sábado, 28 de maio de 2011

BISPOS ITALIANOS: CRISE DA PEDOFILIA AINDA NÃO FOI SUPERADA

Fala o presidente da CEI, cardeal Angelo Bagnasco
Roma (ZENIT.org) - A crise dos abusos sexuais cometidos por padres contra menores é “uma infame emergência que não foi superada” e que a Igreja italiana tem o compromisso de enfrentar.
Foi o que afirmou na segunda-feira o cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), na inauguração da 63ª Assembleia Geral dos Bispos Italianos.
O cardeal, que há poucos dias falava de “profunda dor” pela prisão do padre italiano Riccardo Seppia, acusado de pedofilia e de posse de drogas, disse: “Na integridade dos nossos sacerdotes não podemos transigir, custe o que custar. Um único caso, neste contexto, já é excessivo. Quando os casos se repetem, então a agonia é indescritível e a humilhação é total”.
“Mas as sombras, inclusive as mais graves e dolorosas, não podem escurecer o bem que existe”, prosseguiu o cardeal, confirmando “a estima e gratidão ao nosso clero que se prodigaliza com fidelidade, sacrifício e alegria no cuidado das comunidades cristãs”.
Citando no discurso de abertura o “guia” da Congregação para a Doutrina da Fé sobre casos de abusos sexuais por parte do clero, o cardeal falou de “uma infame emergência ainda não superada, que causa danos incalculáveis contra vidas jovens e contra as suas famílias, a quem não cessamos de transmitir a nossa dor e a nossa solidariedade”.
O cardeal afirmou que “há mais de um ano, por ordem da presidência da CEI, um grupo interdisciplinar de peritos está trabalhando para 'traduzir' para o seu país as indicações da Congregação”. O resultado “será levado à análise dos nossos organismos estatutários”.

Nenhum comentário: