terça-feira, 16 de agosto de 2011

9ª CAMINHADA COM MARIA: HOMENAGEM À PADROEIRA DE FORTALEZA LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS




A Avenida Leste-Oeste foi tomada por centenas de pessoas vestidas de azul e branco que fizeram um percurso de cerca de 11 quilômetros para homenagear Nossa Senhora da Assunção Waleska Santiago




Das 6 horas ao meio-dia, missas foram realizadas de hora em hora. Às 14 horas, houve a abertura oficial do evento. Um misto de fé, alegria e devoção. Assim ficou marcada a 9ª Caminhada com Maria, que homenageia Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. As comemorações tiveram início ainda cedo, com missas realizadas de hora em hora, de 6h ao meio-dia, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará. Mas somente às 14h ocorreu a abertura oficial do evento. Após a concentração no Santuário, a Caminhada seguiu pela Avenida Leste Oeste rumo a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, onde aconteceu um dos momentos mais esperados: a coroação.O sol forte, a longa caminhada nem o grande conglomerado de pessoas foram empecilhos para que uma multidão de fiéis acompanhassem o percurso de aproximadamente 11 Km. A festa reuniu homens e mulheres de todas as idades. Alguns agradeciam uma graça alcançada, outros faziam pedidos, mas o certo é que todos queriam homenagear a santa. No semblante de cada um estava explícito a alegria e satisfação por participar daquele momento único.






Devoção






Mesmo quem não pôde acompanhar o trajeto, por problemas de saúde ou pela idade avançada, deu um jeito de assistir à Caminhada passar. À medida que seguia em frente, mais e mais fiéis somavam ao cortejo. Eles vinham de todas as ruas, por todos os lados. Muitos enfeitaram as suas casas com balões, panos e fitas nas cores azul e branco.A exemplo da aposentada Anélia Alves do Nascimento, 68, que montou um altar na porta de sua casa, na Rua Desembargador Hermes Parahyba, na Barra do Ceará. Emocionada, ela conta que todos os anos enfeita a casa. "Fico muito feliz de fazer esse altar para a passagem da santa. É uma festa de muito amor e emoção, a comunidade toda se reúne", diz.Sua única lamentação era por este ano não poder acompanhar o trajeto, por causa de um problema nas pernas. Sua consolação era o carinho que recebia das pessoas que passavam. Muitos paravam para tirar fotos ou tocar a imagem. "Está muito lindo o seu altar", exclamou uma das devotas.






Arcebispo






Próximo à imagem de Nossa Senhora, dando ritmo a caminhada, estava o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi Marques. O religioso destaca que a finalidade da festa é renovar e fortalecer a fé e a consciência cristã de toda a comunidade católica de Fortaleza, o que acontece observando o exemplo de Nossa Senhora no segmento de Jesus.E acrescenta: "É também um momento público da consciência da presença cristã católica mariana no coração da cidade de Fortaleza, com a responsabilidade que temos vivendo a própria palavra de Jesus dissemos como cristãos exemplos: saúdo a terra luz do mundo dentro desta cidade, dando nossa colaboração pela nossa própria vida e pela união das nossas forças para o bem desta cidade, para que seja abençoada por Deus".Teve gente que veio de longe, como o padre Hewaldo Trevisan, de São Paulo. O religioso, que pela primeira vez acompanhou a caminhada, se disse emocionado. "É uma bênção de Deus muito grande. Já participei de muitos eventos, fiz shows pelo Brasil, mas nunca vi algo semelhante, estou impressionado". O padre afirma que Fortaleza dá exemplo para o mundo de organização e fé. "Eu vejo no olhar de cada pessoa o seu carinho e amor a Maria".EsforçoA agricultora Maria Geralda Xavier, 59, é outra que veio de longe para participar da Caminhada com Maria. Foram ao todo 210 Km de seu município Morrinhos até a Capital. "Vim só para acompanhar", afirma.A Avenida Leste-Oeste ganhou nova feição com a Caminhada. A via ficou tomada por uma multidão vestida de branco e azul. "É o terceiro ano que faço a Caminhada para agradecer uma graça alcançada. Fiz uma cirurgia nos olhos e voltei a enxergar", ressalta a aposentada Auxiliadora da Silva, 68. Segundo estimativa da organização do evento, a 9ª edição da Caminhada com Maria contou com 1,8 milhão de fiéis.






Fonte: Diário do Nordeste/






Luana Lima Repórter

Nenhum comentário: