quarta-feira, 31 de agosto de 2011
CATEQUESE DO PAPA: ARTE AJUDA NA RELAÇÃO COM DEUS
Castel Gandolfo (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, a catequese que o Papa Bento XVI dirigiu hoje aos fiéis reunidos para a audiência geral no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. A catequese de hoje, que pertence ao ciclo da oração, centrou-se na relação entre a arte e a oração.
* * *
Queridos irmãos e irmãs:
Neste período, recordei muitas vezes a necessidade que todo cristão tem de encontrar tempo para Deus, através da oração, em meio às muitas ocupações da nossa jornada. O próprio Senhor nos oferece muitas oportunidades para que nos lembremos d'Ele. Hoje eu gostaria de falar brevemente de um desses meios que podem nos conduzir a Deus e ser também uma ajuda para encontrar-nos com Ele: é o caminho das expressões artísticas, parte dessa via pulchritudinis – “via da beleza” – da qual falei tantas vezes e que o homem deveria recuperar em seu significado mais profundo.
Talvez já tenha lhes acontecido que, diante de uma escultura, um quadro, alguns versos de poesia ou uma peça musical, tenham sentido uma íntima emoção, uma sensação de alegria; percebem claramente que, diante de vocês, não existe somente matéria, um pedaço de mármore ou de bronze, uma tela pintada, um conjunto de letras ou um cúmulo de sons, e sim algo maior, algo que nos “fala”, capaz de tocar o coração, de comunicar uma mensagem, de elevar a alma. Uma obra de arte é fruto da capacidade criativa do ser humano, que se interroga diante da realidade visível, que tenta descobrir o sentido profundo e comunicá-lo através da linguagem das formas, das cores, dos sons. A arte é capaz de expressar e tornar visível a necessidade do homem de ir além do que se vê, manifesta a sede e a busca do infinito. Inclusive é como uma porta aberta ao infinito, a uma beleza e uma verdade que vão além do cotidiano. E uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e do coração, conduzindo-nos ao alto.
Há expressões artísticas que são verdadeiros caminhos rumo a Deus, a Beleza suprema, que inclusive são uma ajuda para crescer na relação com Ele, na oração. Trata-se das obras que nascem da fé e que a expressam. Um exemplo disso é quando visitamos uma catedral gótica: sentimo-nos cativados pelas linhas verticais que se elevam até o céu e que atraem nosso olhar e nosso espírito, enquanto, ao mesmo tempo, nos sentimos pequenos ou também desejosos de plenitude... Ou quando entramos em uma igreja românica: sentimo-nos convidados de forma espontânea ao recolhimento e à oração. Percebemos que nesses esplêndidos edifícios se recolhe a fé de gerações. Ou também quando escutamos uma peça de música sacra que faz vibrar as cordas do nosso coração, nossa alma se dilata e se sente impelida a dirigir-se a Deus. Vem-me à memória um concerto de música de Johann Sebastian Bach, em Munique, dirigido por Leonard Bernstein. No final da última peça, uma das Cantatas, senti, não racionalizando, mas no profundo do coração, que o que eu havia escutado havia me transmitido verdade, verdade do sumo compositor que me conduzia a dar graças a Deus. Ao meu lado estava o bispo luterano de Munique e espontaneamente lhe comentei: “Ouvindo isso se entende: é verdadeira, é verdadeira a fé tão forte e a beleza que expressa irresistivelmente a presença da verdade de Deus”.
Quantas vezes quadros ou afrescos, frutos da fé do artista, com suas formas, com suas cores, com suas luzes, nos conduzem a dirigir o pensamento a Deus e fazem crescer em nós o desejo de acudir à fonte de toda beleza! É profundamente certo o que escreveu um grande artista, Marc Chagall: que os pintores mergulharam seus pincéis, durante séculos, no alfabeto de cores que é a Bíblia. Quantas vezes as expressões artísticas podem ser oportunidades para lembrarmos de Deus, para ajudar nossa oração ou para converter o nosso coração! Paul Claudel, famoso poeta, dramaturgo e diplomata francês, ao escutar o canto do Magnificat durante a Missa de Natal na basílica de Notre Dame, em Paris, em 1886, advertiu a presença de Deus. Não havia entrado na igreja por motivos de fé, mas para encontrar argumentos contra os cristãos. No entanto, a graça de Deus agiu no seu coração.
Queridos amigos, eu lhes convido a redescobrir a importância deste caminho também para a oração, para a nossa relação viva com Deus. As cidades e os países do mundo inteiro contêm tesouros de arte que expressam a fé e nos recordam a relação com Deus. Que a visita a lugares de arte não seja somente ocasião de enriquecimento cultural, mas que possa se tornar um momento de graça, de estímulo para reforçar nosso vínculo e nosso diálogo com o Senhor, para deter-nos a contemplar – na transição da simples realidade exterior à realidade mais profunda que expressa – o raio de beleza que nos atinge, que quase nos “fere” e que nos convida a elevar-nos até Deus. Termino com uma oração de um salmo, o salmo 27: “Uma só coisa pedi ao Senhor, só isto desejo: poder morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida; poder gozar da suavidade do Senhor e contemplar seu santuário” (v.4). Esperemos que o Senhor nos ajude a contemplar sua beleza, seja na natureza ou nas obras de arte, para sermos tocados pela luz do seu rosto e, assim, podermos ser, também nós, uma luz para o nosso próximo.
Obrigado.
[No final da audiência, Bento XVI saudou os peregrinos em vários idiomas. Em português, disse:]
Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos, nomeadamente para os fiéis da diocese de Viseu. Procurem descobrir na arte religiosa um estímulo para reforçar a sua união e o seu diálogo com o Senhor, através da contemplação da beleza que nos convida a elevar o nosso íntimo para Deus. E que Ele os abençoe. Obrigado!
[Tradução: Aline Banchieri.
©Libreria Editrice Vaticana]
BENTO XVI É HOMENAGEADO COM CONCERTO EM CASTEL GANDOLFO
O concerto acontece às 18h (horário de Roma) e é oferecido pelo ex-diretor da Capela Musical Pontifícia Sistina, Cardeal Domenico Bartolucci.
Estão programadas quatro composições do próprio Cardeal: o poema Benedictus – escrito para o evento – executado por soprano, coro a 3 vozes pares e orquestra; a Ave Maria – tirada da obra lírica "Il Brunellesco" – executada por soprano, coro a 3 vozes pares; o poema sacro Baptisma, executado por soprano, barítono, coro feminino e pequena orquestra; e o moteto Christus circumdedit me, executado por soprano, coro e orquestra.
Os solistas Enrica Fabbri, soprano; Lykke Anholm, soprano; Michele Govi, barítono; o "Rossini Chamber Choir" de Pesaro e a Orquestra Filarmônica Marchigiana "FORM" são dirigidos pelo maestro diretor e concertista Simone Baiocchi.
Leonardo Meira/Canção Nova Notícias, com Boletim da Sala de Imprensa
da Santa Sé (tradução de CN Notícias)/Arquivo
PAPA DESTACA IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA "RELAÇÃO VIVA COM DEUS"
A audiênciaO encontro do Santo Padre com os fiéis reunidos na Piazza della Libertà, em Castel Gandolfo, aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 5h30 no horário de Brasília). A reflexão faz parte da "Escola de Oração", iniciada pelo Papa na Catequese de 4 de maio.Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:"Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos, nomeadamente para os fiéis da diocese de Viseu. Procurai descobrir na arte religiosa um estímulo para reforçar a vossa união e o vosso diálogo com o Senhor, através da contemplação da beleza que nos convida a elevar o nosso íntimo para Deus. E que Ele vos abençoe. Obrigado".
SEMINÁRIO EM BRASÍLIA DEBATE AS CAMPANHAS DA FRATERNIDADE E PARA A EVANGELIZAÇÃO
“O objetivo desse encontro é fortalecer os laços entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seus representantes nos Regionais para que a Campanha da Fraternidade (CF) se solidifique cada vez mais no coração das pessoas. Que a CF possa ser marcante na vida de cada um, cada uma, neste ... Leia mais...
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA REALIZA SEMANA DO DIZIMO
A Paróquia Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, realiza de 2 a 6 de setembro, a Semana do Dízimo. A programação consta de celebrações eucarísticas e formações voltadas à comunidade, com o objetivo de despertar nos fiéis o verdadeiro sentido da adesão ao Dízimo. Haverá, ainda, encontros voltados às pastorais, movimentos e serviços da Paróquia, e também aos jovens, crismandos e seus pais.
A cada ano a Pastoral do Dízimo traz convidados de amplo conhecimento em formação religiosa e pastoral, com destaque para o tema do Dízimo. Desta vez, terá a participação do Pe. Cristovam Iubel, da Diocese de Guarapuava (PR). Formado em Teologia, Filosofia e Jornalismo, Pe. Cristovam é professor, escritor, palestrante e sócio-editor da Editora Pão e Vinho. Seus livros são comercializados em todo o Brasil e sua especialidade é Dízimo.
Outro formador é o missionário Aristides Madureira, de Uberlândia (MG). Diretor da Editora católica A Partilha, Aristides é missionário leigo e há 23 anos vem implantando a Pastoral do Dízimo pelo Brasil. Formado em Comunicação Social, é autor de várias obras de formação pastoral, a exemplo de “Partilhando a Vida em Família” e “Dízimo Mirim e Gibi para Crianças”. As celebrações eucarísticas contarão com a concelebração do pároco da Glória, Pe. Francisco de Assis Filho, e do vigário paroquial, Pe. Josieldo Nascimento. Como padre convidado, o pároco da Nossa Senhora da Assunção, Pe. Francisco Sales de Sousa.
Dia 2 de setembro, às 18h30, abertura da Semana do Dízimo
Celebração Eucarística com Pe. Cristovam Iubel, Pe. Francisco, Pe. Josieldo; às 20 horas, Encontro com Pastorais, Movimentos e Serviços, Jovens do EJC, Crismandos e Pais Pelestra com o Tema: “Dízimo e Corresponsabilidade” - Pe. Cristovam Iubel.
Dia 3 de setembro, às 15 horas, Encontro com Pais e Catequistas e Palestra com o Tema: “Dízimo, Evangelização e Catequese” com Pe. Cristovam Iubel; às 16h30min, Celebração Eucarística com Pe. Cristovam Iubel, Pe. Francisco, Pe. Josieldo; às 18h30, Celebração Eucarística com Pe. Cristovam Iubel, Pe. Francisco e Pe. Josieldo.
Dia 4 de setembro, às 8, 11, 18 e 20 horas, celebração da Partilha com o Pe. Cristovam Iubel, Pe. Francisco e Pe. Josieldo.
Dia 5 de setembro, às 18h30, Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Francisco Sales de Sousa (foto) .
Dia 6 de setembro, às 18h30, Celebração Eucarística com Pe. Francisco e Pe. Josieldo. Às 20 horas, Terço dos Homens com Palestra: “Dízimo, Causa e Efeito de Conversão” com Missionário Aristides Madureira. “DÍZIMO é um compromisso de fidelidade COM DEUS, COM A IGREJA e COM OS POBRES”.
Informações pelos telefones (85) 8701 3110 com Patrícia Guabiraba ou 3279 4500, na paróquia.
FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE COMEÇA NO DIA 10 DE SETEMBRO
Programação
Dia 10 de setembro, às 6h25, a abertura será marcada com celebração eucarística; às 17h30, benção e hasteamento da bandeira; às 18 horas, celebração eucarística e novena abordando o tema “Maria é convidada a ser mãe” estando responsável por este dia o Projeto Saúde dos Bombeiros, Monte Tabor e Grupo dos Terços.
Dia 11 de setembro, às 7 horas, celebração eucaristia; às 8h30, celebração eucarística com os ouvintes da FM Dom Bosco; às 17 horas, celebração eucarística; e às 19 horas, celebração eucarística e novena abordando o tema “Maria realiza obra do Espírito Santo”, estando responsável por este dia a Legião de Maria, Movimento Familiar Cristão e Oficina de Oração.
Dia 12 de setembro, às 6h25, celebração eucarística; às 15 horas, terço da misericórdia; às 17 horas, celebração eucarística; e às 19 horas, novena e benção do santíssimo a bordando o tema: “Maria parte para servir a prima”, estando responsável por este dia a CMDB e Pastoral do Batismo”.
Dia 13 de setembro, às 6h25, celebração eucarística; às 15 horas, terço da misericórdia; às 17 horas, celebração eucarística; e às 19 horas, novena e benção do santíssimo a bordando o tema: “Maria apresenta a José o projeto de Deus”, estando responsável o MESC e Pastoral da Saúde.
Dia 14 de setembro, às 6h25, celebração eucarística; às 15 horas, terço da misericórdia; às 17 horas, celebração eucarística; e às 19 horas, novena e benção do santíssimo a bordando o tema: “Maria dar a luz e foge para salvar seu filho”, estando responsável por este dia a Pastoral dos Noivos, Escolas, AJS, Juventude, Crianças e Projeto Dom Bosco.
Dia 15 de setembro, às 6h25, celebração eucarística; às 15 horas, terço da misericórdia; às 17 horas, celebração eucarística; e às 19 horas, novena e benção do santíssimo a bordando o tema: “Maria apresenta seu filho no templo”, estando responsável por este dia o Terço dos Homens, Vicentinos e Apostolado da Oração.
Dia 16 de setembro, às 6h25, celebração eucarística; às 15 horas, terço da misericórdia; às 17 horas, celebração eucarística; e às 19 horas, novena e benção do santíssimo a bordando o tema: “Maria acompanha o crescimento do seu filho”, estando responsável por este dia a Família Salesiana: ADMA, FMA, ADMA, Canção Nova, Mamãe Margarida e Cooperadores.
Dia 17 de setembro, às 6h25, celebração eucarística; às 18 horas, celebração eucarística e novena abordando o tema: “Maria guarda tudo no seu coração”, estando responsável por este dia o CMDB, Comunidade: São Gabriel e Vilas: Dom Bosco, Meio e Travessa Guanabara. Capela Amigos de Jesus e Menino Jesus.
Dia 18 de setembro, às 7 horas, celebração eucarística; às 8h30, celebração eucarística; às 17 horas, procissão; às 18 horas, celebração eucarística de encerramento - campal presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques - Arcebispo de Fortaleza abordando o tema: “Maria nos convida a proteger a vida”, estando responsável por este dia o ECC e Pastoral da Comunicação.
Informações pelo telefone (85) 3254 8080, na Secretaria Paroquial.
REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE
31/08/11 - 4ª. feira XXII semana comum
– Col 1, 1-8 “ as virtudes dos santos”
Na medida em que nós caminhamos guiados pelo Espírito Santo, a nossa Fé em Deus e no Seu Amor vão dando o tom à nossa trajetória de vida. Como consequência desse crescimento espiritual nós colhemos bons frutos de conversão que nos motivam a alimentar as pessoas com quem nós convivemos. A nossa experiência espiritual não está dissociada da nossa experiência humana e o nosso desenvolvimento interior traz consequências para as nossas ações. Por isso, São Paulo se dirige aos cristãos da cidade de Colosso, dando graças a Deus, pela manifestação entre eles das três virtudes dos santos: fé, esperança e caridade. A fé em Jesus Cristo produz em nós a virtude da esperança que nos dá a garantia de uma vida plena. Por causa disso, nós temos a certeza da conquista do céu, que nos é dado pela vivência da caridade. A caridade é o amor de Deus praticado como Jesus Cristo o fez. Tudo isso, nós, assim como os colossenses, temos conhecido e aprendido por meio do Evangelho, que é a Palavra de Deus revelada através de Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne e veio morar no meio dos homens. Somos hoje os arautos do Evangelho de Jesus Cristo aqui na terra. Por nosso intermédio a Palavra de Deus produz frutos de vida e de santidade verdadeiros no meio do povo de Deus. Somos instrumentos do Senhor no serviço da Igreja, a fim de que muitas pessoas saiam da multidão, e se transformem nos novos discípulos de Jesus. O Espírito Santo é quem suscita em nós as novidades de Deus para que possamos cumprir essa missão com fidelidade. Que possamos um dia também, dar graças a Deus, porque, muitos dos Seus filhos, puderam viver em plenitude as três virtudes dos santos, por causa do nosso anúncio. Isso é garantia para que eles também tenham a certeza do céu, desde já. - Você já saiu do meio da multidão e já se considera um discípulo (a) de Jesus? - As três virtudes dos santos já se manifestam na sua vida? - Você tem anunciado Jesus Cristo no meio da multidão?
Salmo 51 – “Confio na clemência do meu Deus agora e sempre!”
Somos pecadores necessitados do perdão de Deus. Diante Dele, porém, somos como uma planta verde, que precisa ser cuidada. Mesmo na fraqueza nós louvamos eternamente ao Senhor pela sua graça que se manifesta eternamente, pela sua bondade e paciência. O Senhor deseja nos fazer santos e santas, por isso, confiamos na obra que Ele realiza em nós.
Evangelho – Lucas 4, 38-44 – “o toque de Jesus”
Embora já tivesse idade bem avançada a sogra de Pedro foi curada da sua enfermidade e, na mesma hora se pôs à disposição para servir a Jesus e aos seus discípulos. a Isto prova de que a qualquer momento e em qualquer circunstância da nossa vida Jesus tem poder para nos curar e nos tirar da impotência. A cura que Jesus quer fazer em nós, nos desinstala e nos tira da acomodação. Se tivéssemos consciência de que Ele é o Enviado do Pai para nos dar vida plena, nunca duvidaríamos da Sua capacidade para nos tirar das diversas situações que nos paralisam, mesmo que estejamos à beira da morte. As doenças e os males que nos atingem, na maioria das vezes, provêm da nossa alma necessitada do toque de Jesus, da ação e orientação da sua Palavra. Por isso, as multidões O procuravam e não queriam largá-Lo. Jesus se enchia de compaixão por aquele povo necessitado, no entanto, Ele não parava no mesmo lugar, pois, sabia que a cada passo encontraria alguém necessitado de cura e salvação. Hoje também, Jesus continua nos curando e nos libertando, mas deseja que tenhamos atitudes de pessoas livres, que não ambicionem possuir tudo para si, mas se proponham a ajudar seus irmãos e irmãs a viverem a vida nova em Cristo. Somos curados, para amar e servir a Deus aqui na terra em favor de todos que são necessitados de libertação. A Boa Nova do Reino que Jesus anunciou aqui na terra é a Boa Notícia que nós devemos transmitir a todos: “Jesus, o filho de Deus, está muito perto de nós. Mora no nosso coração e nos quer curar de todos os males, hoje, como antes”. - Você já teve alguma experiência de cura ou de libertação pelo toque o Amor de Deus? - Você tem saído do seu lugar em busca de alguém que precisa sentir também esse Amor? - Existe alguém que você conhece e está muito doente? Você acha que Jesus também pode curá-lo
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava.
41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse:
“Eu devo anunciar a Boa nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia. Palavra da Salvação.
SANTO DO DIA - SÃO RAIMUNDO NONATO
Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.
Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.
Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.
O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.
São Raimundo Nonato, rogai por nós!
terça-feira, 30 de agosto de 2011
CURSO NO CCM OFERECE MECANISMOS PRÁTICOS E TEÓRICOS PARA MISSIONÁRIOS ALÉM-FRONTEIRAS
PARÓQUIA DA PIEDADE PROMOVE GINCANA
PEDIDO PARA INICIAR PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE D. LUCIANO SERÁ ENVIADO À SANTA SÉ
PARÓQUIA DA ANTIGA VILA DE HUMAITÁ SE PREPARA PARA A FESTA DA MÃE DAS DORES
Fonte: Diário do Nordeste
COMEÇARAM OS FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DA SAÚDE, NO MUCURIPE
Fonte: O POVO
CROÁCIA COMEMORA 600 ANOS DO MILAGRE EUCARÍSTICO DE LUDBREG
"Sem a Eucaristia não podemos ser verdadeiros cristãos e a própria Igreja não pode edificar-se para a salvação dos homens", diz o Pontífice na carta a qual envia o Cardeal Josef Tomko como seu representante.
História do Milagre Eucarístico de Ludbreg
No ano de 1411, em Ludbreg, um sacerdote foi celebrar uma Missa na capela do castelo dos condes Batthyany, mas quando ele estava consagrando o vinho duvidou que a transubstanciação acontecesse realmente e nesse momento o vinho se transformou em Sangue.
Desde então, o "milagre eucarístico de Ludbreg" é objeto de veneração para os fiéis croatas, que ao longo dos séculos foram testemunhas de inúmeras curas obtidas durante oração diante da relíquia.
Congresso Eucarístico em Ancona
Neste sábado, 3, terá início em Ancona, na Itália, o 25º Congresso Eucarístico Nacional, que recordará os 600 anos do Milagre Eucarístico de Ludbreg e refletirá "peso peculiar do Sacramento da Caridade na vida e na obra de todo fiel", como destaca Bento XVI, na carta com a qual nomeia o Cardeal Giovanni Battista seu enviado ao Congresso Eucarístico.
O Congresso que será concluído pelo próprio Papa, no dia 11 de setembro, em visita pastoral a Ancona.
Nicole Melhado/Canção Nova Notícias, com News.va
DEFESA TENTA ANULAR JULGAMENTO DE ACUSADO DE MATAR DOROTHY STANG
A Congregação das Irmãs de Notre Dame, à qual a religiosa Dorothy Stang pertencia, divulgou na segunda-feira, 29, uma nota contestando o pedido da defesa do fazendeiro.
Para as religiosas, não há fato novo que justifique a apelação proposta pela defesa. “Apelar é direito do condenado, mas [Regivaldo] não consegue, uma vez mais, apresentar um fato verdadeiro para sustentar sua inocência ou sua distância como comandante do crime”, diz trecho da nota.
O advogado de Regivaldo Pereira Galvão, Jânio Siqueira, disse à Agência Brasil que durante o júri houve “uma série de nulidades” que invalida o julgamento do seu cliente. De acordo com a defesa, uma das falhas foi a má redação de um quesito formulado pelo Conselho de Sentença que levou os jurados ao erro.
“No questionário para os jurados a pergunta foi mal redigida, e a nossa tese era de negativa de coautoria, e a pergunta que foi feita, no nosso entendimento, foi mal formulada, induzindo os jurados a condenar meu cliente”, declarou Siqueira.
Segundo ele, a única prova material contra Regivaldo não poderia ter sido usada no julgamento já que o fazendeiro Amair Feijoli da Cunha, conhecido como Tato, voltou atrás e negou a participação do seu cliente no crime. Anteriormente, Tato, condenado a 18 anos de prisão por ter intermediado o assassinato da missionária, disse que Regivaldo era o mandante do crime.
“O cume do ápice da nossa argumentação é que a única prova material contra o Regivaldo era a delação de outro corréu, o Tato. Ele foi levado como testemunha ao plenário e lá, com todas as letras, negou enfaticamente a acusação feita anteriormente contra o Regivaldo. Apesar disso, os jurados não reconheceram. Entendemos que a decisão foi contra as provas do autos. Na nossa visão, não tem nenhuma outra prova que vincule o Regivaldo ao processo”, disse o advogado acrescentando que se o julgamento for cancelado o Tribunal do Júri, terá que marcar um novo julgamento.
A Irmã Dorothy Stang foi morta, com seis tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada que dá acesso ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, na região rural do município paraense de Anapu.
Canção Nova Noticias, com Agência Brasil/Arquivo
DOR DO PAPA PELA MORTE DO CARDEAL AMBROZIC
No texto, enviado ao atual arcebispo de Toronto, Dom Thomas Collins, o Papa se mostra “profundamente sentido” pela morte do cardeal e expressa ao prelado, “ao clero, aos religiosos e aos fiéis leigos da arquidiocese suas sentidas condolências”, assegurando sua oração.
Com a morte de Dom Ambrozic, o colégio cardinalício fica com 194 membros, 114 dos quais são eleitores.
PAPA INDICA O SEGREDO PARA SE REALIZAR
Roma (ZENIT.org) – Bento XVI indicou neste domingo, ao rezar o Angelus com os peregrinos em Castel Gandolfo, o “segredo” para se realizar na vida: “perder a si mesmo” no seguimento de Cristo crucificado, para “encontrar a si mesmo na doação pessoal”.
Comentando o evangelho dominical, o Papa destacou que “quando a realização da própria vida está voltada exclusivamente para o êxito social, o bem-estar físico e econômico, já não se pensa segundo a vontade de Deus, mas segundo os homens”.
“Pensar segundo o mundo é deixar Deus à parte, não aceitar seu desígnio de amor, é quase impedi-lo de cumprir sua sábia vontade”, disse.
Citando o primeiro volume de seu livro “Jesus de Nazaré”, o Papa explicou que O Senhor ensina que "o caminho dos discípulos é segui-Lo, o Crucificado. Mas nos três Evangelhos, este segui-lo no sinal da cruz... como o caminho do "perder-se", que é necessário para o homem e sem o qual é impossível encontrar a si mesmo”.
O Papa atualizou este ensinamento para os batizados de hoje: “Como aos discípulos, também a nós Jesus dirige o convite: ‘Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me’”.
O cristão segue o Senhor “quando aceita com amor a própria cruz – embora aos olhos do mundo isso aparece como um fracasso e uma ‘perda da vida’ –, sabendo que não a leva sozinho, mas com Jesus, partilhando seu mesmo caminho de doação”.
REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE
- 1 Tes 5, 1.6.9-11 – “ somos filhos da Luz?”
Todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, possuímos a sua Luz que nos tira da ignorância, isto é, das trevas do desconhecimento. A Luz do Senhor ilumina a nossa alma e a nossa humanidade nos revelando a verdade e a justiça de Deus, por isso, somos filhos da luz quando estamos conscientes de que o tempo em que habitamos aqui na terra é breve e nos conservamos vigilantes e sóbrios vivendo em conformidade com a Sua Palavra. Nunca poderemos nos acomodar raciocinando que, porque somos de Deus, estamos em “paz e segurança” e tudo irá nos acontecer conforme almejamos. São Paulo abre os nossos olhos: “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por meio de Jesus”, portanto, Ele fará tudo que for necessário, para que não percamos a oportunidade de abraçar a salvação de Jesus enquanto aqui caminhamos. Por conseguinte, devemos estar certos de que toda a nossa vida é um tempo de experiência e de prontidão. A salvação de Jesus é conquistada por nós, hoje, agora, no tempo da nossa vida, enquanto militamos e combatemos na nossa carne. Depois da nossa morte alcançaremos a vida eterna junto Dele em outra dimensão e de uma forma plena. Enquanto aqui vivermos temos também a incumbência de nos exortar e edificar mutuamente para que não caiamos na tentação da acomodação. No entanto, para os que creem, na vida ou na morte Jesus é o autor da salvação. - Como você tem vivido aqui: nas trevas ou na luz? Você tem acolhido a ira ou a salvação? - Como você tem usado os seus dias: como se a vida nunca fosse passar, ou sabendo que de tudo terá que prestar contas um dia?
Salmo 26 – “Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes”
Se tivermos consciência de que o Senhor é luz e salvação na nossa caminhada, enquanto aqui estamos nós não podemos temer os homens nem os acontecimentos. Quem confia na bondade do Senhor enfrenta qualquer inimigo porque sabe que Ele não o deixará sucumbir. Mesmo na hora da nossa morte, nós teremos a certeza de que seremos acolhidos na casa de Deus e este é o desejo da nossa alma. A terra dos viventes é o lugar onde Deus habita, é o coração do Senhor que nos abriga, enquanto estivermos aqui na terra ou lá no céu.
Evangelho – Lucas 4, 31-37 – “a autoridade do Espírito Santo ”
Os ensinamentos de Jesus eram convincentes e as Suas ações concretas porque Ele era cheio do Espírito Santo de Deus. A Sua autoridade provinha do fato de que Ele pregava o que vivia e punha em prática o que ensinava. Ele conhecia o que estava ensinando e tinha convicção do que estava falando, pois fora enviado pelo Pai para revelar ao mundo a Sua vontade. Ele não perdia tempo, como nós, discutindo nem batendo boca com as pessoas que eram contrárias à Sua pregação. Conhecia profundamente as Escrituras assim como também as artimanhas do inimigo que tentava confundir as pessoas e as usava como seus instrumentos. Por isso, não demonstrava dúvidas e a Sua vida era o próprio Evangelho. A partir Dele as coisas aconteciam conforme Ele pregava, não vacilava e, consequentemente, até os demônios O reconheciam e O obedeciam. Os espíritos maus lhe eram submissos, porque Ele tinha intimidade com o Pai e confiava em todas as instruções que recebia Dele para vencer o Inimigo. Ele tinha plena consciência da sua missão, tinha firmeza e poder. Ele não agia como nós, que às vezes, fazemos as coisas sem convicção, com medo, inibidos e terminamos por dar contra testemunho dos ensinamentos evangélicos. Com efeito, nós podemos também ter consciência de que quando falamos em Nome de Jesus, nós recebemos Dele a autoridade pelo poder do Espírito Santo que age em nós. A Fé e a coerência da nossa vida em conformidade com a Palavra é que nos farão também ter autoridade em tudo o que pregamos. Por isso, não podemos ter dúvidas no anúncio do Evangelho. Quando não temos convicção do que falamos e nos intimidamos é porque não estamos deixando com que o Espírito Santo se manifeste por meio de nós. A nossa pregação, portanto, deve ser impregnada pelo poder do Espírito Santo. Aí então, até os espíritos maus reconhecerão que estamos falando em Nome de Jesus, e, por isso, se calarão. - Como você tem transmitido o Evangelho às pessoas? Falando ou vivendo? - Você tem autoridade sobre os “espíritos maus”? O que falta a você para que isto aconteça? – Você acredita que o poder de Deus através de você remove montanhas e expulsa os males? – Você assume toda a Palavra que você diz em nome de Deus?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
EVANGELHO DO DIA
Lucas 4,31-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia , e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. Palavra da Salvação.
SANTO DO DIA - SÃO CESÁRIO DE ARLES
Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles - Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.
São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.
São Cesário de Arles, rogai por nós!
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE CAUSOU GRANDE IMPACTO MIDIÁTICO, DIZ PESQUISA
O estudo demonstra ainda que o impacto midiático da Jornada Mundial da Juventude foi massivo em relação a outros eventos relacionados a Madri. A divulgação durante os dias de JMJ, foi 5 vezes superior ao ultimo atentado do ETA, no Campo das Nações e três vezes mais que a não seleção de Madri como organizadora dos Jogos Olímpicos.
“A JMJ foi uma excelente embaixadora da marca de Madri, já que reforçou sua credibilidade, para poder, inclusive, realizar outros eventos mundiais no futuro”, afirmou Fracesc Pujol, autor do estudo.
Outros dados da pesquisa
Na Europa, 12 mil e 600 notícias foram produzidas. Na América Latina, 6 mil e 200 foram divulgadas. Na Asia, Oceania e Africa, outras 2 mil e 600 notícias. Destaque também para os países que não professam a fé católica como Cuba (42), Serra Leoa (2), Sudão (1) e Arábia Saudita (4
Mirticeli Medeiros/Canção Nova Notícias, com Universidade de Navarra, Espanha/Arquivo
A CONFRATERNIZAÇÃO DO CLERO DE FORTALEZA
Contando com a presença de dom José Antonio A. Tosi Marques e do seu bispo auxiliar José Luís, apresentação dos novos padres da Arquidiocese e dos quartanistas de Teologia, realizou-se, na manhã de hoje, a confraternização do Clero, na Casa de José de Alencar, na Avenida Washington Soares, 6055, em Messejana.
O encontro começou às 8 horas, com a acolhida; ás 9horas, cofffee break e ás 10 horas uma apresentação dos padres cantores, como Tula, Ivan, Guedes, João Maria, Abner e um especial com Zezinho da Paraíba, do Encontro de Casais com Cristo da Piedade e do sanfoneiro da banda Mastruz com leite. HOuve sorteio de brindes e a realização de um bingo presbiterial.
Fotos do Site da Arquidiocese de Fortaleza
SEMANA DO DÍZIMO ACONTECE E 2 A 6 DE SETEMBRO NA PARÓQUIA DA GLÓRIA
A cada ano a Pastoral do Dízimo traz convidados de amplo conhecimento em formação religiosa e pastoral, com destaque para o tema Dízimo. Desta vez, contaremos com a participação do Pe. Cristovam Iubel, da Diocese de Guarapuava (PR). Formado em Teologia, Filosofia e Jornalismo, Pe. Cristovam é professor, escritor, palestrante e sócio-editor da Editora Pão e Vinho. Seus livros são comercializados em todo o Brasil e sua especialidade é Dízimo.
Outro formador é o missionário Aristides Madureira, de Uberlândia (MG). Diretor da Editora católica A Partilha, Aristides é missionário leigo e há 23 anos vem implantando a Pastoral do Dízimo pelo Brasil. Formado em Comunicação Social, é autor de várias obras de formação pastoral, a exemplo de “Partilhando a Vida em Família” e “Dízimo Mirim e Gibi para Crianças”.
As celebrações eucarísticas contarão com a concelebração do pároco da Glória, Pe. Francisco de Assis Filho, e do vigário paroquial, Pe. Josieldo Nascimento. Como padre convidado, teremos o pároco da Nossa Senhora da Assunção, Pe. Francisco Sales de Sousa.
Confira a programação completa e participe!
02.09 (sexta-feira) às 18h30 - Abertura da Semana do Dízimo - Celebração Eucarística – Pe. Cristovam Iubel / Pe. Francisco / Pe.Josieldo e às 20h - Encontro com Pastorais, Movimentos e Serviços, Jovens do EJC, Crismandos e Pais. Pelestra com o Tema: “Dízimo e Corresponsabilidade” – Pe. Cristovam Iubel
03.09 (sábado) às 15h - Encontro com Pais e Catequistas - Palestra com o Tema: “Dízimo, Evangelização e Catequese” – Pe. Cristovam Iubel, às 16h30m - Celebração Eucarística – Pe. Cristovam Iubel / Pe. Francisco / Pe.Josieldo, 18h30m - Celebração Eucarística – Pe. Cristovam Iubel / Pe. Francisco / Pe.Josieldo
04.09 (Domingo) às 08h, 11h, 18h e 20h - Celebração da Partilha - Pe. Cristovam Iubel / Pe. Francisco / Pe.Josieldo
05.09 (Segunda-feira) – às 18h30m - Celebração Eucarística - Pe. Francisco Sales de Sousa
06.09 (Terça-feira) às 18h30m - Celebração Eucarística - Pe. Francisco / Pe.Josieldo e às 20h - Terço dos Homens - Palestra: “Dízimo, Causa e Efeito de Conversão” – Missionário Aristides Madureira
Informações: Patrícia Guabiraba, Pastoral da Comunicação – Fone - (85) 8701.3110
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM BRUNO GAMBERINI
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB manifesta seu pesar pela morte do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, ocorrida na tarde deste domingo, 28 de agosto, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Leia mais...HUMANIDADE ESTÁ SEDENTA DE DEUS, ENFATIZA BENTO XVI
“Pedimos por àqueles que procuram a água viva em outros lugares, para que Ele mostre que essa água é Ele mesmo, o qual não vai permitir que a vida dos homens, a sua sede por aquilo que é grande, sede de plenitude, seja afogada ou sufocada naquilo que é transitório”, destacou o Papa Bento XVI no fim do encontro com seus ex-alunos, neste domingo, 28.
Durante a Missa de encerramento do encontro Ratzinger Schülerkreis, Bento XVI pediu sobretudo pelos jovens, para que a sede de Deus torne-se viva neles e que eles reconheçam onde se encontra a resposta.
E para aqueles que desde da juventude tiveram a graça de conhecer a Deus, o Pontífice pediu mais empenho para levar Deus à humanidade.
“E que nós, que pudemos conhecer Deus desde nossa juventude, possamos pedir perdão pelas vezes que levamos tão pouco a Luz de Sua face aos homens, assim pouco provém de nós a certeza que “ele é, Ele está presente, e Ele é a grande realidade, plena, que todos temos”. Queremos pedir a Ele que nos perdoe, que nos renove com a água viva do seu Espírito Santo e que nos possibilite celebrar os Santos Mistérios dignamente”, ressaltou .
O encontro dos ex-alunos de Bento XVI aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto em Castel Gandolfo. Este ano foram discutidas questões referentes a nova evangelização.
Nicole Melhado/Canção Nova Notícias,
com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)
MORRE O ARCEBISPO DE CAMPINAS, DOM BRUNO GAMBERINI
Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, 61, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Bruno estava em tratamento desde junho no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, tendo sido transferido para...
Leia mais...FIÉIS REVERENCIAM NOSSA SENHORA DAS DORES
A estimativa é que mais de 350 mil fiéis passem pela cidade de Juazeiro do Norte até o dia 15 de setembroJuazeiro do Norte.O repique dos sinos da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores anuncia a abertura de uma das maiores festas religiosas do Nordeste. A padroeira de Juazeiro, a "Mãe das Dores" é reverenciada por milhões de devotos, que todos os anos vêm a cidade celebrar juntos as comemorações alusivas à santa. A estimativa é que mais de 350 mil fiéis passem pela cidade até o dia 15 de setembro. A festa marca a abertura do ciclo das grandes romarias, na terra do Padre Cícero.O hasteamento das bandeiras de todos os estados do Nordeste e a missa em louvor à Nossa Senhora das Dores marcaram a abertura oficial da festa, à frente da Basílica, na noite de ontem, após a procissão que saiu do Horto, com caminhada no centro da cidade.
HOJE, NA CASA DE JOSÉ DE ALENCAR, CONFRATERNIZAÇÃO DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
Programação
Às 8 horas - Acolhida
Às 9 horas - Coffee Break
Às 10 horas - Apresentação dos padres cantores: Pe. Tula (foto) , Pe. Ivan, Pe. Guedes, Pe. João Maria, Pe. Abner e ainda um especial com Zezinho da Paraíba, do ECC da Piedade e sanfoneiro da banda Mastruz com Leite. Haverá sorteio de brindes e também realização de um bingo Presbiteral. Apresentação dos novos padres na Arquidiocese e dos quartanistas da Teologia. Mensagem dos senhores bispos.
Às 12 horas - Almoço.
FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA PROMOVE I SIMPÓSIO FILOSÓFICO INTERNACIONAL
“Um olhar interdisciplinar sobre a subjetividade humana: a pessoa humana em Edith Stein” este será o tema do I Simpósio Filosófico Internacional promovido pela Faculdade Católica de Fortaleza. O simpósio acontecerá de 21 a 23 de setembro de 2011 e reunirá os seguintes convidados: Dra. Angela Ales Bello, PUL – Roma, Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, ASCJ, Dr. Andrés Eduardo A. Antúnez, USP, Dr. Juvenal Savian Filho, UNIFESP, Dra. Clélia Peretti , PUC/PR e Dr. Marcio Luiz Fernandes, PUC/PR.
A Faculdade Católica de Fortaleza fica na Rua Tenente Benévolo, 201 – no Centro. Informações na Secretaria da Faculdade ou através do telefone (85) 3453-2150.
REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE
1ª. leitura – Jeremias 1, 17-19 –“põe a roupa e o cinto”
A través dos profetas o Senhor nos exorta, nos consola, nos anima e nos prepara para enfrentarmos as lutas da nossa vida. A Palavra de Deus para nós é como uma vitamina que nos fortifica quando estamos debilitados (as) e sem coragem. Assim como o Senhor orientou o profeta Jeremias, ele também nos diz palavras que nos trazem alegria e vigor: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te… não tenhas medo…” O Senhor nos incentiva a que estejamos sempre prontos (as) a enfrentar os desafios na nossa caminhada, confiando Nele que tem o poder de transformar-nos em “cidade fortificada, coluna de ferro, muro de bronze”, figuras que representam o homem preparado para a luta. “Eu estou contigo para defender-te”, isto é o que diz o Senhor a cada um de nós. Ancorados (as) nesta verdade nós podemos prosseguir adiante, sem medo, sem temor, Deus fará, Deus proverá, Deus cuidará de nós! – Como você está se sentindo ultimamente: desanimado(a), sem esperança, ou confiante? – Você confia que esta palavra é dirigida para você, hoje, neste momento? – Você conhece alguém mais que está precisando ser incentivado (a) também com uma palavra como essa? – Faça o que o Senhor mandou que Jeremias fizesse: comunique a essa pessoa tudo o que Deus quer prometer a ela.
Salmo 70 – “Minha boca anunciará vossa justiça”
Nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus. Portanto, que a nossa boca confesse e anuncie as Suas obras maravilhosas! O Salmo nos ensina a assim fazermos desde a nossa juventude e até o fim da nossa vida. Cantar as maravilhas de Deus é cantar a nossa vida, a nossa história e experiências.
Evangelho – Marcos 6, 17-29 - “fidelidade”
Quando somos escravos do pecado, os homens santos se tornam para nós um empecilho à realização dos nossos planos e projetos. Não gostamos de escutar deles as palavras que apontam as nossas transgressões e abrem os nossos olhos para enxergar o erro, não obstante, lá no íntimo nós reconheçamos que não estamos no caminho certo. A voz da nossa carne, do orgulho, da vaidade e da soberba é poderosa quando nos afastamos dos caminhos de Deus. Foi isto que aconteceu com Herodes: apesar de ser censurado por João Batista pelo seu pecado de adultério, ele gostava de escutá-lo falar e o admirava. Porém na sua fraqueza e miséria ele deixou-se levar pela inclinação do mal. Para satisfazer os apetites de Herodíades, sua amante ele foi até as últimas consequências mandando degolar João Batista, homem justo, que dizia apenas a verdade. Nós também só gostamos de escutar o que nos agrada. A Palavra de Deus que alguém nos ensina enche o nosso coração até o momento em que ela coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos e a deixamos de lado ou simplesmente a ignoramos. Vale tudo também quando nós queremos ganhar um jogo de conquista de poder e de prazer, até entregarmos a cabeça de gente inocente. Sofremos, pois, a conseqüência e, por isso, não temos paz. - João Batista foi fiel até a morte: o que terá feito com que ele assim permanecesse? – Do que você precisa para ser fiel a Lei de Deus? – O que você teria feito no lugar de Herodes, que queria agradar à filha da sua amante? - Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? – Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas? O que não lhe agrada?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia . 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. - Palavra da Salvação.
SANTO DO DIA - MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA
São João Batista, rogai por nós!
domingo, 28 de agosto de 2011
NOVO SITE CATÓLICO NO AR
É com imensa alegria que comunico que já está no ar, o site www.saraetobiasrelacionamentos.com.br Um site 100% católico, aberto a pessoas de todas as idades ( partir dos 18 anos), Um site único, diferente, inovador. Aberto a todos os estados de vida, vocações e carismas, prestando também serviços de ajuda e orientação as pessoas, além de muitas outras novidades. Um grande presente de Deus para toda sua Igreja. Convido você a ser um anunciador deste projeto e boa nova de Deus, divulgando este site entre seus amigos e familiares, grupo de oração, no seu trabalho e etc. Muitos são sozinhos, muitos precisam de ajuda e orientação, muitos não tem tempo nem para sair de casa e pedir uma orientação etc., muitos estão cada vez mais se distanciando de nossa Igreja e muitos outros mais precisam saber que este site existe e por meio deste será canal de salvação, através do poder, graça e misericórdia de Deus. Quero contar com você! Fiz e estou fazendo minha parte, colocando em prática tudo aquilo que o Senhor me inspira, mas preciso de você! Evangelizemos, Anunnciemos juntos Jesus! Um excelente final de semana sob a proteção de Nossa Virgem Mãe e mergulhemos em águas profundas por amor a Cristo nosso Deus! Grande e fraterno abraço a todos! ( Peço orações a todos que estão no site, seja os que estão a frente, como aos outros mais que estão por detrás das cortinas ) Charlles de Moraes
O PAPA E A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Rio de Janeiro (ZENIT.org) – Entre os dias 16 e 21 de agosto, aconteceu em Madrid, Espanha, a 26ª. Jornada Mundial da Juventude, com o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. Como de costume, a Jornada Mundial da Juventude de Madrid contou com a presença e presidência oficial de Sua Santidade o Papa Bento XVI. O encontro, que se realiza a cada dois ou três anos, em diferentes partes do mundo, foi idealizado pelo Beato João Paulo II, no seu pontificado, e objetiva “partilhar com toda a Igreja a esperança de muitos jovens que querem comprometer-se com Jesus Cristo e com os irmãos, buscando um mundo melhor através da experiência Cristã”. Na JMJ de 2011, os momentos fortes, presididos pelo Santo Padre Bento XVI, foram:
Na sexta-feira, dia 19, o Santo Padre reuniu-se, no evocativo Pátio dos Reis, em El Estoril, com um expressivo número de jovens religiosas. Bento XVI começou afirmando que “cada carisma é uma palavra evangélica que o Espírito Santo recorda à sua Igreja”. Desse modo, viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma “exegese” viva da Palavra de Deus. Ao recordar que o encontro pessoal com Cristo, que alimenta sua consagração, deve se revelar em suas vidas, o Papa ressaltou que ele adquire uma especial relevância hoje, se constata uma espécie de “eclipse de Deus”, uma certa amnésia, e até mesmo uma “verdadeira rejeição do cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida”. Portanto, concluiu o pontífice, diante do relativismo e da mediocridade surge a necessidade desta radicalidade que testemunha a consagração como uma pertença a Deus.
Na manhã do mesmo dia 19, agora na Basílica de São Lourenço, Bento XVI realizou um encontro com os jovens professores universitários, com quem falou sobre a missão do professor universitário, que deve se voltar para a busca da verdade. “A universidade foi e deve continuar sendo a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana”, disse o papa. “Por isso, encarecidamente vos exorto a não perderdes jamais tal sensibilidade e encanto pela verdade, a não esquecerdes que o ensino não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens a quem deveis compreender e amar, em quem deveis suscitar aquela sede de verdade que possuem no mais fundo de si mesmos e aquele anseio de superação. Sede para eles estímulo e fortaleza”, exortou Sua Santidade;
Segundo o Cardeal Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, um dos momentos mais emocionantes para o Santo Padre, nessa JMJ, foi a meditação da Via-Sacra com os jovens. Reunidos na Praça Cibeles, no dia 19 de agosto, precedidos pela emblemática cruz da Jornada Mundial, os jovens puderam meditar os passos da paixão de Cristo e ouvir a mensagem de Bento XVI, que os acompanhou em todo o ato. A Via Sacra evocou os sofrimentos de jovens de várias partes do mundo – guerras, conflitos fratricidas, perseguições por causa da fé, marginalização, tóxica-dependência, aborto, terrorismo, catástrofes naturais. “Que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer junto dos menos favorecidos. Vós que sois tão sensíveis à ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes. As diversas formas de sofrimento, que foram desfilando diante dos nossos olhos ao longo da Via-Sacra, são apelos do Senhor para edificarmos as nossas vidas seguindo os seus passos e para nos tornarmos sinais do seu conforto e salvação”, afirmou o Papa.
No dia 22 de agosto, o Santo Padre realizou uma visita à Fundação Instituto São José, em Madrid, que acolhe jovens deficientes. Bento XVI se confraternizou afetuosamente com esses jovens, muitas vezes marginalizados e ignorados, dirigindo-lhes uma expressiva saudação. "A nossa sociedade – aonde demasiadas vezes se põe em dúvida a dignidade inestimável da vida, de cada vida – precisa de vós: vós contribuís decididamente para edificar a civilização do amor. Mais ainda, sois protagonistas desta civilização”, afirmou. Segundo o Papa, "a juventude é a idade em que a vida se revela à pessoa em toda a riqueza e plenitude das suas potencialidades, incitando à busca de metas mais altas, que deem sentido à mesma". Para ele, o sofrimento na vida dos jovens expressa a grandeza a que é chamado o homem: compadecer-se e acompanhar quem sofre. O Papa explicou que "quem leva a dor e o sofrimento na própria vida é 'protagonista' da cultura do amor na sociedade que não consegue aceitar o sofrimento".
Ainda que o mau tempo e a tempestade repentina tenham impedido o Papa de pronunciar a totalidade de sua alocução aos jovens, a Vigília de Oração no aeródromo de Cuatro Vientos foi, sem dúvida, um ponto alto da Jornada Mundial da Juventude, devido à sua intensa carga de espírito de resistência e oração.
Ainda que expostos o dia todo ao forte calor que fazia e depois a uma intensa ventania, seguida de chuva, os jovens permaneceram firmes, participando de cada momento da vigília. O próprio Santo Padre, diante da resistência dos jovens, mesmo tomando chuva e instado a retirar-se, devido à sua idade avançada, decidiu por ficar. Foram momentos de intensa oração e silêncio, sobretudo durante a adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois de vários minutos sob a chuva, quando diminuiu um pouco, o Papa se dirigiu aos peregrinos, que não se deixaram desanimar, com um "jovens, obrigado por sua alegria". "Obrigado por sua resistência! A força de vocês é maior do que a chuva!", acrescentou. "O Senhor, com a chuva, nos envia muitas bênçãos. Também nisso vocês são um exemplo".
Ao final da Missa de Encerramento, no domingo, Bento XVI anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013. “Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão de pô-la em marcha, e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”, disse Bento XVI.
Cremos que é muito importante estarmos enraizados em Cristo, firmes na fé, como disse o Santo Padre, ainda mais que esta JMJ e os pronunciamentos pontifícios nos animaram, sobremaneira, a receber, em julho de 2013, no Rio de Janeiro, o Santo Padre Bento XVI.
Na quarta-feira passada, dia 24, o Papa Bento XVI, em sua alocução em Castelgandolfo, anunciou o tema da Jornada Mundial em 2013 no Rio de Janeiro: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28, 19a). A Jornada do próximo ano (2012), que acontece nas Dioceses, terá o tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4, 4a).
Que São Sebastião nos inspire a nos preparar com a mesma unção do povo espanhol para receber o Vigário de Cristo em nossas terras, e que a nossa juventude se sinta enamorada de Cristo!
Dom Orani João Tempesta, O. Cist., é arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
Envie a um amigo Imprima esta notícia
ENCONTRO DE AGRICULTORES DO MACIÇO DE BATURITÉ
Participarão agricultores e agricultoras, comissões municipais de convivência com o Semiárido do Fórum Microrregional Fortaleza e técnicos da instituição.
O objetivo é abrir um debate sobre sementes transgênicas, sementes crioulas e aquisição de alimentos, na perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a importância de se ter sementes para produção, sustentabilidade alimentar e comercialização. Na ocasião será discutido também o Programa de Cisterna no Maciço Baturite, Programa P1+2 e celebração em Ação de Graças pelos dez anos da OBAS.
Temas: Sementes Crioulas: Conservação da Biodiversidade, Produção e Comercialização.
Informações: com Rosa Nascimento (85) 3331 1611 / 9921 4393 / 3473 3282/ 9950 0257.
CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DE JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO CHEGA AO BRASIL NO DIA 18 DE SETEMBRO
A cerimônia terá início às 9 horas e o encerramento às 16 horas com a Celebração da Santa Missa. A cruz deverá passar por todos os regionais. No Ceará, de 18 de fevereiro a 10 de março de 2012.
Em Fortaleza provavelmente de 18 a 20 de fevereiro de 2012. O itinerário da cruz em nosso Regional Nordeste 1 já está pronto e será discutido com os bispos no final de setembro para ser divulgado oficialmente.
Mais notícias no site: www.cnbb.org.br ou www.jovensconectados.org.br
A “FESTA DA VIDA” ACONTECERÁ NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Fazem parte das equipes de organização do evento pessoas das comunidades, áreas pastorais e paróquias, das pastorais e movimentos da Igreja, das ONGs e movimentos sociais, que trabalham pelo resgate da vida. A ideia de realizar a festa da vida nasceu da Campanha da Fraternidade 2008, que tinha como tema “Fraternidade e Defesa da Vida” e como lema “Escolhe, pois, a vida”. Hoje está ligada a todas as campanhas que, a partir do tema de cada ano, quer, em última instância, defender e preservar a vida.
Em preparação à III Festa da Vida acontecerá no próximo dia 24 de setembro, das 8h30 às 11h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, uma Assembleia da Vida com o objetivo de aprofundar a mística da Festa da Vida, bem como de organizar as equipes de trabalho e as tendas.
Várias tendas estão sendo pensadas para agrupar os participantes do evento, com a finalidade de dar visibilidade aos trabalhos em defesa vida, realizar troca de experiências, mostra de artesanatos, exposição de fotos, livros, revistas, serviços de massoterapia, dentre outros. As tendas são: Cuidando da Saúde; Povo Afrodescendente; Pessoas Idosas; Criança e Adolescente; Economia Solidária; Juventude; Dependência Química; Pessoa com Deficiência; Povo de Rua; Mídias Alternativas; Terra, Água e Meio Ambiente; Povos Indígenas; Família.
As equipes de trabalhos são: coordenação geral, comunicação e motivação, infra estrutura, finanças, produção e animação, secretaria. A atual equipe de coordenação geral é composta por Junior Mendonça (Condomínio Espiritual Uirapuru), Irmã Deusa Cardoso (Pastoral da AIDS), Assis Memória (Grito dos Excluídos), Eymar Bezerra e Nilza Gomes Ferreira (Paróquia Nossa Senhora das Dores), Rosélia Follmann (Secretariado de Pastoral), Rosana Marques (Movimento das Pessoas com Deficiência). Durante o evento acontecerão palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações.
Informações com Rosélia Follmann (85) 3388-8701.
HORÁRIO DE MISSAS
*Diariamente: 6h30 e 17h30
* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: 6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30
Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza
* De segunda à sexta-feiras: 7 horas.
* Domingo: 18h30
Paróquia Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante
* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.
Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.
* Às 4ªs e 6ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 9 e 18h30.
Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará
* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.
*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.
*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.
Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.
*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.
Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.
De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.
Domingo, 6h30, 9, 11, 17 e 19 horas
Últimas terças-feiras: “Noite da Misericórdia”. Observação: não há missa das 17 horas.
Dia 13 – Missa Mariana: às 12 horas, na Igreja Matriz e às 18 horas, na Praça Ceart.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza
Domingo, às 8, 10, 17 e 18h30
Sábado, às 7h30, 17h30 e 17h30
De 3ª A 6ª feira, às 7h30 e 17 horas.
Paróquia de Santa Luzia, Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antônio Augusto
Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.
Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)
Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.
Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza
De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas
Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para que sejam divulgados no Blog.
REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE
Reflexão Pessoal – 1ª leitura – Jeremias 20, 7-9 – “luta desigual”
O profeta retrata aqui o fascínio e o poder que Deus exerce sobre o homem que é chamado por Ele para anunciar a Sua Palavra e das experiências negativas que lhe são impostas pela missão de profetizar. É uma luta desigual, porque quem fala em nome de Deus tem o dever de levantar a voz clamando contra a maldade e, no entanto, muitas vezes não é compreendido e sofre as consequências. Assim, a Palavra de Deus se torna para ele, em algumas ocasiões, “fonte de vergonha e de chacota”. No entanto, mesmo que não queira mais falar e pretenda desistir da sua missão o profeta que é chamado pelo Senhor sente dentro de si o fogo ardente do Espírito que não o deixa voltar atrás. O Espírito é o amor de Deus entranhado dentro de nós. Somos seduzidos (as) por esse fogo abrasador e mesmo passando por dificuldades, lutas e tribulações nós sabemos que vale a pena entregar-se a esse amor que nos dá o poder para abrir os lábios e anunciar a justiça de Deus denunciando o pecado dos homens. - Você já se sentiu alguma vez como Jeremias, lutando com Deus para não fazer a Sua vontade? Quem foi o vencedor? – Você também tem a tentação de desistir da missão de denunciar o pecado e anunciar a justiça? – Você tem se calado diante das situações de pecado com medo de represália? – O que será que Deus acha disso?
Salmo 62 – “A minha alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!”
2ª. Leitura – Romanos 12, 1-2 – “– “Não vos conformeis com o mundo”.
Distinguir o que é agradável a Deus: este é o segredo para que tenhamos uma vida em conformidade com a sua vontade. Já temos consciência de que aquele que agrada a Deus não agrada ao mundo. Já sabemos também, que agradamos a Deus quando entregamos a nossa vida em suas mãos, confiamos nos seus planos e a vivenciamos a Sua Palavra. Conformar-se com o mundo é adaptar-se às regras que pregam as pessoas que têm uma mentalidade oposta à Lei de Deus e aos Seus ensinamentos. Portanto, precisamos estar abertos (as) para mudanças na nossa maneira de pensar e de julgar, a fim de que possamos abalizar o que é bom e agradável ao Senhor. O nosso culto espiritual será assim, a nossa oferta sincera dos nossos desejos, dos nossos planos e ainda mais, da nossa vontade e do nosso querer ao Senhor, que tudo sabe e tem poder de nos tornar pessoas renovadas. - Como você tem optado para viver: de acordo com o pensamento de Deus ou do mundo?- O mundo prega: eu em primeiro lugar. Deus ensina: “suportai-vos uns aos outros”. E você, o que acha?
Evangelho – Mateus 16, 21-27 – “ luta e vitória”
Neste Evangelho Jesus nos dá a instrução a fim de que sejamos seus seguidores: renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz. Isto significa, abdicar dos nossos planos humanos, assumir os encargos de nossa responsabilidade e não tentar escapar das dificuldades para facilitar a experiência em uma “boa vida”. Em nenhum momento na Sua Palavra, Jesus nos promete uma existência sem aflições nem dores. Pelo contrário, apesar da nossa natureza humana recusar o sofrimento e a dificuldade como foi o caso de São Pedro, Jesus nos adverte de que qualquer pensamento contrário vem do maligno, somente com o intuito, de nos enganar e iludir . No pensamento de Deus está tanto a luta como a vitória. “O que pode dizer aquele que não experimentou?” Deus é maior que todos os nossos problemas. Quem pretende à força, pela sua própria capacidade, salvar a sua vida fugindo das ocasiões de aprendizado, terá uma existência apagada e medíocre e nunca provará do sabor de uma vitória. Quando perdemos a nossa “vida cômoda”, para seguirmos a Jesus e ao Seu Evangelho, aí sim, é que a encontraremos e veremos realizados todos os nossos anseios interiores. - Reflita sobre isso hoje, para que, quando chegar a dificuldade você esteja, mais confiante e submisso (a) à vontade de Deus. – Diante do que Jesus fala, quem poderá se dizer cristão, hoje? Você pode?- Como os homens estão vivendo hoje na sua maioria? – O que significa “ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?” Você já pensou nisso?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”. - Palavra da Salvação.
REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO
No Evangelho de hoje (Mateus 16, 21-27), percebemos três partes, nas quais Jesus: a) anuncia a seus discípulos sua paixão, morte e ressurreição com a conseqüente reação negativa de Pedro; b) expõe as condições do seguimento; c) prediz a vinda gloriosa do Filho do homem.
Neste Evangelho, vemos claramente que Jesus rechaça energicamente a insinuação de Pedro: "afaste-se de mim, Satanás! Você está sendo uma pedra de tropeço no meu caminho, porque seu medo de pensar não é o de Deus, mas o dos homens". E acrescenta: se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga. Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim, há de encontrá-la. Estas são as condições de Jesus para quem quer ser seu discípulo. Tais exigências requerem uma opção totalizante pelo Reino de Deus, como fez o próprio Cristo, e, antes dele, os profetas, e como haverá de repeti-la o seguidor de Jesus.
Jesus aponta as condições para o seguir. Tomar a cruz é seguir o caminho que Jesus procura dar à vida pelos nossos ideais, enfrentar, se necessário for, até a perseguição e a morte para permanecer fiel ao Evangelho. Deus atrai-nos, seduz-nos para seu seguimento, mas não como promessas falsas. Ele exige o sofrimento de fidelidade, a cruz do amor oferecida pelos irmãos. O homem moderno, qual criança mimada no capricho e na abundância, não aprecia valores do espírito como renúncia e ascese. Mas assume a cruz e pratica a abnegação, como condições de seguimento de Jesus, que não é atentado à personalidade, mas libertação do nosso eu egoísta e mesquinho para abrir-se ao autodomínio e à entrega aos outros. Isto nos possibilita uma maior maturidade e plenitude humana.
No Evangelho refletido hoje, Jesus usa a dialética da vida temporal e da vida eterna. O ideal cristão não defende a separação de uma e de outra. Somos chamados a viver os compromissos humanos sem esquecer a sua relação com Deus. Somos conscientes de que, ao partir deste mundo, só levaremos a riqueza espiritual que tivemos conquistado pela perseverança no amor e pela prática generosa do bem. Não é correto fazer o bem para acumular merecimentos e ganhar em troca a vida eterna. O certo é fazer o bem e amar, motivados unicamente pelo amor a Deus. Vivamos em harmonia com a vontade divina, motivados sempre pelo amor que deve ser a força que ajuda a percorrer o caminho do Senhor. Lutemos, trabalhemos para ter os bens necessários para nossa vida, mas coloquemos em primeiro lugar a conquista dos bens espirituais que Deus põe ao nosso alcance. Os bens materiais devem ser um meio para conquistar os bens espirituais.
Neste domingo do seguimento a Jesus, peçamos ao Senhor para que sejamos sempre fiéis ao seu amor, ao seu ensinamento e ao anúncio de sua boa nova. Um feliz domingo a todos!
Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo
SANTO DO DIA - SANTO AGOSTINHO
Santo Agostinho, rogai por nós!
sábado, 27 de agosto de 2011
SACUDIDA VOCACIONAL NA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO, EM BARREIRA
AMANHÃ, COMUNIDADE TRILHA DO SENHOR, QUE FAZ PARTE DA PARÓQUIA DA PAZ, COMEMORA 23 ANOS DA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
A Comunidade Trilha do Senhor tem uma história de luta muito forte pela posse de suas moradias. Nasceu e cresceu em meio à burguesia da sociedade. Seus moradores sempre foram alvo da especulação imobiliária, mas, de forma bastante criativa e variada, estão resistindo até hoje, apesar de uma parte da Comunidade já ter sido expulsa de seu leito sagrado, que é a moradia. A edificação da capela Nossa Senhora das Graças foi uma ação da comunidade e sempre será a base de luta, de força, de união e fé. A comunidade acredita que em uma sociedade que possa ser justa e nunca desistirá de seu objetivo: a conquista de uma cidade com oportunidade para todos, sem distinção. Informações com Regina Pereira pelo telefone (85) 3388 8718.
AUSTRÁLIA: 13 NOVAS ESCOLAS CATÓLICAS
Melbourne (ZENIT.org) – Em resposta à crescente demanda, serão construídas 13 novas escolas católicas na região australiana de Geelong (Victoria), nos próximos 12 anos.
O responsável o Escritório de Educação Católica de Melbourne informou à agência Fides sobre o projeto de 10 escolas de Ensino Fundamental e “duas ou três” de Ensino Médio. Além de Geelong, o projeto se estenderá a Werribee, Hoppers Crossing e Tarneit.
Em Armstrong Creek, já se adquiriu um terreno para a construção de uma nova escola e estão ativas as negociações para a compra de terrenos em Geelong para a construção de um campus adicional.
O programa de construção de novas escolas foi iniciado em resposta à crescente solicitação de educação católica em toda a região.
Segundo o último Anuário Estatístico da Igreja, na Austrália, a Igreja gestiona 471 jardins de infância, 1.310 escolas de Ensino Fundamental e 465 escolas de Ensino Médio e Superior.
A VIDA QUE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SALVOU
Madri (ZENIT.org) – A 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) conseguiu, entre seus numerosos frutos, salvar uma vida humana, já que uns peregrinos que foram a Madri, para o evento, convenceram um casal a não abortar.
No último dia 19 de agosto, um grupo de jovens pró-vida irlandeses começou a rezar na frente da igreja de San Martín de Tours, onde há uma importante clínica de abortos, segundo informou a ZENIT o Centro Internacional para a Defesa da Vida Humana (CIDEVIDA).
Um casal chegou até o lugar com a intenção de abortar e os jovens foram ao seu encontro, explicando-lhes as razões pelas quais não deveriam fazer isso.
Uma voluntária de CIDEVIDA, organização que tinha uma exposição instalada no claustro dessa igreja madrilena cêntrica, uniu-se ao grupo e colocou o casal em contato com a fundação de apoio, assessoria e ajuda à mulher grávida, Red Madre.
Esta rede se comprometeu a prestar apoio para o nascimento do filho do casal, que consolidou assim sua decisão de não abortar.
Para o secretário de CIDEVIDA, Juan José Panizo, “o presente desta vida é uma alegria para todos”. “Obrigado, Bento, por ter vindo”, expressou, elogiando também a ação dos voluntários da entidade pró-vida e dos peregrinos irlandeses, que, depois desse encontro, voltaram a rezar de joelhos no mesmo lugar.
Um grupo de pessoas preocupadas pelas consequências da nova lei do aborto na Espanha colocou em marcha o CIDEVIDA em 2009, para informar sobre a realidade do aborto e promover alternativas para ajudar as mulheres com problemas diante da gravidez.
Entre outras atividades, a entidade mantém, na Villa de Tordesillas, na província de Valladolid, uma exposição permanente sobre o aborto, um centro de ajuda às mulheres grávidas e de atenção à síndrome pós-aborto, bem como um centro documental.
Envie a um amigo Imprima esta notícia
PAPA EXPRESSA PESAR POR ATENTADO NA NIGÉRIA E CRITICA VIOLÊNCIA
Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano