quinta-feira, 25 de agosto de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


25/08/11 – 5ª. Feira XXI semana comum

Reflexão Pessoal - 1ª. Leitura – 1 Tessalonicenses 3,7-13 – “a fé nos aproxima de Deus e dos irmãos”

São Paulo se alegra e fica confortado pela notícia de que os seus seguidores estivessem firmes na fé do Senhor. Santo Tomás de Aquino diz que “a fé nos aproxima do conhecimento de Deus”, por isso, a fé nos leva a apreciar todas as coisas como se fizéssemos com os olhos de Deus. A fé nos faz ser participantes da vida divina, com efeito, ela nos transforma em homens e mulheres novos tendo uma nova visão, tanto das coisas de Deus como da realidade terrena que nos rodeia. Assim sendo, nós também podemos avaliar se, realmente, a fé está nos motivando a direcionar a nossa vida conforme o pensamento de Deus. São Paulo completa a sua saudação aos tessalonicenses dizendo que reza para revê-los e completar o que ainda falta à fé que eles professam. E suplica a Deus que faça com que o amor entre eles aumente e transborde sempre. Em vista disso, nós chegamos à conclusão de que a maior prova de que realmente a nossa fé está firme é quando nós a concretizamos com as nossas ações de amor mútuo. “ A fé dá-nos um sentimento de segurança, de paz e a convicção de que estamos constantemente envolvidos pelo amor de Deus”, assim sendo, viver a fé significa saber reconhecer o poder amoroso de Deus em nós e usá-lo nos nossos relacionamentos. A fé é a nossa maior motivação para buscar a santidade sem defeito aos olhos do Pai e quanto mais nós estivermos firmes na fé mais a capacidade amorosa de Deus transbordará através de nós. Portanto, a santidade sem defeito consiste na vivência do amor conforme Ele age no nosso coração. É bastante para o homem a graça de ter fé, mas a fé se confirma por meio dos nossos atos concretos de amor. Não nos basta apenas crer, confiar e depender se não manifestamos a caridade que é a prova real da nossa fé. - As suas ações estão dando prova da fé que você diz ter? Como? – Qual a mudança que você tem notado em você mesmo (a) em relação ao seu despojamento? – Reflita sobre esta afirmação: “santo é aquele que ama”.


Salmo 89 – “Saciai-nos de manhã com vosso amor!”

O salmista coloca todo o seu viver nas mãos do Senhor com a consciência de que a vida é passageira. Assim também ele nos admoesta para que peçamos ao Senhor que nos faça contar os nossos dias, isto é, que possamos aproveitar o tempo em que vivemos usando a sabedoria de Deus. Precisamos também ter a consciência de que, se o Senhor nos saciar com o Seu Amor desde cedo, nós, com certeza, exultaremos de alegria até o fim da nossa vida. Que possamos também entregar nas mãos de Deus o nosso trabalho aqui na terra a fim de que ele seja fecundo para o reino dos céus.


Evangelho – Mateus 24,42-51 - “o tempo é breve”!

Precisamos ter consciência do valor do nosso tempo e das descobertas que, a todo o momento, nós fazemos em relação ao projeto de Deus para vivermos aqui na terra. Jesus nos faz refletir sobre o nosso desempenho na missão que o Pai nos entregou em vista da nossa entrada no céu. Vivemos aqui na terra, como passageiros, em função da conquista de uma pátria definitiva e não sabemos quando terminará o prazo desta viagem. Na verdade, trazemos dentro de nós um desejo e um anseio de eternidade. Por isso, nos confundimos achando que permaneceremos para sempre instalados aqui neste mundo, porém, Jesus nos exorta para que fiquemos vigilantes quanto ao fato da brevidade da nossa vida. Nunca chegará o dia em que nós podemos descansar e nos acomodar pensando que já cumprimos com a nossa incumbência. A cada momento da nossa vida o Senhor mostra algo novo a vivenciar e nos renova para que possamos assumir a obra que Ele nos destinou. Por isso, precisamos então, todos os dias, pesar, medir e contar os nossos atos e as nossas intenções e pedir ao Senhor a graça de nos conservar atentos (as) e vigilantes a fim de que sejamos encontrados no nosso posto quando do Seu regresso. O nosso compromisso com Deus se dá em relação ao nosso irmão e o amor que vivermos será o parâmetro da fidelidade da nossa vida. – Você tem consciência da missão que o Senhor lhe entregou para realizar aqui na terra? – Você acha que já cumpriu tudo? O que está faltando? - Como você tem tratado aqueles que o Senhor lhe colocou como responsável por eles? – O que você acha que Deus ainda vai entregar a você, como compromisso?- Você está disposto (a) a aceitar qualquer chamado do Senhor? – Você tem desejo de eternidade?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: