quarta-feira, 27 de abril de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27/04/11 - 4ª. Feira - OITAVA DA PÁSCOA


Atos 3, 1-10 – “no caminho para o templo”
Pedro e João tinham consciência da sua missão! Eles haviam aprendido com o Mestre a não desperdiçar nenhuma oportunidade que tivessem, para fazer a vontade de Deus. Mesmo enquanto caminhavam para orar no templo, eles percebiam o que precisava ser realizado. Portanto, eles não ficavam apenas na oração, mas se colocavam de prontidão para agir. Aquele homem coxo, estava acomodado na sua ocupação de “pedir esmolas”. O seu ofício e o que ele fazia todos os dias era somente isto: mendigar algo para a sua sobrevivência. Ele esperava receber alguma coisa material, porém “Os dois olharam bem para ele” e Pedro disse: “olha para nós”!. “O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa”! Pedro e João, no entanto, perceberam no olhar daquele homem que ele precisava muito mais do que apenas uma moeda. O olhar de Pedro e de João para aquele coxo e a atenção que eles lhe dispensaram fez toda a diferença na sua vida, porque mais do que uma esmola, ele recebeu a cura. Na travessia da nossa vida também, há muitas pessoas esperando receber de nós alguma coisa. Às vezes, nós nos perguntamos: o que temos nós para dar a aos que nos abordam e esperam de nós algo que não temos ou não podemos dar? Na verdade, porém, o que a maioria dessas pessoas precisa é de cuidado, de carinho, de uma palavra amiga que lhes dê ânimo e coragem para levantar-se de onde estão. Nós também, como os apóstolos, não temos ouro nem prata e nenhum tostão no bolso para dar a quem nos pede, porém, em Nome de Jesus Cristo, podemos ajudá-las a levantarem-se lhes demonstrando o amor de Deus que mora no nosso coração. “Em Nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda”, eis o que devemos dizer àqueles que nos procuram. – Qual a sua reação quando encontra alguém necessitado que lhe estende a mão? - Você algum dia j´s se encontrou na situação de pedinte? – O que na realidade as pessoas necessitam mais? – Você já tem feito alguma coisa em nome de Jesus? – Você “olha” para as pessoas que pedem esmola? - Hoje Jesus diz para você: “Levanta-te, anda, dá atenção aos coxos que tu encontrares pelo caminho quando fores tu também ao templo, para me adorares”.

Salmo 104 – “Exulte o coração dos que buscam o Senhor!”

Gritar o nome do Senhor significa testemunhar com a vida os Seus grandes feitos. Com as nossas palavras e atos nós manifestamos ao mundo a glória de Deus. A alegria e o louvor transbordam naturalmente do nosso coração e nós nunca poderemos esconder do mundo a nossa esperança, porque Deus sempre se recorda da aliança que fez conosco.

Evangelho– Lucas 24, 13-35 – “tristeza e decepção”

Mergulhando na mensagem deste Evangelho nós concluímos que somos como os discípulos de Emaús: caminhamos absorvidos nas nossas dificuldades e não nos detemos para decifrar os enigmas da nossa vida a fim de comprovarmos que o Senhor ressuscitado está muito perto de nós. Não entendemos as coisas que nos ocorrem, nos apavoramos diante dos acontecimentos que nos tiram a tranquilidade e, muitas vezes mergulhamos na tristeza e na desesperança. Parece até que chegamos ao final do nosso caminho e não temos mais para onde correr. “Como somos sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!” Esta é a conclusão a que nós devemos chegar. A certeza de que realmente o Senhor ressuscitou e está muito perto de nós, porém, pode mudar toda a nossa compreensão diante dos fatos que nos tiram do sério. Jesus Cristo se faz presente no nosso caminho de uma maneira muito sutil e também muito simples. Precisamos estar atentos (as) para reconhecê-Lo! Quando nós, simplesmente meditamos na Sua Palavra nós podemos sentir a Sua presença ressuscitada; quando nós O contemplamos e O adoramos no Santíssimo Sacramento do Altar e nos deixamos banhar pela Sua Luz nós também desvendamos os mistérios da nossa existência; quando nós participamos de uma Celebração Eucarística e comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue nós distinguimos que algo mudou dentro de nós e que também o nosso coração arde mesmo que nada aconteça de extraordinário. Assim sendo, nós também como os discípulos de Emaús somos motivados a dar a Boa Nova por onde passamos: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a mim”! Tudo está escrito e marcado no nosso coração! Nunca mais seremos os (as) mesmos (as)! – Você já pode sair anunciando isto por onde passar? – Você ainda continua olhando apenas para as coisas ruins da sua vida ou já percebeu que Cristo parte o pão para você? – Você se considera uma pessoa inteligente para desvendar os enigmas de Deus? -

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: