As catástrofes ambientais, consequência do desequilíbrio causado pelo modelo de produção vigente do sistema capitalista, a miséria e a pobreza, a concentração de riquezas e exploração irresponsável dos recursos naturais, são gritos por cuidado, justiça e dignidade que ecoam mundo afora.
O Grito dos Excluídos pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra, sofrida com tantos projetos de morte que, escondidos atrás das máscaras do desenvolvimento, destroem a natureza e colocam em risco toda espécie de vida sobre o Planeta. Consequência também desse modelo de desenvolvimento capitalista, que visa tão somente ao lucro desenfreado de alguns poucos, é a negação dos direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à terra e à água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar. O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.
Informações com Fernanda Gonçalves (Pastoral do Povo da Rua) 3388 8706, ou Francisco Vladimir (Pastoral do Migrante) (85) 99730089.
Nenhum comentário:
Postar um comentário