quinta-feira, 18 de agosto de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

17/08/11 – 4ª. Feira XX semana do tempo comum

–Juízes 9, 6-15 – “a parábola das árvores”

Depois que Josué morreu o povo de Deus que chegara a Canaã era governado por juízes, que seguiam a orientação do próprio Deus. No entanto, o povo trazia dentro de si um desejo de escolher um rei que reinasse sobre eles com braço forte a exemplo das nações pagãs. Eles não se contentavam com as orientações da lei do Senhor. Por isso, proclamaram Abimalec, filho de Jerobaal (Gedeão), que havia assassinado seus 70 irmãos para reinar sozinho tendo escapado somente Joatão, filho mais novo de Jerobaal, porque se tinha escondido. Por isso, Joatão, abrindo os olhos dos seus conterrâneos contou a parábola das árvores. Ele se referiu a oliveira, a figueira e a videira como árvores que já tinham serventia para o povo no meio das coisas criadas por Deus e tinham a humildade de reconhecer a sua limitação não desejando ser maiores do que as outras. O espinheiro representava o homem prepotente que desejava reinar para ficar mais alto que os outros como Abimalec , homem desvirtuado que não trazia em si o Espírito de Deus.
(O ESPINHEIRO: Planta com espinhos, sarça. – “É tudo aquilo que é próprio da natureza humana e que fere os outros. É aquilo que é ruim e que não dá fruto algum. É a mentira (não tem sombra), a maledicência, o preconceito, a falta de amor, etc., no meio da igreja. O espinheiro, quando se estabelece, é como fogo que destrói o cedro (Obra).” )
A mensagem que podemos tirar para a nossa vida é que as escolhas que fazemos trazem consequências para nós. Às vezes, temos pressa em realizar os nossos desejos e não nos incomodamos em caminhar na direção contrária do que Deus nos orienta. Dessa forma, nós idolatramos as pessoas, os bens, os prazeres, as coisas materiais e até os nossos planos, e os proclamamos reis e senhores da nossa vida. Por outro lado há também as pessoas que soberbamente desejam estar acima das outras e reinar a todo custo. É o que muitas vezes, acontece na política quando nós apostamos nos governantes que não têm em si um ideal cristão e nem mesmo temem a Deus, pensam somente em angariar para si mesmos, prestígio, fama e poder. Precisamos ter em mente que os homens que pensam e agem conforme a mentalidade do mundo e esquecem a Lei de Deus são como O ESPINHEIRO , fogo que destrói e devora. A Palavra de Deus é a bússola que orienta a nossa caminhada e luz para os nossos passos e todo aquele que pensa, age e governa conforme o pensamento de Deus deve ter a nossa confiança. – Baseado em que você tem feito suas escolhas? – Você tem optado por uma vida contrária ao pensamento de Deus? Os seus planos levam em conta os ensinamentos evangélicos? – Você está procurando fogo para se queimar? – Pense nisso!

Salmo 20 – “Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.”

Deus tem os seus escolhidos para governar as nações e todo aquele que tem no coração esse sonho, com certeza o Senhor lhe concederá. No entanto, terão sucesso os “reis” que encontram auxílio e alegria na força do Senhor, pois com bênção generosa Ele o preparará. Nós fomos predestinados para manifestarmos a glória e o esplendor do Senhor na terra em qualquer posto que ocuparmos. Vida longa significa uma existência frutuosa e plena do amor de Deus.

Evangelho – Mateus 20, 1-16 – “a recompensa é a salvação”

A vinha é o reino dos céus e o Senhor está sempre a nos convocar para fazer parte do seu reinado. No reino dos céus há um só Senhor e só Ele tem o poder de reger os Seus súditos. Somos habitantes do reino de Deus quando nos submetemos ao chamado de Jesus para viver e servir conforme os Seus conselhos. Enquanto aqui vivemos somos a cada instante convidados para estar em sintonia com o reino dos céus vivendo a sua dimensão humana e espiritual. O reino dos céus é um estado de espírito e é mais bem aventurado (a) aquele (a) que atende ao chamado do Senhor logo cedo da vida, pois usufruirá primeiro de tudo quanto Ele providenciou para que tenha uma melhor qualidade de vida. Quando nós aceitamos o convite de Jesus para entrar no Seu reino, tendo-o como Rei e Senhor da nossa vida, nós também nos tornamos Seus colaboradores na missão de atrair outros que estão vagando no mundo e não encontraram ainda a verdadeira felicidade porque não abraçaram a salvação de Jesus. A salvação é a recompensa que Ele promete a todos àqueles (as) que a acolherem. Seja em qualquer hora da nossa vida, até na hora da nossa morte nós teremos a chance de ganhar o prêmio da vida eterna. É pela bondade e misericórdia do Pai que nos enviou Jesus Cristo que nós somos salvos (as). Portanto, não façamos questão para sermos os primeiros ou os últimos, o mais importante é que já estejamos dentro do redil do reino de Deus. – Você já aceitou o convite para trabalhar na vinha do Senhor? – Qual é a recompensa que você espera? – Você se incomoda se outros também receberem a mesma recompensa que você espera? – Você deseja que muitos entrem também com você no reino de Deus? – O que você tem feito para que isto aconteça?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: