terça-feira, 28 de junho de 2011

PASTORAL OPERÁRIA REALIZA SUA ASSEMBLEIA NACIONAL EM SÃO PAULO

pastoral_Operria1spNo chão o mapa do Brasil, marcado com os frutos da terra e com a Bíblia. Nele, o magistério da Igreja que sustenta o trabalho da Pastoral Operária (PO), ao redor, cerca de 90 agentes da pastoral vindos de todo país, para participar da 17° Assembleia Nacional da Pastoral, de 23 a 26, na zona sul da capital paulista.

Durante a Assembleia, as lideranças tiveram uma análise de conjuntura com padre Oscar Beozzo, coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEP). O padre lembrou as recentes mobilizações de trabalhadores no Brasil e no mundo: a realização dos intereclesiais das Comunidades de Base, dos fóruns sociais, do trabalho de base, opondo-se à cultura geral do individualismo, às mudanças no mundo do trabalho, entre outros, como sombras no caminho.

Diante da realidade apresentada, padre Beozzo apontou pistas de ação à Pastoral Operária, que deliberou a necessidade de uma maior organização da juventude na Pastoral, de sair de uma postura de resistência para ter participação efetiva na vida da Igreja, com maior integração com pastorais e paróquias.

Uma formação permanente, sobre os aspectos políticos, eclesiais e culturais, com base no Evangelho e fortes momentos de espiritualidade, continua sendo prioridade da Pastoral Operária. Prioridade presente e partilhada na Assembleia, com membros da PO da arquidiocese de Maracaíbo, na Venezuela.

“Viemos compartilhar a experiência dos 40 anos da PO no Brasil, ver seu funcionamento, aprender com suas conquistas e implantá-las em nossa arquidiocese, onde temos muita esperança em ajudar a massa trabalhadora da Venezuela”, disse o coordenador Wilfredo Infante, enviado ao Brasil por dom Ubaldo Ramón Santana Sequera, arcebispo de Maracaíbo.

A assembleia terminou domingo, dia 26, com missa de envio dos agentes de pastoral.


CNBB

Nenhum comentário: