Roma (ZENIT.org) – A Santa Sé chamou para consultas o núncio apostólico na Irlanda, Dom Giuseppe Leanza, no contexto pós-publicação, no dia 13 de julho, do Relatório da Comissão de Inquérito do governo irlandês sobre as acusações de abusos de menores por membros do clero na diocese de Cloyne.
Segundo se lê em um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a decisão da Secretaria de Estado vem em particular após as muitas reações que se seguiram à publicação do relatório de 341 páginas sobre abusos cometidos por pelo menos 19 sacerdotes entre 1996 e 2009 nessa diocese irlandesa.
Falando no dia 20 de julho ao Parlamento irlandês, o primeiro-ministro Enda Kenny havia criticado o Vaticano, dizendo que o relatório mostrava "a disfunção, a desconexão (da realidade), o elitismo e o narcisismo que dominam a cultura do Vaticano. O estupro e a tortura dos meninos foram minimizados para preservar a instituição, seu poder e sua reputação".
O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, havia respondido na semana passada que “a publicação do relatório sobre a diocese de Cloyne marca uma nova etapa da longa e árdua jornada em busca da verdade, de penitência e purificação, de cura e renovação da Igreja na Irlanda, à qual a Santa Sé não é alheia, e sim participa com solidariedade e compromisso” (Cf. nota completa de Lombardi em http://www.zenit.org/article-28519?l=portuguese).
Nenhum comentário:
Postar um comentário