domingo, 28 de agosto de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/08/11 – XXII Domingo do tempo comum

Reflexão Pessoal – 1ª leitura – Jeremias 20, 7-9 – “luta desigual”

O profeta retrata aqui o fascínio e o poder que Deus exerce sobre o homem que é chamado por Ele para anunciar a Sua Palavra e das experiências negativas que lhe são impostas pela missão de profetizar. É uma luta desigual, porque quem fala em nome de Deus tem o dever de levantar a voz clamando contra a maldade e, no entanto, muitas vezes não é compreendido e sofre as consequências. Assim, a Palavra de Deus se torna para ele, em algumas ocasiões, “fonte de vergonha e de chacota”. No entanto, mesmo que não queira mais falar e pretenda desistir da sua missão o profeta que é chamado pelo Senhor sente dentro de si o fogo ardente do Espírito que não o deixa voltar atrás. O Espírito é o amor de Deus entranhado dentro de nós. Somos seduzidos (as) por esse fogo abrasador e mesmo passando por dificuldades, lutas e tribulações nós sabemos que vale a pena entregar-se a esse amor que nos dá o poder para abrir os lábios e anunciar a justiça de Deus denunciando o pecado dos homens. - Você já se sentiu alguma vez como Jeremias, lutando com Deus para não fazer a Sua vontade? Quem foi o vencedor? – Você também tem a tentação de desistir da missão de denunciar o pecado e anunciar a justiça? – Você tem se calado diante das situações de pecado com medo de represália? – O que será que Deus acha disso?




Salmo 62 – “A minha alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!”



2ª. Leitura – Romanos 12, 1-2 – “– “Não vos conformeis com o mundo”.

Distinguir o que é agradável a Deus: este é o segredo para que tenhamos uma vida em conformidade com a sua vontade. Já temos consciência de que aquele que agrada a Deus não agrada ao mundo. Já sabemos também, que agradamos a Deus quando entregamos a nossa vida em suas mãos, confiamos nos seus planos e a vivenciamos a Sua Palavra. Conformar-se com o mundo é adaptar-se às regras que pregam as pessoas que têm uma mentalidade oposta à Lei de Deus e aos Seus ensinamentos. Portanto, precisamos estar abertos (as) para mudanças na nossa maneira de pensar e de julgar, a fim de que possamos abalizar o que é bom e agradável ao Senhor. O nosso culto espiritual será assim, a nossa oferta sincera dos nossos desejos, dos nossos planos e ainda mais, da nossa vontade e do nosso querer ao Senhor, que tudo sabe e tem poder de nos tornar pessoas renovadas. - Como você tem optado para viver: de acordo com o pensamento de Deus ou do mundo?- O mundo prega: eu em primeiro lugar. Deus ensina: “suportai-vos uns aos outros”. E você, o que acha?

Evangelho – Mateus 16, 21-27 – “ luta e vitória”

Neste Evangelho Jesus nos dá a instrução a fim de que sejamos seus seguidores: renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz. Isto significa, abdicar dos nossos planos humanos, assumir os encargos de nossa responsabilidade e não tentar escapar das dificuldades para facilitar a experiência em uma “boa vida”. Em nenhum momento na Sua Palavra, Jesus nos promete uma existência sem aflições nem dores. Pelo contrário, apesar da nossa natureza humana recusar o sofrimento e a dificuldade como foi o caso de São Pedro, Jesus nos adverte de que qualquer pensamento contrário vem do maligno, somente com o intuito, de nos enganar e iludir . No pensamento de Deus está tanto a luta como a vitória. “O que pode dizer aquele que não experimentou?” Deus é maior que todos os nossos problemas. Quem pretende à força, pela sua própria capacidade, salvar a sua vida fugindo das ocasiões de aprendizado, terá uma existência apagada e medíocre e nunca provará do sabor de uma vitória. Quando perdemos a nossa “vida cômoda”, para seguirmos a Jesus e ao Seu Evangelho, aí sim, é que a encontraremos e veremos realizados todos os nossos anseios interiores. - Reflita sobre isso hoje, para que, quando chegar a dificuldade você esteja, mais confiante e submisso (a) à vontade de Deus. – Diante do que Jesus fala, quem poderá se dizer cristão, hoje? Você pode?- Como os homens estão vivendo hoje na sua maioria? – O que significa “ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?” Você já pensou nisso?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: