terça-feira, 26 de abril de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

26/04/11- 3ª.Feira – OITAVA DA PÁSCOA

– Atos 2, 36-41 - “Convertei-vos – Crede!”

Muitos judeus estavam com o coração aflito ao ouvir as palavras de Pedro quando afirmava que eles haviam crucificado Jesus, a quem Deus constituíra Senhor e Cristo. A mensagem de Pedro calava fundo no coração daqueles mesmos judeus que incitaram as autoridades romanas para que Jesus fosse crucificado. Eles agora reconheciam o engano e lhe perguntavam o que deveriam fazer. Pedro, então, lhes anunciava a salvação de Jesus e o caminho para que eles se redimissem do erro: “convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo”. Este conselho de Pedro serve para nós quando também tomamos consciência do nosso pecado e de que somos também os causadores da paixão e morte de Jesus Cristo. “Convertei-vos”! Fomos batizados, mas, ainda não nos convertemos porque não assumimos que precisamos mudar de vida e de postura diante de muitas situações do nosso dia a dia. Somente com o poder do Espírito Santo podemos adotar uma nova atitude de vida nas coisas em que precisamos mudar. Todo aquele que é inserido no mistério de Cristo recebe o Espírito Santo, portanto, o Batismo nos une a Jesus Cristo e nós não precisamos de coisas especiais, nem extraordinárias, de testes nem de concursos, de muito estudo ou muito trabalho, mas, apenas crer que Jesus é o nosso Salvador. A promessa é para nós e nossos filhos e para todos que Deus assim chamar. Convertei-vos – Crede! Esta é a ordem que nós devemos obedecer, não há outro meio nem outra orientação. Conversão significa mudança de mentalidade, transformação interior para assumir o outro lado da moeda. Este é para nós, um tempo propício a que nos apossemos da vida nova que Jesus veio nos oferecer. Somos também convocados a como Pedro, anunciar a conversão e o Batismo àqueles que ainda não conhecem Jesus. - Qual a mudança que para você é importante neste tempo de Páscoa? - Você teria coragem de como Pedro anunciar a conversão e o Batismo de Jesus para as pessoas que você encontra no seu dia a dia? - Qual a obra que o Espírito Santo realiza no seu coração? Ele tem feito você se arrepender de alguma coisa? Você tem mudado? – Você tem consciência de que Deus o (a) chama para si a todo o momento da sua vida? – Você tem dado abertura para que o Espírito Santo aja na sua vida? – Você reconhece o seu pecado?

Salmo 32 – “Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!”

O amor de Deus se reflete em nós na medida em que nós nos voltamos para Ele e esperamos confiantes o Seu auxílio e proteção. Deus nunca nos deixará sem resposta, se estivermos atentos (as) às Suas obras de bondade. É uma via de mão dupla: nós esperamos confiantes e o Senhor nos atende fielmente.

Evangelho - João 20, 11-18 – ““à procura de Jesus"


Mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, Maria continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!” Impotente diante do que presenciava, Maria chorava angustiada. Ainda não passara pela sua mente o que Jesus já havia revelado aos seus discípulos: que morreria, mas no terceiro dia teria novamente a vida. Ela não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, de pé, diante dela, pois estava centralizada apenas na sua dor. Ela queria ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado perto dela. Maria é o nosso retrato quando nos deparamos com as situações “trágicas” da nossa vida. Quando também nós só choramos e lamentamos sem perceber a presença dAquele que está muito junto de nós e nos questiona: “Mulher,(homem) porque choras? A quem procuras?” Nós choramos por causa da nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor e procuramos Alguém que está muito perto de nós e não O percebemos. Nós conhecemos as Escrituras, temos ciência das promessas de Deus, sabemos que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, mas choramos sem esperança, olhando somente para as “aparências”. Sofremos muitas vezes pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas de Deus. O mundo espiritual está tão perto de nós, e nós somos incapazes de percebê-lo, concentrados que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Como Maria Madalena, nós confundimos a presença de Jesus com a presença de “outras pessoas”. No entanto, já é tempo de percebermos a Sua presença viva e ressuscitada e ouvirmos realmente a sua voz que fala o nosso nome e nos envia a sairmos em disparada como fez Maria Madalena para anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!” – Você continua chorando e lamentando as suas perdas? - Você tem consciência de que Jesus está vivo, muito perto de você? - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor? - Você contou a sua experiência a alguém? – Jesus diz hoje para você: “não me retenhas” , não me queira só para si, vai dizer aos meus irmãos que estou vivo e com eles”.

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: