quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SÍNODO VAI CELEBRAR OS 100 ANOS DA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA



A arquidiocese da Paraíba, convocou presbíteros, diáconos, religiosos, lideranças cristãs, fiéis leigos para a realização do I Sínodo Arquidiocesano que acontece em 2012 e 2013. O evento tem por objetivo celebrar os 100 anos (1914–2014), da sua elevação ao título de arquidiocese.
Para dar início aos trabalhos, a partir do tema “A identidade, a vida e a missão da Igreja na Paraíba” e o lema “Temos um longo caminho a percorrer”, está sendo realizada uma pesquisa, desde o dia 5 de agosto, até o próximo mês de outubro, sobre a Igreja na Paraíba junto às esferas eclesiais (pesquisa interna) e aos representantes de diversos setores da sociedade (pesquisa externa). Após a realização e o resultado da pesquisa sobre o rosto da Igreja no estado, serão refletidas as marcas históricas significativas ao longo dos seus 100 anos de caminhada.
O Sínodo pretende responder algumas questões na mudança de época na qual vivemos: o que Deus quer de nós e da nossa Igreja? O que a sociedade espera da Igreja? Quais serão as propostas concretas para enfrentar tantos desafios? Como a Igreja dialoga e interage com a sociedade? Como atua nos centros de decisão política, nos meios de comunicação, nas universidades, escolas, no mundo do trabalho, enfim, nos ambientes e circunstâncias onde a vida acontece?
Os trabalhos sinodais vão ser desenvolvidos a partir de três comissões: Comissão Histórica e Patrimonial, Comissão Teológica e Pastoral e Comissão para a Formação dos Ministérios Ordenados e Leigos. “Devemos buscar a integração das três dimensões: a Palavra de Deus, a Liturgia e a Caridade. Elas correspondem ao múnus ou ministério: profético, sacerdotal e régio de Jesus Cristo, participado a todo cristão batizado. Essas dimensões articulam as intuições do Concílio Vaticano II, fundamentadas na ‘Lumen Gentium’ (A Luz dos Povos) e dos Documentos referenciais a serem trabalhados intensamente no Sínodo”, comentou o arcebispo.






Fonte: CNBB

Nenhum comentário: