Uma missa, na Catedral de Mariana, abrirá as comemorações. Logo após a cerimônia haverá a solenidade de entrega da Comenda, no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz (Palácio dos Bispos).
Serão agraciadas com a Comenda as seguintes personalidades e entidades: Cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo (SP); cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG); padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre, assessor arquidiocesano da Dimensão Catequética da arquidiocese de Mariana (MG); irmã Carmem Mendes de Carvalho, coordenadora da residência arquiepiscopal durante o episcopado de dom Luciano; irmã Neusa Quirino Simões / Companhia de Maria - ex-secretária de dom Luciano na CNBB e o grupo NATA – Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras / Ouro Preto (MG).
Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006) e faleceu no dia 27 de agosto de 2006. Atuou como secretário e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário