A chefe de Gabinete, Sheila Guimarães representou o prefeito Paulo Mustrangi. Ela afirmou que há uma necessidade de uma coordenação central envolvendo todos os setores que estão atuando para dar solução aos problemas causados pela chuva.
De acordo com dom Filippo Santoro “o que não pode acontecer é um jogo de empurra entre o município, o estado e a União. Precisamos ter uma coordenação com todas as informações sobre o que está acontecendo. Por isso vou pedir uma audiência com o governador Sérgio Cabral”.
Dom Filippo falou ainda da necessidade de se ter um projeto maior para cidade sobre a prevenção, frisando que foi com esta preocupação que iniciou as audiências públicas, tendo como tema central a reconstrução urbanística da cidade. “Hoje, saímos desta audiência com algo mais concreto, que é a construção das casas, com data para inicio e fim, porém, um plano de prevenção precisa ser elaborado, assim como um cronograma para obras de infraestrutura e retirada das famílias das áreas de risco”.
O Instituto Estadual Ambiental (Inea) participou da reunião e segundo seu representante, Edson Falcão, o instituto já possui o mapeamento de risco de áreas da cidade. “Quem estiver na área de exclusão, não vai poder ficar e terá que deixar as casas” frisou Edson Falcão.
Frente Pró-Petrópolis
Durante a audiência pública, dom Filippo Santoro lançou a campanha “Frente Pró-Petrópolis”, que será encabeçado pela organização Portal Dados Municipais. O anuncio de criação da Frente Pró-Petrópolis foi feito pelo representante do Comitê Gestor, Philippe Guedon. “Represento aqui um órgão plural, o Comitê Gestor do Portal Dados Municipais, composto por várias entidades e que serve há anos a comunidade petropolitana, na coleta e divulgação de dados. Neste momento, estamos ao dispor de dom Filippo Santoro para contribuir na urgentíssima recuperação do Vale do Cuiabá e adjacências”.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário